Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Psitacídeos Época 2007

Boas,

No seguimento de 1 tópico idêntico mas noutra área do Forum, aqui vai a pergunta para os criadores de psitacídeos:
Como está a correr a época 2007?

Eu só recentemente pus os ninhos, tanto para as roselas como para as caturras, e para já nada quanto ás roselas. Que eu tenha dado conta nem sequer acasalamentos desde que se mudaram para a nova casa :cry:

Quanto ás caturras ambos os casais puseram o 1º ovo ontem.

Tal como o ano passado, o casal macho lutino x fêmea pérola face branca, não parece querer tratar dos ovos! A danada da fêmea parece ter 1 trauma qualquer com os ninhos, passa o dia a gritar que nem 1 desalmada sem razão aparente, mas no que toca a chocar os ovos tá quieto! Parece que vamos pelo mesmo caminho que o ano passado! Para já tirei o 1º ovo que ela pôs no ninho (vá lá, já não foi mau de todo não o ter posto no fundo da gaiola, deixando-o cair de cima do poleiro como chegou a fazer o ano passado! :evil: ) e pu-lo com o outro casal, macho cinzento (enfim, talvez pérola) x fêmea pérola.
Este outro casal é o oposto, felizmente, macho e fêmea são super dedicados ao ninho e ao choco, logo desde o 1º ovo.
Infelizmente o ano passado os 4 ovos deles estavam vazios, não sei se por a fêmea ainda ser muito nova ou se por outra razão que possa ter a ver com o macho, vamos a ver como vai correr este ano.

O sacaninha do macho é que não há nada a fazer com a mania de arrancar penas à fêmea, ainda há bocado ouvi guinchos vindos do ninho, fui ver e estavam lá os 2, e ele a "saborear" 1 resto de pena do rabo dela! Só me apetecia torcer-lhe o pescoço... :twisted:
Mas bom, quanto a chocar os ovos, é 1 bom casal, dedicado, mesmo que seja para chocar os ovos do outro casal! Para já estão a chocar o 1º ovo deles e o 1º ovo do outro casal.

Se houver alguma coisa nos ovos, daqui a cerca de 20 dias é suposto começar a ouvir 1 agradável "piu piu piu" :D


Questão prática:
Já agora, este 1º ovo do 2º casal, não o marquei, mas para o caso de haver mais que tenha que salvar, para 1 questão de controle caso nasçam crias dos 2 casais, dá para o fazer, tipo 1 X ou assim com aquelas canetas que escrevem em todo o lado? Não é tóxico para os embriões? E a tinta aguenta-se mesmo com as caturras em cima dos ovos 24h/dia durante cerca de 20 dias?

Cumprimentos,

Dolfo
Blintina
***
Mensagens: 74
Registado: quarta, 24/jan/2007, 20:45
Localização: Leiria

Olá!

Em relação ao marcar os ovos com um marcador não há qualquer problema, já o fiz inumeras vezes, custumo usar canetas de acetato.

Em relação á epoca em si, acho que está ligeiramente atrasada, pois estamos quase em maio e a maioria dos meus casais ainda agora começou a criar, apesar de já terem ninnhos desde Fevereiro. Aliás, ainda este fim de senama estive a falar com outros criadores que expressaram a mesma opinião.

Em termos de resultados própriamente ditos:

Cabeça de Ameixa 1 casal com ovos.
Ring neck dos 4 casais 3 estão no choco e do outro nem sinal de nada.
Princesa de Gales acabou a postura esta semana, agora resta esperar para ver o que dá.
Kakarikis, 2 casais que iniciaram a postura no fim de semana.
Caturras, um casal com 5 filhotes já fora do ninho e o outro teve ovos chocos na primeira postura.
Red Rumped dos 7 casais que tenho, 3 ainda não começaram a postura nem se vêm geitos disso, de 1 casal de opalinos tenho uma ninhada de 6 ja fora do ninho, o outro tem 9 ovos que devem começar a nascer no fim de semana, um casal normal também já tem 4 crias fora do ninho e o casal de lutinos dos quais nasceram 7 crias 2a feira.

Resumindo e concluindo ovos não faltam, aves já fora do ninho é que ainda está escasso mas já começam a aparecer.


Votos de boa época a todos,

Cumprimentos
Tiago Ramos
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá Tiago,
Em relação ao marcar os ovos com um marcador não há qualquer problema, já o fiz inumeras vezes, custumo usar canetas de acetato.
Ok, obrigadíssimo pela dica :wink:
Resumindo e concluindo ovos não faltam, aves já fora do ninho é que ainda está escasso mas já começam a aparecer.
Wow! Quem me dera já ter isso tudo! :shock:
Tanto em espécies, como em ovos, como em crias já nascidas! :P

Boa sorte para os casais que estão agora no início :)

Cumprimentos,

Dolfo
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

o meu casalinho de conures de peito cinzento myopsitta monachus brindou-me com uma ninhada de sete passarinhos. vamos la ver se corre tudo bem como no ano passado (a 1ª ninhada no ano passado foi de 6!!) :D
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,

Bom, este ano a coisa não está a dar nada! :cry:

Dos 4 ovos do casal macho cinzento x fêmea pérola, todos estão vazios, tal como o ano passado! Há aqui um problema, ou o macho é estéril, ou é a fêmea, ou então o macho tem mesmo fraca pontaria! E é pena porque este casal é exemplar a tomar conta dos ovos e a chocar!

O único ovo do outro casal que não quer chocar, macho lutino x fêmea pérola face branca, e que pus no ninho do 1º casal, para cúmulo do azar partiu-se, de modo que nem sei se teria alguma coisa ou não! Como esta 2ª fêmea não voltou a pôr mais ovos além do 1º... este ano estamos a zero! :evil: :( :cry:

Dolfo
jfaustino
***
Mensagens: 104
Registado: sábado, 18/nov/2006, 19:36
Localização: Stª Iria de Azoia

época 2007

Olá a todos! :D

Para mim a época está a acabar, começo em Outubro e termino em Junho quando lhes tiro as caixas de ninho, os meus 22 casais de fischeris e personatas estão neste momento na terceira ninhada estou agora a anilhar as crias.

Destes 22 casais, alguns tiraram 3 filhos nas últimas duas posturas outros nem tiraram nada, tenho um casal que tirou 14 filhos a contar com a terceira postura, mas a média é de 3/4 filhos por casal.
Tenho 90 aves anilhadas e ainda tenho aves para anilhar e a nascer, deve rondar +/ – 110 aves esta época.

Nos Forpus celestiais tenho tido muito azar :cry: , tenho 11 casais de várias mutações mas só 6 ainda criaram uns estão na primeira postura outros já vão na terceira e nasceram 31 filhos dos quais 9 morreram entre os quatro e os seis meses de vida com a doença da faca, todas as épocas gasto rios de dinheiro em medicamentos, mas é sempre a mesma coisa. :?
Tenho um casal que os filhos nascem e morrem no dia a seguir 8 filhos (não contabilizados) em duas posturas, na terceira nasceu dois filhos e deixou-os morrer tirei-lhe três ovos cheios e coloquei-os num casal de fischeris, nasceram e estão a crescer bem vamos ver o que vai dar a experiência.

Cps

José Faustino
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,

110 aves nascidas esta época?! Wow! Já me dava por satisfeito só com metade dum décimo disso tudo! :)

Boa continuação :wink:

Dolfo
abcd
***
Mensagens: 151
Registado: quinta, 09/nov/2006, 10:09

Olá Dolfo


Isto pró meu lado está péssimo...
Tenho 5 casais, 2 fichers amarelos e 3 de personatas, são todos novos anilha vermelha (06). Dos fichers 1 dos casais já é a 3 postura, só me tirou 2 crias na sua primeira postura de resto tem abandonado os ovos +/- com 2 semanas, todos galados. O outro casal já vai com a sua segunda postura, na primeira 5 ovos nenhum galado, esta segunda vai com 6 ovos e parece-me que só um está galado, mas ando a ver ela muitas vezes cá fora... Humm... não sei se sai cria...
Nos Personatas 3 casais 2 padrões selvagem e um Branco x Violeta duplo factor, até ao momento ainda nada.
há que ter paciencia, são ainda novos, não posso exigir muito.


cumprimentos
NL
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,

Pois é, detesto quando abandonam os ovos! :evil:
Que raio é que lhes passa pela cabeça, enfim se é que se passa alguma coisa naquelas cabecinhas! :)

Francamente não sei se é só da idade, tenho aves da mesma idade com comportamentos completamente diferentes em relação ás posturas e ao choco!

Enfim, tal como mencionei noutro post, o meu 1º casal de caturras, de 4 ovos na 1ª postura, tal como no ano passado, todos vazios! Há ali 1 problema qualquer, não sei é qual, mas muito provávelmente o macho será estéril, suponho eu. Mas ainda assim continuam a chocar! Aliás agora estão a chocar os ovos do 2º casal.
Quanto o meu 2º casal de caturras, os desatinados que não sabem, ou não querem chocar os ovos, houve uma 1ª postura interrompida, já que a fêmea só pôs 1 ovo. Esse ovo pu-lo no ninho do 1º casal, mas partiu-se!
Agora houve uma 2ª postura, que vai em 4 ovos. Tenho-os todos a ser chocados pelo 1º casal, e no ninho do 2º casal pus lá os ovos vazios do 1º casal, para eles irem treinando, a ver se se habituam a chocar e se lhe tomam o gosto.

As roselas, bom, parece que perderam mesmo o comboio este ano, a ver vamos para o próximo ano.

O desgraçado do massarongo macho continua solteirão, porque ainda não lhe consegui arranjar uma fêmea! :(

E é assim, lá para princípios de Junho, se esta 2ª postura do 2º casal de caturras der alguma coisa, pode ser que pelo menos tenha umas caturritas.

Cumprimentos,

Dolfo

Voltar para “Psitacídeos (geral)”