Pedro_gomes
Mensagens: 10
Registado: quinta, 20/dez/2012, 20:00

Periquitos - Dificuldade no acasalamento

Boas tardes pessoal.
Ofereceram a minha filhota de 4 anos um casal de piriquitos á 3 meses atrás, desde essa altura que os tenho juntos com ninho e acasalarem nada.
Tenho trocado o comer e agua todos os dias e não sei mais o que fazer para que eles acasalem.Tenho a gaiola em cima do frigorifico na cozinha, será este um local pouco sossegado para eles fazerem criação? Ajudem por favor!
Já agora podem confirmar ao certo se é um casal?

Aguardo resposta breve

Obrigado
Anexos
Macho
Macho
Femea
Femea
serradeep
***
Mensagens: 133
Registado: quarta, 13/jun/2007, 00:10
Localização: Coimbra

Re: Dificuldade no acasalamento

Boa noite!
Atrevo-me a dizer que são dois machos.
Não dá para ver a mutação daquele que diz ser fêmea, mas há algumas mutações em que a cera dos machos não fica azul.
Mas espere por alguem mais entendido.
Nuno Serra
Stam: 275-F
http://nunoaves.blogspot.com
Avatar do Utilizador
Dpassarada
****
Mensagens: 328
Registado: quinta, 27/dez/2012, 12:19
Localização: Guarda
Contacto: Sítio web

Re: Dificuldade no acasalamento

Parece que tem dois machos!
Acasalarem seria muito difícil :mrgreen: ( excepto se forem meios virados) :mrgreen:

O que adienta mudar de comida todos os dias? Tem o mais importante? Dá papa de criaçao? Dá osso de choco? :roll:
Pedro_gomes
Mensagens: 10
Registado: quinta, 20/dez/2012, 20:00

Re: Dificuldade no acasalamento

Obrigado pessoal pelos vossos posts. Sendo dois machos eles são mesmo "meio virados" :D porque eles namoram e tudo...
Então ja sei que tenho que comprar uma femea. E se eu juntar uma femea aos dois machos? Posso ou vai dar briga?

Cumprimentos
avescruz
Mensagens: 39
Registado: sábado, 02/mar/2013, 19:19

Re: Dificuldade no acasalamento

aparentemente tem dois machos, o que diz ser macho, é de certeza pois já tem a cera bem azulada, agora o que diz ser femea ainda não tem a cera bem definida, mas pelos tons parece ser macho também. o ideal seria comprar 2 fêmeas, pois se tiver 2 machos para uma fêmea o mais provavel é gerarem conflitos e nenhum acabará por galá-la em condições.
Pedro_gomes
Mensagens: 10
Registado: quinta, 20/dez/2012, 20:00

Re: Dificuldade no acasalamento

Sim tem lógica é isso que vou fazer. E posso juntar os quatro na mesma gaiola?
avescruz
Mensagens: 39
Registado: sábado, 02/mar/2013, 19:19

Re: Dificuldade no acasalamento

a ultima vez que juntei 2 casais na mesma gaiola não correu muito bem, mas cada caso é um caso, um dos casais começou por acasalar primeiro e tudo parecia bem, ´passado uns dias o outro casal começou a brigar com o outro macho e se não os separasse a tempo o provavel era terem-no morto, pois queriam acasalar e a presença dos outros não era bem vinda, mas tudo depende de cada ave. o mias seguro é separ os casais mas se não tiver outra gaiola é uma questão de ir estando atento
Avatar do Utilizador
zynT
***
Mensagens: 241
Registado: sábado, 20/out/2012, 23:47
Localização: Madeira

Re: Dificuldade no acasalamento

São dois machos, tenta arranjar duas femeas e mais uma gaiola :mrgreen:
Pedro_gomes
Mensagens: 10
Registado: quinta, 20/dez/2012, 20:00

Re: Dificuldade no acasalamento

Obrigado por me esclarecerem. Quanto a papa de criação e ao osso de choco mesmo não tendo crias posso dar tanto a papa como o osso? E qual a papa mais aconcelhavél?
avescruz
Mensagens: 39
Registado: sábado, 02/mar/2013, 19:19

Re: Dificuldade no acasalamento

é muito importante dar o osso de choco mesmo antes da criação, pois é essencial para uma boa pustura, pois a fêmea precisa de cálcio para os ovos, quanto á papa eu dou sempre mesmo antes da criação pois tem vitaminas importantes para as aves, eu pessoalmente custumo dar ás minhas aves uma mistura de duas papas que acho mais completa, papa de ovo com papa tropical de frutas, vende-se nas lojas de passarada e é muito importante tanto para os pais como para as crias por isso o ideal é dar sempre o osso de choco e a papa.
Pedro_gomes
Mensagens: 10
Registado: quinta, 20/dez/2012, 20:00

Re: Dificuldade no acasalamento

Ok obrigado pela ajuda já agora mais uma questão se eu por duas femeas com um macho quais os riscos e problemas que possa vir a ter?
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Dificuldade no acasalamento

Não aconselhava, embora exista quem diga que devem ser dois machos para uma fêmea. Tente trocar um dos machos, talvez quem ofereceu tenha criação deles e assim ficava com um casal.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
Pedro_gomes
Mensagens: 10
Registado: quinta, 20/dez/2012, 20:00

Re: Periquitos - Dificuldade no acasalamento

Pessoal segui os vossos concelhos e fui hoje mesmo comprar as duas femeas. Aqui deixo as fotos para voces me darem a vossa opinião.
Anexos
16032013254.jpg
16032013250.jpg
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Periquitos - Dificuldade no acasalamento

Tem neste momento 3 machos e uma fêmea...
Na 1ª foto é um macho. E está a começar a ficar com sarna. Um "cascão" que cria no bico, em casos mais graves chega a afectar patas e olhos. Convém que trate e manter a sua gaiola o mais higiénica possível. Na segunda foto é uma fêmea jovem, verde ancestral parece me ser a mutação.
Tem que trocar um deles. Se na loja de animais indicaram que o periquito da 1ª foto era fêmea vá lá e troque por outro (no seu lugar trocaria por uma fêmea da linha azul).
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Periquitos - Dificuldade no acasalamento

eu acho que você pode ter aí 4 machos.

o da primeira foto é obviamente um macho, o da segunda é um macho lutino (amarelo de olho vermelho), mutação na qual a cera dos machos é da cor da foto, e não azul, o terceiro eu fico na duvida, é jovem ainda, mas a cera deve ficar castanha em breve,e o quarto, também jovem, me parece que ela ficará azul, logo, será macho.

uma boa alimentação é essencial, assim como bom alojamento, sossego.

confira em meu site, na assinatura, o artigo que escrevi sobre alimentação de aves.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”