Avatar do Utilizador
Carlos A.
***
Mensagens: 123
Registado: segunda, 29/out/2012, 19:00

Periquitos - Quanto tempo demoram até procriar?

Boa Noite, por favor não levem a mal esta pergunta, eu sei que é necessário paciência e dar tempo ao tempo, mas apenas gostava de ter uma ideia de quanto tempo, desde quando entram pela primeira vez em contacto até procriarem. Tenho agora 2 casais depois de ter juntado 2 fêmeas a 2 machos que eu pensava serem um casal (até cheguei a por um tópico aqui no fórum e graças aos "peritos" consegui resolver a situação comprando 2 fêmeas). A verdade é que estou muito empenhado em fazer de tudo para que criem bem mas tenho notado que na gaiola, as fêmeas estão sempre no poleiro mais à esquerda e os machos estão sempre no poleiro oposto, raramente estão uns ao pé dos outros e por isso estou a ficar preocupado, posso estar a ser precipitado, mas gostava de pelo menos ter uma ideia geral de quanto os periquitos demoram a criar desde o primeiro contacto.
Pedro Coelho
***
Mensagens: 139
Registado: quinta, 03/jan/2013, 20:13
Localização: Grândola

Re: Quanto tempo demoram até procriar?

ajudava saber a especie....
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Quanto tempo demoram até procriar?

Olá , se forem ambos adultos ( mais de 6 meses) e estiverem ambos prontos a criar( machos com as carunculas azuis vivas e as femeas com as carunculas castanho chocolate) em principio demora pouco mais que um mês acasalamento depois postura um mês mas !!! há imensos factores que influenciam essa criação , nos Piriquitos nem sempre um casal gosta do parceiro, mesmo que vivam uma vida inteira juntos nem acasalam as vezes as femeas até poem mas nunca gera nada o ideal e adquirir 3 ou 4 de cada sexo deixar que se façam os casais e depois despachar os restantes espero ter ajudado
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Re: Quanto tempo demoram até procriar?

boas,
no final de Outubro adquiri uns periquitos cá para casa.
fiz assim:
coloquei-os todos juntos numa gaiola, e fui metendo o olho de vez em quando. comecei a ver o macho x a namorar a fêmea y, vezes suficientes para perceber que estava um casal a formar-se. separei-os há uma semana e meia e ontem puseram o primeiro ovo.
também ontem, separei mais um casal que andava sempre junto e coloquei-lhes ninho.
já tenho outro casal debaixo de olho também.

os periquitos não costumam ser muito esquisitos com os parceiros, mas podendo ser eles a escolher é preferível.
também ajuda ter "muitos", para se estimularem mutuamente.
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Avatar do Utilizador
Carlos A.
***
Mensagens: 123
Registado: segunda, 29/out/2012, 19:00

Re: Periquitos - Quanto tempo demoram até procriar?

Ok, já estou mais descansado, obrigado.
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Periquitos - Quanto tempo demoram até procriar?

oi gente,

uma coisa que aprendi foi que o "estou fazendo tudo e mais alguma coisa para que criem" é um dos principais fatores para as aves demorarem para criar ou talvez nunca virem a criar, porque na ansiedade que temos como criadores, entupimos as aves de ninhos, palhas, papas de criação, vistoriamos o ninho e vistoriamos o comportamento das aves vezes demais, enfim, tudo isso stressa os pássaros.

ao contrário de gatos, coelhos, galinhas, cachorros, longamente acostumados com a convivência conosco, a maioria das aves, répteis, anfíbios, e etc., necessitam se sentir seguras, e geralmente em um habitat semelhante ao de sua origem selvagem, para reproduzirem, então meu conselho é sempre buscar ver em que tipo de habitat natural sua espécie de ave vive na natureza, e de que se alimenta, em que tipo de lugar constroi seu ninho, se vive em grupo ou se se isola em casais, que quantidade de espaço ocupa na natureza, enfim, visto tudo isso, você constroi uma gaiola, voadeira ou viveiro que recrie essas condições, e então você coloca o casal ou colônia lá dentro, e deixa a natureza agir, se limitando a fornecer comida e água, e cuidar da higiene, de forma discreta, e claro, observando suas aves, até mesmo para ver se tudo está certo, mas guardando distância e respeitando a privacidade destas, daí tudo vai dar certo, sendo que aves vindas de lojas geralmente são perturbadas, stressadas e traumatizadas, o que muitas vezes causa atraso na manifestação do instinto reprodutivo e até de coisas mais simples, como se alimentar de frutas e vegetais, já que passaram toda vida comendo uma dieta de sementes pobre.

temos que decidir bem o que queremos, ter aves em uma vitrine (que nunca criarão direito), ou sermos criadores, mas deixarmos nossas aves sossegadas.

abraço
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Carlos A.
***
Mensagens: 123
Registado: segunda, 29/out/2012, 19:00

Re: Periquitos - Quanto tempo demoram até procriar?

Ok muito obrigado, acredite que a sua intervenção foi-me muito útil. :D

Obrigado.

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”