RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

boas pessoal preciso de ajuda
é macho ou femea?

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
desde ja agradeço pela ajuda
cumprimentos
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: ajuda pintassilgos

Boas é garantidamente uma femea apesar do vermelho passar para tras do olho mas o couto da asa é castanho logo , é femea não existem machos com o couto da asa castanho mas existem muitas femeas com o vermelho a apssar para tras do olho como é o caso desta espero ter ajudado
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: ajuda pintassilgos

boas a todos
agradeço ao joão1961 pela opinião mas estou admirado
42 visualizações e só uma opinião o pessoal do forum é mesmo de ajudar
cumprimentos
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: ajuda pintassilgos

Boa noite.
Se calhar as pessoas que viram o topico também não sabiam ou não tinham a certeza para lhe dar uma informação correta.
Já agora, tambem estou a pensar criar fauna europeia, pode-me dizer quanto é o registo no icnf?
Obrigado
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: ajuda pintassilgos

REGISTO DE CRIADORES

INFORMAÇÃO E PROCEDIMENTOS

 A quem se destina o Registo de Criador?

O Registo é obrigatório para Criadores de

a) Aves da Fauna Europeia (secções G1 e G2 da C.O.M.)

b) Aves incluídas nos anexos CITES

c) Aves selvagens (não domésticas) referidas nas “Directivas Aves e Habitats” e convenção de Berna (protegidas) e portanto fora do âmbito da nossa actividade



 Quais são as aves incluídas nos anexos CITES?

Anexam-se a este ofício as listas mais actualizadas dos anexos CITES.
Nestes anexos estão incluídos praticamente todos os Psitacídeos (vulgo aves de bico curvo) com excepção de:
-Agapornis Roseicollis,
-Periquitos Ondulados (Melopsittacus Ondulatus), de posição ou de cor
-Caturras (Nymphicus hollandicus)
-Ring-Neck (Psittacula krameri)
Estas 4 espécies não estão portanto sujeitas a qualquer registo
Estão ainda incluídas nos Anexos CITES algumas aves “Exóticas” correntemente apresentadas em concursos e objecto de reprodução em ambiente doméstico pelos nossos criadores como:
-Rola apunhalada (Gallicolumba luzonica)
-Tangará (Tangara fastuosa)
-Cardeais do género Paroaria e Gubernatrix cristata
-Carduelis Yarrellii
-Amandava formosa
-Padda fuscata (Pardal de Timor)
-Padda oryzzivora (Pardal de Java)
-Poephila cincta cincta (Bavete de Bico Preto)
-Gracula religiosa (Maina)
As listas actualizadas dos Anexos CITES e Regulamento EU 338/97encontram-se em anexo a este ofício

 Como se processa o Registo?

O Registo comporta, de forma simples, 3 fases:
-a inscrição do criador (efectuada uma só vez)
-a demonstração da legalidade de posse dos reprodutores (ou aves originais)
-a manutenção de um livro de registo actualizado e a sua respectiva comunicação ao ICNB com periodicidade anual

 Que custos envolve o Registo?

-a inscrição no Registo tem um custo a pagar ao ICNB de 125,00 euros
-a demonstração da legalidade dos reprodutores tem um custo variável, dependendo da quantidade de espécies, do tipo das espécies e do número total de aves reprodutoras a inscrever inicialmente. Genericamente poderá dizer-se que a obtenção de certificados CITES tem o custo de 25,00 euros para cada exemplar se pertencer ao Anexo I/A, ou para um máximo de 8 exemplares de uma determinada espécie se esta pertencer ao Anexo II/B. No caso das aves de Fauna Europeia terá que ser apresentada uma factura ou declaração de cedência (com data posterior a 5 de Janeiro de 2010)
-o averbamento (actualização) anual do registo junto do ICNB terá um custo de 50,00 euros a pagar anualmente. A este custo acresce o custo (previsivelmente 10,00 euros) do livro de registo, que será publicado em pela FONP, prevendo-se a sua disponibilização aos clubes em Setembro. Este livro permitirá aos criadores tomar nota de todas as informações necessárias para os averbamentos anuais junto do ICNB. O livro de registo será composto de páginas para registo e impressos de emissão de “Declarações de Cedência” para serem emitidas pelo criador registado no momento em que cede (vende, oferece, empresta) alguma ave sua registada no seu livro.

 Sou criador simultaneamente de Aves da Fauna Europeia e de Aves CITES. Tenho que efectuar dois registos?

Não, cada criador efectua apenas um registo

 Que documentos são necessários para requere o registo?

-Os criadores que queiram requerer o registo devem entregar no seu clube os seguintes documentos, devidamente preenchidos (ou solicitar ajuda para o preenchimento) dos seguintes documentos:
1-Ficha de registo do ICNB, em anexo, eventualmente com a respectiva folha de continuação, com indicação de cada exemplar, devidamente assinado. (ver instruções em anexo
2-Documento comprovativo da legalidade da posse de cada exemplar reprodutor (declaração de cedência ou factura ou certificado CITES). No caso de estes não existirem, terá que ser justificada a posse dos exemplares através de declaração de honra/ofício justificativo emitido pela federação, pelo que o caso deve ser comunicado á FONP para análise. (ver formulário em anexo nº3)
3-“Impresso complementar de registo FONP”, em anexo, preenchido manualmente ou através de ficheiro electrónico (ficheiro disponível em breve no site FONP), devidamente assinado na última página e rubricado nas restantes, em anexo como nº4
-Fotocópia Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão
-Fotocópia do Cartão de Criador FONP (a partir de Outubro 2010)



Anexo nº2

Instruções de preenchimento do Impresso “Ficha de registo ICNB”
Primeiro parágrafo: preencher o formulário com os dados individuais de cada sócio requerente
Actividade: inserir “CRIADOR”
A seguir deverá o impresso ser preenchido com as referências de cada ave a inserir no registo
Espécie: inserir o nome científico (latino) da ave a registar, por exemplo para o Pintassilgo: Carduelis carduelis (no caso de haver dúvidas consulte-se o clube ou a federação).
Anexo CITES/UE: inserir a referência das listas em que a espécie está inserida (exemplo: II/B ou I/A). Este campo deve ficar vazio no caso das aves de Fauna Europeia. Uma lista actualizada destas aves é fornecida em anexo a este texto. (no caso de haver dúvidas consulte-se o clube ou a federação)
Anexos: Campo destinado apenas a aves das listas da Directiva Aves e habitats e Convenção de Berna, deve ser deixado em branco por não ser aplicável a aves domésticas.
Proveniência:inserir: “ F-Nascido em ambiente doméstico ”
Pais de Origem: inserir o nome do país, no caso de ave ter sido obtida junto de entidade estrangeira, ou inserir Portugal no caso de ter sido obtida no nosso país.
Progenitores: inserir os seguintes dados de anilha para o Pai/macho e Mãe/fêmea:
-nº de serie,
-ano,
-nº de criador,
-referência da federação emissora (uma lista de todas as federações estrangeiras filiadas na C.O.M. estará em breve disponível no site da FONP (www.fonp.pt ).
Marca: inserir os seguintes dados da anilha da ave a registar:
-nº de serie,
-nº de criador,
-referência da federação emissora (uma lista de todas as federações estrangeiras filiadas na C.O.M. estará em breve disponível no site da FONP (www.fonp.pt ), para anilha FONP inserir “FNP”
Sexo, Idade: Inserir o sexo da ave (se conhecido) e o ano registado na anilha
Doc. CITES: Inserir o nº do Certificado CITES de origem do exemplar (estrangeiro ou nacional, que deve ser mencionado no documento de cedência ou factura de compra)
Este campo deve ficar vazio no caso das aves de Fauna Europeia



Anexo nº3


Documentos comprovativos da legalidade da posse de cada exemplar
Para cada exemplar a inserir no Registo do Criador (quer para aves da Fauna Europeia, quer para as aves que constam das listas CITES, é necessário apresentar documentos comprovativos da legalidade da posse.
Que documentos são estes?
Para as aves da Fauna Europeia, uma factura ou documento equivalente ou documento de cedência emitida pelo criador da(s) ave(s) em causa, naturalmente emitida com data posterior a 5 de Janeiro de 2010 e de origem no estrangeiro e onde sejam mencionadas todas as características necessárias à identificação precisa da ave em causa: nº de serie da anilha, ano, nº do criador, sigla da federação emitente. Para os casos em que as aves foram adquiridas pelos criadores durante o ultimo Campeonato do Mundo realizado em Matosinhos e tais documentos não tenham sido emitidos, a FONP colaborará com os criadores abrangidos na procura de uma solução para o registo destas aves.
Para as aves que constam das listas CITES, a problemática deve ser analisada dependendo de qual a ave em causa:
-Se a ave em causa pertencer a lista do Anexo I/A, deve ser requerido um Certificado CITES (impresso anexo nº5) junto do ICNB , para cada ave , com um custo de 25,00 euros
-No caso de aves pertencentes a outros anexos da lista CITES, e se o criador não for já detentor de um Certificado CITES ou de uma Declaração de cedência onde conste o
Certificado CITES de origem, este deverá ser requerido junto do ICNB, com um custo por espécie (no máximo de oito aves) de 25,00 euros por espécie.
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Boas , o NFF terá toda a razão quando diz que há pouca gente com conhecimentos para ajudar nestes assuntos de fauna europeia ,nomeadamente quando se fala de pintassilgo, dou o exemplo do que eu escrevi, sobre a mascara do pintassilgo a conversa basica é !!! o vermelho do macho passa, para tras do olho na femea não , nada disso!! por isso escrevi há muitas femeas com mais vermelho que ( alguns Machos)) sendo certo que a maioria dos machos passa bem a linha do polho e até faz um bico referindo me ao diadema mascara na cabeça, mas o que não engana mesmo ou pelo menos dará mais certeza é mesmo o couto da asa sendo castanho é femea de certeza sendo macho ter a que ser preto , quanto ao pouca gente comentar ( ajudar ) ainda vou mais longe há aqui gente com muito conhecimento mas com uma dose de humlidade significatica , dou um exemplo o SR. Armando tem um Blogue, que eu visito bastantes vezes gosto, e ele tem a humildade de descrever como funcionam as coisas com ele mesmo que correndo menos bem , parece me até que nem se assume como criador de fauna europeia ou Pintassilgos até , mas ele sabe muito disso ( criação e manutenção) embora ele mesmo admita que as teorias são uma coisa e na pratica são outra , isto para finalizar o que ja tenho vindo a alertar para o facto de alguns foristas na ideia de ajudar so desajudam pois não teem conhecimento pratico e esse é o que nos dá Tarimba no mundo da criação / manutenção das aves , espero que o Sr. Armando não tenha levado a mal a utilização do seu exemplo porque acho que é o mais flagrante para ajudar este forista a comprender porque as ajudas são poucas , mas tambem para dizer que aqui existem pessoas boas como o Sr. Armando mas são poucas , como costumo dizer bem haja a quem anda aqui por bem podiamos e deviamos todos ser uma familia
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

boas
apoio o sr.joão1961 a 100% nós podiamos ser como uma familia mas nestes foruns a muita gente mas é para criticar
e armar guerras eu participo noutro forum identico e é a mesma coisa é só deita abaixo
mais uma vez obrigado pela opinião
cumprimentos

ps:as pessoas podiam-se lembrar que todos temos uma paixão em comum que sao as aves o problema é que muitos fazem disto um negocio
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

boas noites a todos
só agora é que entendi porque o sr.NNF me perguntou por quanto é que ficava o registo no icnb.
mas não sei o que esse senhor ganha ao andar a por em duvida a credebilidade das pessoas
o sr.NNF podia perguntar logo se é uma ave legalizada em vez de ver se me apanhava distraido.
sr.NNF o senhor não ganha nada em andar a tentar prejudicar as pessoas.
cumprimentos

ps.agradeço que o senhor não participe em mais nenhum topico que seja iniciado por mim
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Bom dia
Longe de mim por em causa a sua credibilidade.
Quanto a não voltar a participar, essa decisão não lhe caberá a si mas sim ao administrador.
De qualquer forma obrigado pela resposta.
Não sou nem nunca fui contra os criadores de fauna europeia, sou sim contra quem apanha e vende às centenas de pintassilgos e outras autoctones. Mais ainda, acredito que foruns como este e principalmente por os participantes se intitularem amantes de aves, devem incutir a quem é menos atento que é legal ter fauna europeia em cativeiro.,Desde que sejam cumpridos algumas obrigações o que o sr, tão bem explicou e daí minha pergunta. Quanto a concordármos com as obrigações isso já são outras nupcias.
Com os melhores Cumprimentos
NFF
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

boas
eu tambem sou contra quem anda a caçar aves as dezenas pelas simples razoes essas pessoas andam a caçar com fins comerciais é só pelo dinheiro não pelo amor as aves ou seja não cuidam das aves devidamente se caçar 30 aves metem 30 aves na mesma gaiola mesmo antes de as venderem 10 aves dessas trinta morrem e as restantes 20 vão acabar por morrer depois de vendidas porque nao foram tratadas devidamente em relaçao a isso sou contra.
mas não sou contra,só vou dar um exemplo não quer dizer que o sr.faça isso.
ex.o sr. esta interessado em criar fauna europeia não sou contra em o sr. caçar com esse fim,poque sei que o sr. ao fazer isso vai caçar 1ou2casais(não as dezenas) e vai cuidar deles como ninguem porque é apaixonado por aves e tem um objectivo fazer criação ou seja ao fazer criação vai dar o seu contributo para que se acabe com as capturas as dezenas.
Com os Melhores Cumprimento :D
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Sim, será certamente menos condenável do quem o faz para ganhar euros e em grandes quantidades.
Mas se a captura foi a causa porque temos aves em cativeiro, sejam ou nao exoticas, não me parece que nos tempos que correm se afigure necessário.
Pense desta forma, em Portugal somos cerca de 10milhoes se toda a gente apanhar 1 casal são 20milhoes de aves capturadas, não contando com as que morreram.
O grande problema continua a ser o preço das aves legais e o registo. Não digo acabar mas devia ser mais acessivel de modo a nao compensar arriscar.
Depois ha o problema das modas, ja reparou a quantidade de foristas a perguntar por pintas?
Daí que nós pessoas que gostamos de aves termos o "dever" de não fomentar e até o "criticar" , mas sempre explicando a maneira correta de o fazer.
A criação de pintas em cativeiro já é uma realidade, não sendo necessario, pelomenos para já, capturar . Tambem as aves de cativeiro mai s rapidamente criam do que as selvagens.
Com os melhores Cumprimentos
carduelis carduelis
Mensagens: 8
Registado: sexta, 15/mar/2013, 22:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Boa noite,
È quase certo que tem ai uma Femea !!! No entanto tambem existem Machos com os encontros das asas acastanhados e com as mascaras um pouco imperfeitas.
Tambem não refere a idade da ave, e até parece que ainda está a fazer a muda da pena !!!! Provavelmente e sem querer estar a levantar problemas, deve ser uma ave capturada e que entrou em stress , não fez a muda como deve ser.
Coloque a Ave numa gaiola completamente sozinha e de preferência sem ouvir pintassilgos durante pelo menos uma semana e se possivel observe o seu comportamento.
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Boas Carduelis esses (encontros ) utilizando o seu termo ,vulgarmente chamados de coutos da asa, nos machos são sempre pretos , bem sei que ha machos que tem um pouco de castanho mas o fundo é sempre preto e o que eu disse é que nos machos é sempre preto o que quer dizer muito simplesmente que sendo preto é macho de certeza mas se for castanho é femea de certeza e frisei bem que o vermelho na cabeça não é regra existem muitas mas mesmo muitas excepções então não sabemos muito bem onde acaba a regra e começa a excepção ou vice versa , ja manusiei muito Pintassilgos ja criei muitos pintassilgos, ja criei muitos hibridos de Pintassilgo quer com canarias com verdelhoas e com varias femeas que so agora começam a a ser conhecidos esse cruzamentos mas são 40 anos de experiencia em criação , não levo a conversa do amigo no sentido de me desacreditar no que escrevi mas como ja disse so abro a boca quando sei opinar com certeza saudações , para terminar esta ave da foto é mesmo uma femea
carduelis carduelis
Mensagens: 8
Registado: sexta, 15/mar/2013, 22:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Caro amigo, eu era capaz de colocar aqui umas fotos, só para lhe mostrar, e ficar mais que confirmado que não há regra sem exceção !!!!
Eu tenho tenho uma ou outra femea com os coutos/encontros das asas pretos, e bem pretos !! a mascara é praticamente como os machos, pelo menos na parte superior, que passa os olhos e dobra para baixo.
Isso de ter 40 anos de criação de pintassilgos, hibridos e etc... não passa de um numero, e quando penssamos que sabemos de tudo, estamos enganados.
Eu não descredibilizei o que escreveu, e longe de mim tal ideia, simplesmente dei a minha opinião.
Anexos
329.2.JPG
Será que é um casal de Machos ???!
Será que é um casal de Machos ???!
carduelis carduelis
Mensagens: 8
Registado: sexta, 15/mar/2013, 22:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

joao1961 Escreveu:Boas Carduelis esses (encontros ) utilizando o seu termo ,vulgarmente chamados de coutos da asa, nos machos são sempre pretos , bem sei que ha machos que tem um pouco de castanho mas o fundo é sempre preto e o que eu disse é que nos machos é sempre preto o que quer dizer muito simplesmente que sendo preto é macho de certeza mas se for castanho é femea de certeza e frisei bem que o vermelho na cabeça não é regra existem muitas mas mesmo muitas excepções então não sabemos muito bem onde acaba a regra e começa a excepção ou vice versa , ja manusiei muito Pintassilgos ja criei muitos pintassilgos, ja criei muitos hibridos de Pintassilgo quer com canarias com verdelhoas e com varias femeas que so agora começam a a ser conhecidos esse cruzamentos mas são 40 anos de experiencia em criação , não levo a conversa do amigo no sentido de me desacreditar no que escrevi mas como ja disse so abro a boca quando sei opinar com certeza saudações , para terminar esta ave da foto é mesmo uma femea
Então e o que me diz disto !!!!!
Anexos
328.1.JPG

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”