mirola
Mensagens: 7
Registado: domingo, 19/mai/2013, 20:57

Cria de catatua muito doente e problemas no desenvolvimento

Boa tarde, estou desesperada e queria pedir ajuda. É a segunda vez que tenho um caso destes com os mesmos sintomas. estou a criar à mão uma catatua, nos primeiros dias corre tudo bem, depois começo a notar que as patinhas e as asas não desenvolvem além disso a ave parece que fica louca e não pára 1 segundo chegando até a magoa-se, isto com cerca de 12 dias de vida, agora a agitação já passou mais mas continua sem se endireitar sobre as patas e o papo t~em sempre muito ar, hoje está com 20 dias e as patinhas continuam dum tamanho minúsculo, noto que já não vai viver muito mais tempo. Tenho muito medo que possa ser algo grave e temo pelas próximas crias, peço a vossa ajuda. Obrigado
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Cria de catatua muito doente

Boas,

não serei a pessoa mais indicada para isto, mas no entanto irei tentar ajudar. Vejamos, é importante saber que temperatura e humidade tem a maternidade onde tem o pequeno, que alimentação lhe dá, com que regularidade lhe dá a papa, qual a temperatura da papa, que densidade tem a papa, como é feita a limpeza de todos os utensílios utilizados para a papa, limpeza das instalações, etc etc. Todas estas e mais informações que possa dar são importantes para perceber o que se está a passar com a ave.

No entanto será sempre importante levar a ave a um médico veterinário logo que possível de forma a minimizar os problemas.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Cria de catatua muito doente

Olá,

Realmente a descrição é muito curta para se tentar perceber e ajudar grande coisa, especialmente sem ver a ave e não sendo a primeira vez. Identificar pelo menos a espécie de catatua em causa também era aconselhável.
Fiquei na dúvida, estás a criar desde o nascimento? Os reprodutores são teus? O que queres dizer com "não se desenvolvem"? Tens feito pesagem regular da ave?
Já foram referidos alguns factores importantes, sobretudo perceber se a alimentação é a mais correcta, tanto em composição como na forma de dar, ambiente e cuidados de higiene (para mais numa ave nos 0?-12 dias...)

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
mirola
Mensagens: 7
Registado: domingo, 19/mai/2013, 20:57

Re: Cria de catatua muito doente

A catatua em questão é uma alba.
Sim, os reprodutores são meus. Está numa TLC4 da brinsea com temperatura e humidade adequadas, está a ser alimentada a exact da kaytee e com tudo feito de maneira correcta. também com muito cuidado na higiene de todo o material. Os reprodutores são saudáveis e sempre foram alimentados a granulado da kaytee´, Costumo dar-lhe prime 2x na semana, será que é falta de cálcio? mas também lhe dou osso de choco por isso é estranho. Tudo correu bem até aos 6 dias depois começei a notar que não se firmava nas patas e estas não desenvolviam, hoje ainda não consegui dar papa, pois tem o papo ainda cheio e também com muito ar, um amigo aconselhou-me ontem a dar uma gotas de mycostatin durante 5 dias, mas não está a resultar, também já pensei que pode ser algo de grave no cerebro pois de vez em quando parece louca e chega a magoar a cabeça com tanta agitação.
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Cria de catatua muito doente

Bem, as respostas não ajudaram muito, vejamos.
mirola Escreveu:Está numa TLC4 da brinsea com temperatura e humidade adequadas
Mas qual a temperatura e qual a humidade?
mirola Escreveu:está a ser alimentada a exact da kaytee e com tudo feito de maneira correcta
Mas quantas tomas? Qual a forma de dar? Qual a consistência da papa? Deixas esvaziar o papo antes de dar?
mirola Escreveu:também com muito cuidado na higiene de todo o material.
Como é feita a limpeza, quais os produtos utilizados....?
mirola Escreveu:será que é falta de cálcio? mas também lhe dou osso de choco por isso é estranho
Atenção que dar osso de choco não quer dizer que estejamos a dar cálcio às aves.
mirola Escreveu:(...)6 dias depois começei a notar que não se firmava nas patas e estas não desenvolviam, hoje ainda não consegui dar papa, pois tem o papo ainda cheio e também com muito ar
Ai está, com resposta mais esclarecedoras às perguntas acima, fica mais fácil perceber alguns sintomas descritos aqui.
mirola Escreveu:um amigo aconselhou-me ontem a dar uma gotas de mycostatin durante 5 dias
Sabes para o que serve o Mycostatin?

Basicamente o que vejo dos sintomas apresentados é que a ave está subnutrida, por isso é que não se está a desenvolver da melhor forma e essa subnutrição poderá ter a ver com alguns fatores que tentarei explicar-te quando responderes às questões acima.
mirola
Mensagens: 7
Registado: domingo, 19/mai/2013, 20:57

Re: Cria de catatua muito doente

Neste momento tenho a temperatura a 29 graus, sei que já deveria ter baixado mais, mas já experimentei e vejo que tem frio. a humidade ronda entre os 45 e os 55.
Quando nasceu esperei 24 horas e depois comecei a alimentá-la de 2 em 2 horas, fiz a diluição da papa 6 partes agua e uma de papa, depois 5 partes e assim até ao normal de 2 partes de agua para uma de farinha.
Deixo sempre esvaziar o papo, mas agora demora imenso a esvaziar, cerca de 8 horas, por isso só lhe consigo dar cerca de 3 x ao dia, e também só consigo no maximo 7 ml, o que é muito pouco para uma catatua com 20 dias. costumo desinfectar a criadeira com desinfectante próprio da brinsea. Mudo diáriamente as aparas, as serigas uso as de 5ml e mudo quase todos os dias, também desinfeto sempre as mão antes de a alimentar. Tenho a criadeira no meu escritório e tenho o ionizador ligado, costumo lavar o chão juntando na agua um pouco de virudine.

Sei que o mycostatin é um antifúngico muito usado nos bébés, só usei ontem porque me disseram que poderia ser fungos no papo e que não lhe iria fazer mal. Quanto ao cálcio também já usei nos reprodutores o calci-lux mas não de forma regular.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Cria de catatua muito doente

Olá,

A questão de se ter mais informações é que como percebes, tentar ajudar à distância é ainda mais complicado. E o que podemos fazer é apenas isso, tentar ajudar. Para realmente tentares resolver o problema, especialmente com aves deste valor que são tuas e visto que já aconteceu antes, acho que deverias pensar em realizar as análises que forem necessárias. 8 dias é muito tempo a "arrastar" numa ave com esta idade.
Além disso assumimos que o alimento está em condições, não existem outras contaminações ambientais, etc...

Em termos de maneio, a diluição que fazes da papa não é essencial. Pelo que descreves a função digestiva está comprometida, diluir mais a papa vai facilitar a absorção MAS isso significa que tens de alimentar mais vezes por dia. Se 1:2 está a compactar, então aumentares a % de água não é problema. Se em vez de dares 3x/dia deres 6x 1:4 a quantidade de sólidos é a mesma.

O Mycostatin é usado com algumas frequência nas papas de alimentação à mão para evitar problemas com fungos que são algo comuns. Não vou discutir o como ou porquê de ser mais ou menos correcto, mas de qualquer forma nunca seria de um dia para o outro que notavas alguma diferença.
Não é muito comum que, com papas "decentes" bem usadas, existam deficiências tão graves na alimentação das crias ao ponto de causar este tipo de sintomas (refiro-me a essa possibilidade do cálcio em particular). Qualquer suplementação de cálcio se não for usada de forma regular e planeada terá um efeito discutível na dieta.

Como disse, o melhor que podes fazer por agora é tentar perceber melhor o problema, se tem outra causa e para isso só recorrendo a análises. Entretanto podes tentar usar alguns produtos que são preparados mesmo para situações de digestão e absorção diminuídas de forma a que a ave se aguente viva por mais algum tempo.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
mirola
Mensagens: 7
Registado: domingo, 19/mai/2013, 20:57

Re: Cria de catatua muito doente

Obrigado pela ajuda, vou mesmo recorrer ao veterinário e pedir análises. O ano passado o mesmo casal Pôs 2 ovos em que uma das crias cresceu forte e saudável e outra com este mesmo problema acabou por morrer já quase com 2 meses, dá que pensar não é? pois fazia tudo igual ás duas.
Cps
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Cria de catatua muito doente

Boas!

Provavelmente está a fazer tudo correcto. Devem ser problemas genéticos. Algum tipo de incompatibilidade do casal. Costuma acontecer mais esse tipo de problemas em casais com elevada consanguinidade. Será o caso?

Boa sorte :wink:

Cumps,

JM
Última edição por Canary em terça, 21/mai/2013, 10:40, editado 1 vez no total.
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Cria de catatua muito doente e problemas no desenvolvime

Muito boa noite. Sinceramente nao de o micostantin 4 vezes por semana.... Eu uso o micostantin nas aves que crio a mao, mas dou-lhes apenas 3 gotas uma vez por semana!!! Micostantin e para evitar as micoses que a papa que damos aos bebes pode causar. Na minha mais sincera opiniao acho que deve contactar o veterinario para aves exoticas. Pode ser muita coisa e certamente que ele ira dectetar o problema do bebe. Pode ser consanguinidade dos pais, pode ser da propria papa que esta a dar... Nao vale a pena estarmos com suposiçoes que poderao complicar ainda mais a situaçao da ave... Cumprimentos e espero que consiga vingar o bebe.
mirola
Mensagens: 7
Registado: domingo, 19/mai/2013, 20:57

Re: Cria de catatua muito doente e problemas no desenvolvime

Muito obrigado a todos os que tentaram ajudar. A catatua piorou apesar de todos os meus esforços, tenho consulta marcada no vet esta tarde, hoje de manhã tinha o abdomen bastante inchado e notei que tinha umas manchas tipo linhas brancas no lado direito, e dá-me a ideia que está com dificuldade em respirar. Algum de vocês já mandou fazer autópsia a aves? vou fazer tudo para descobrir o problema.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Cria de catatua muito doente e problemas no desenvolvime

Olá,
Algum de vocês já mandou fazer autópsia a aves? vou fazer tudo para descobrir o problema.
Sim. Dependendo da zona em que estás se o vet puder realizar avisa. Esperemos que não chegue ao estado de necrópsia!
nao de o micostantin 4 vezes por semana
Tanto a absorção como difusão da Nistatina são baixas. Sendo usada para tratar fungos normalmente é preciso alguma continuação. 1 dia parece-me muito curto para usar qualquer medicamento que seja, mas depende da situação e não conhecendo mais, não vou comentar.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
mirola
Mensagens: 7
Registado: domingo, 19/mai/2013, 20:57

Re: Cria de catatua muito doente e problemas no desenvolvime

Cheguei agora do vet, a catatua não resistiu, mandei fazer necrópsia :cry: Segundo o vet trata-se de problema genético, alto grau de consanguinidade entre os progenitores. Quando os comprei tinham ambos 2 meses e o criador disse-me que não eram irmãos, foi em Serpa há 4 anos. Se realmente forem irmãos não sei o que fazer pois eles adoram-se. Vou esperar pelos resultados e depois digo-vos. obrigado pelas ajudas.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Cria de catatua muito doente e problemas no desenvolvime

Olá,

Lamento. Por muito boa vontade, é complicado tentarmos ajudar mais assim...
Disse isso olhando para as aves apenas "assim"? Eu não posso duvidar/questionar o como e porquê, até porque não tenho informação nenhuma além do que aqui falámos. Até podia ter algo visível e identificável como tal mas fora isso acho estranho sem exames genéticos. De qualquer forma, se for esse o caso podes sempre fazer uma análise aos adultos para confirmar isso e, caso seja verdade, pelo menos tens dados concretos para falares com o criador. Não estamos a falar de "periquitos"...
Espera pelos resultados da necrópsia, podem ajudar a perceber o que se passou. Pediste apenas necrópsia ou também alguns exames complementares?

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
mirola
Mensagens: 7
Registado: domingo, 19/mai/2013, 20:57

Re: Cria de catatua muito doente e problemas no desenvolvime

Olá,
Pedi também exames complementares e o vet ficou de vir a minha casa para tirar sangue e mandar fazer os testes genéticos aos progenitores.

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”