Mario_Antunes
Mensagens: 18
Registado: domingo, 06/mai/2012, 17:37

Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Muito boa noite.

Venho solicitar-lhes a quem me puder ajudar, umas informações sobre um caso que estou a ter com os meus periquitos australianos. O problema é o seguinte, comprei a um mês dois casais desta espécie e do nada e sem saber o porque, estas aves estão a morrer, deparo-me com elas mortas no ninho. Sintomas quando os trouxe não tinham nenhuns, estavam activos e bem alimentados, apenas reparei, antes de as aves morrem que estavam "murchas" e as penas estavam "frisadas". Será que alguém já se deparou com a mesma situação? ou me pode dar uma opinião, sobre qual será a causa?

Agradecia imenso...

Com os melhores cumprimentos.
OoppsS
***
Mensagens: 87
Registado: terça, 20/mar/2012, 16:54
Localização: Gondomar/Porto

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Normalmente quando os periquitos ficam murchos é sinal de doença
Mario_Antunes
Mensagens: 18
Registado: domingo, 06/mai/2012, 17:37

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Antes de mais muito obrigado por responder. Sim eu cheguei a conclusão que seria uma doença, mas a minha dúvida era saber se existe alguma doença típica nos periquitos, que se encaixe neste quadro que eu expliquei. Pois, não sei qual o tratamento que devo aplicar as minhas aves, nem qual o medicamente que lhe devo dar.
OoppsS
***
Mensagens: 87
Registado: terça, 20/mar/2012, 16:54
Localização: Gondomar/Porto

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Tipica tipica nao, pode ter sido inumeras, mas se as aves estivessem demasiado magras com o peito bem afiado poderia ser a doença da faca, e convem desinfectar o viveiro antes de colocar la mais aves...
Mario_Antunes
Mensagens: 18
Registado: domingo, 06/mai/2012, 17:37

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Mais uma vez muito obrigado pela sua resposta. Magros não estavam, eu pensei nesta doença mas realmente estavam gordos, logo procedi a desinfecção do viveiro, só me restam "apenas" duas aves, vamos lá ver se safam...
OoppsS
***
Mensagens: 87
Registado: terça, 20/mar/2012, 16:54
Localização: Gondomar/Porto

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Boa sorte, e votos de boa criação
Mario_Antunes
Mensagens: 18
Registado: domingo, 06/mai/2012, 17:37

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Muito obrigado e desejo-lhe o mesmo. E, obrigado por responder ao meu tópico.

Bom fim de semana
FidbACks
***
Mensagens: 71
Registado: terça, 26/out/2010, 02:57
Localização: ALMADA

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Bem vamos la tentar ajudar este amigo.
Os sintomas que descreveu, ave murcha com penas frisadas é sinal de doença, agora para avaliar melhor terá que facultar outros dados.
1- Local onde se encontram as aves, dentro de casa, ao ar livre, local com correntes de ar ou sol directo??

2- Alimentação das aves?? Além da mistura de sementes, que mais lhes faculta? Legumes, germinado, papas, frutas, ervas??

3- Os periquitos são aves muito propicias a terem diarreias e alterações no sistema digestivo, basta alterar-mos a sua dieta com algo novo e poderá acontecer e mesmo desencadear um problema digestivo, por isso, como se apresentavam as fezes?? Qual a cor, estavam muito liquidas?? Por norma problemas digestivos nota-se logo as penas à volta do ânus sujas, muitas vezes as fezes ficam agarradas ao ânus.

4- Pela observação das aves, elas comem e bebem normal?? Ou comiam muito e bebiam pouco ou VS??

5- Reparou nalguma alteração no sistema respiratório?? Dificuldade das aves em respirar, espirros, narinas com muco??

6- As aves que faleceram estavam juntas e separadas das outras duas ou juntas??

7- As que faleceram qual o sexo?? Estavam a criar??



Poderá ver NESTE FICHEIRO na página 7 uma tabela com as AFECÇÕES MAIS COMUNS
E TERAPÊUTICAS MAIS ACONSELHADAS, é um ficheiro fornecido pela Avizoon.

Cumprimentos
Imagem
Mario_Antunes
Mensagens: 18
Registado: domingo, 06/mai/2012, 17:37

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

FidbACks Escreveu:Bem vamos la tentar ajudar este amigo.
Os sintomas que descreveu, ave murcha com penas frisadas é sinal de doença, agora para avaliar melhor terá que facultar outros dados.
1- Local onde se encontram as aves, dentro de casa, ao ar livre, local com correntes de ar ou sol directo??

2- Alimentação das aves?? Além da mistura de sementes, que mais lhes faculta? Legumes, germinado, papas, frutas, ervas??

3- Os periquitos são aves muito propicias a terem diarreias e alterações no sistema digestivo, basta alterar-mos a sua dieta com algo novo e poderá acontecer e mesmo desencadear um problema digestivo, por isso, como se apresentavam as fezes?? Qual a cor, estavam muito liquidas?? Por norma problemas digestivos nota-se logo as penas à volta do ânus sujas, muitas vezes as fezes ficam agarradas ao ânus.

4- Pela observação das aves, elas comem e bebem normal?? Ou comiam muito e bebiam pouco ou VS??

5- Reparou nalguma alteração no sistema respiratório?? Dificuldade das aves em respirar, espirros, narinas com muco??

6- As aves que faleceram estavam juntas e separadas das outras duas ou juntas??

7- As que faleceram qual o sexo?? Estavam a criar??



Poderá ver NESTE FICHEIRO na página 7 uma tabela com as AFECÇÕES MAIS COMUNS
E TERAPÊUTICAS MAIS ACONSELHADAS, é um ficheiro fornecido pela Avizoon.

Cumprimentos

Muito boa noite.
Peço desculpa por só ter respondido hoje. Antes de mais muito obrigado pela sua disposição em ajudar-me.

Respondendo as perguntas:

1- As aves estão numa garagem aberta, fixadas na parede, bate-lhes o sol pela manha e sombra durante o resto do dia.
2- Alimentação, dou-lhe germinado, legumes, frutas, papa e osso de choco;
3 e 4- Sim, tinham diarreia, e comer, comiam e comem bem;
5- Sim, têm espirros.
6- tinha dois casais juntos, mas passado algum tempo meti um divisão a meio da gaiola;
7- Morreu uma fêmea e não estava a criar; E morreu-me um macho do outro casal e neste caso a fêmea estava a iniciar uma postura. Morreram ambos dentro dos ninhos;

Muito obrigado pela sua ajuda

Com os melhores cumprimentos
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Olá,

Com que frequencia lhes dá fruta e verdura? Se lhe der muitas vezes é certinho que tenha sido isso a causar a morte das aves, se tinham diarreia e tudo...
E o germinado deve ser bem controlado, pois cria problemas com fungos no papo, eu por exemplo não arrisco a dar isso aos meus passaros por causa dos fungos.

Boa sorte
Mario_Antunes
Mensagens: 18
Registado: domingo, 06/mai/2012, 17:37

Re: Ajuda e informação sobre a "MORTE" de periquitos

Criador33 Escreveu:Olá,

Com que frequencia lhes dá fruta e verdura? Se lhe der muitas vezes é certinho que tenha sido isso a causar a morte das aves, se tinham diarreia e tudo...
E o germinado deve ser bem controlado, pois cria problemas com fungos no papo, eu por exemplo não arrisco a dar isso aos meus passaros por causa dos fungos.

Boa sorte
Boa noite.

Fruta e verdura dou-lhes apenas uma vez por semana, logo não deverá ser a causa da morte das aves, germinado pouco, muito pouco, até pela razão das minhas aves não serem muito fanáticas por este alimento. Deve ser mesmo alguma doença...

Cumprimentos

Voltar para “PSITACÍDEOS”