rodrigojhenriques
****
Mensagens: 479
Registado: quarta, 04/abr/2012, 12:28

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Edgar Tourita Escreveu:Ola Rodrigo,

Nas mutações ligadas ao sexo o macho é sempre dominante em relação a fêmea, daí quando se junta um macho de mutação ligada ao sexo com uma fêmea normal quando digo normal digo uma verde, azul, cinza, etc.. as crias nasçem sempre autosexadas.

o juntar o macho cinza não é mau, mas para obter aves na linha ino convem que ele fosse portador de ino. pois assim so vai nasçer machos portadores de ino.

as aves ino podem ser portadoras sim, dou-te varios exemplos mutações recessivas, tais como malhados, fallows, cabeça e cauda branca, ovorgotens (diluidos).

e no caso dos ino da linha verde podem ser portadores de azul e turquesa. o que se aplica tambem a todas as aves da linha verde que podem tambem ser portadores de azul e turquesa, tanto machos como fêmeas.

Por exemplo

do teu cruzamento de Macho cinza/pallid x fêmea albina vais tirar:
machos cinzas pallidinos
machos azuis pallidinos
machos azuis/ino
machos cinzas/ino
fêmeas azuis pallid
fêmeas cinzas pallid
fÊmeas azuis
fêmeas cinzas
como podes ver quando der para diferenciar as cores, tu na linha pallid vais conseguir identificar visualmente qual os machos e quais as fêmeas, em relação aos outros vais ter de mandar sexar, fêmeas albinas não nasçem neste cruzamento como tinhas dito.
Muito obrigado desde já pela excelente disposiçao que tem tido,
entao e se o macho, em vez de cinza/pallid se for azul/pallid, continuarei a nao ter aves albinas, estou certo?

Edgar Tourita Escreveu:por exemplo se te dissesem que uma fêmea lutina é portadora de azul esta correcto pode ser, mas se te dissesem que era portadora de canela aí ja não podia ser.

o mesmo acontece com as aves pallidinas, (junção de pallido com ino) apenas os machos o podem ser pois apenas os machos têm dois cromossomas sexuais Z na qual um pode ser ino e outro pallid, no caso das fêmeas estas só têm um cromossoma logo so podem ser ou ino ou pallid nunca um pallidino, quando te disserem que vendem ou têm uma fêmea pallidina, isso é mentira, é geneticamente impossivel

alguma duvida disponham
abraço.
Muito obrigado pela explicaçao :) :)
Qualquer duvida em que possa ser útil ja sabem...

Cumprimentos,
Rodrigo

https://www.facebook.com/pages/Aves-da- ... 385?ref=hl
Edgar Tourita
****
Mensagens: 400
Registado: sábado, 15/dez/2007, 19:09
Localização: Lourinhã
Contacto: Sítio web

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Ola Rodrigo,

sim mesmo que fosse azul/pallid não nasçeriam inos, nas mutações ligadas ao sexo os machos lideram sempre. para tirares albinos o casal teria de ser algo do genero como macho cinza/ino x fêmea azul pallid, assim ja tiravas fêmeas cinzas ino, azuis ino, azuis e cinzas, e machos azuis e cinzas portadores de pallid, e azuis e cinzas pallidinos, dei-te este exemplo com uma fêmea lacewing para teres outra ideia ;).

agora se o teu macho fosse portador de ino em vez de pallid com a fêmea albina, aí sim ja nasçeriam inos mas nao tiravas pallids.

algum aduvida tas a vontade

abraço
Edgar
rodrigojhenriques
****
Mensagens: 479
Registado: quarta, 04/abr/2012, 12:28

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

E este casal é algo de interessante o que eu tenho ou nem por isso?

Cumps
Qualquer duvida em que possa ser útil ja sabem...

Cumprimentos,
Rodrigo

https://www.facebook.com/pages/Aves-da- ... 385?ref=hl
Edgar Tourita
****
Mensagens: 400
Registado: sábado, 15/dez/2007, 19:09
Localização: Lourinhã
Contacto: Sítio web

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Sim Rodrigo o casal é porreiro :wink: .

abraço
rodrigojhenriques
****
Mensagens: 479
Registado: quarta, 04/abr/2012, 12:28

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Fixe :D espero este ano já ter alguma coisita deste casal ;)

Abraço
Qualquer duvida em que possa ser útil ja sabem...

Cumprimentos,
Rodrigo

https://www.facebook.com/pages/Aves-da- ... 385?ref=hl
FG Avesdotirabicos
Mensagens: 14
Registado: quinta, 17/jan/2013, 23:22

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Boa noite
Quando se compra um Ring Neck ou qualquer outra ave que se quer trabalhar com mutações é sempre preferivel ou obrigatório saber o que se compra e ter a noção do que se quer obter e existe pessoal que pode ajudar nisso, é só ter um pouco de experiencia e ter as noções básicas do que são cada mutação.
O Edgar faz algumas afirmações que são o mais convencional mas, podem nem sempre ser verdadeiras. Para este caso pode não ser muito relevante mas o factor cinzento não é um factor de escurecimento e pode ser de Simples Factor (SF) e de Duplo Factor (DF) embora não exista diferença visivel nelas, daí que os resultados dos cruzamentos podem não ser exatamente os que disseste.
Também a questão dos Palidos-ino pode ser mais complexa do que o que dizes mas geralmente podemos dizer que não existem fêmeas Pálido-ino, no entanto podem existir fêmeas Palido-Canela ou Canela-ino com 2 fatores ligados ao sexo (tenho em Esplendidos).
Com o aparecimento de um grande nº de mutações primárias muitas delas novas e pouco estudadas, os resultados que agora consideramos certezas podem dentro em breve passar a não ser verdade.
Espero ter baralhado mais um bocado :twisted:
Edgar Tourita
****
Mensagens: 400
Registado: sábado, 15/dez/2007, 19:09
Localização: Lourinhã
Contacto: Sítio web

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

FG Avesdotirabicos Escreveu:Boa noite
Quando se compra um Ring Neck ou qualquer outra ave que se quer trabalhar com mutações é sempre preferivel ou obrigatório saber o que se compra e ter a noção do que se quer obter e existe pessoal que pode ajudar nisso, é só ter um pouco de experiencia e ter as noções básicas do que são cada mutação.
O Edgar faz algumas afirmações que são o mais convencional mas, podem nem sempre ser verdadeiras. Para este caso pode não ser muito relevante mas o factor cinzento não é um factor de escurecimento e pode ser de Simples Factor (SF) e de Duplo Factor (DF) embora não exista diferença visivel nelas, daí que os resultados dos cruzamentos podem não ser exatamente os que disseste.
Também a questão dos Palidos-ino pode ser mais complexa do que o que dizes mas geralmente podemos dizer que não existem fêmeas Pálido-ino, no entanto podem existir fêmeas Palido-Canela ou Canela-ino com 2 fatores ligados ao sexo (tenho em Esplendidos).
Com o aparecimento de um grande nº de mutações primárias muitas delas novas e pouco estudadas, os resultados que agora consideramos certezas podem dentro em breve passar a não ser verdade.
Espero ter baralhado mais um bocado :twisted:

Bom dia Paulo,

A conversa nao ficou baralhada, só ficou mais interessante :wink:.
Em relação ao cinza por acaso á uns anos tive uma fêmea que era DF, na altura fiquei baralhado, pois estava junto com um macho azul e das 3 épocas que fez e em 12 crias todas elas sairam cinzas, portanto supos que era DF. hoje em dia penso que não seram assim tão comuns, até porque não há muita gente a fazer casais de cinzas e cinzas com verde cinza, no entanto é sempre uma hipotese a colocar em cima da mesa.
Quanto as fêmeas Palidsino, até que nasça a primeira fêmea pallidino eu vou continuar a acreditar que elas não existem :wink: , ate porque de todos os artigos que tenho lido sobre ring necks, nunca vi ninguem a dizer que esta é uma mutação existente em fêmeas.
Para este ano tenho um casal Macho azul turquesa canela/pallid x fêmea azul pallid, para poder tirar canelas pallids já que nunca vi nenhum, e tenho coriusidade em saber como são. Canelas - Ino desconhecia que existia. A duvida que isto tudo me deixa é o facto de poder existir fêmeas canelaino e fêmeas pallid canela e o porquê de nao existir pallidsino?? será algum problemas genetico e de "confronto" entre estas duas mutações que as tornem impossiveis de combinar?? ate porque tambem é possivel obter opalinos pallid.....

e já que toquei no assunto dos opalinos :twisted: , que acho muito interessantes, quais as caracteristicas que observas num opalino que nos outros não têm? estou-me a referir quando estas ainda são crias, pois quando já têm um ou dois anos ja dá para ver bem a diferença.

Obrigado pela participação Paulo, és sem duvida uma mais valia para estes assuntos.
FG Avesdotirabicos
Mensagens: 14
Registado: quinta, 17/jan/2013, 23:22

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Boa noite Edgar
Por acaso que está a escrever é o Sérgio (irmão do Paulo mas não tem importancia :lol: )
Os Ring Necks com a proliferação de novas mutações e combinações ainda muita coisa está por esplicar. Num livro que comecei a ler, que é uma nova "biblia" sobre Ring Necks, o autor dá um exemplo de uma fêmea que nasceu de um Palido-ino e nasceu como "Lutino" e com as mudas está a transformar-se em Pálido. Não há grande esplicação para não haver Palido-ino Fêmeas. De qualquer maneira um Pálido-ino macho é pássaro que é Palido/Ino mas é visivelmente portador de Ino, como não há fêmeas portadoras de mutações ligadas ao sexo, logo não pode haver fêmeas Pálido-ino mas não haver um pássaro com as duas mutações não se vê uma justificação lá muito clara!
Em relação aos Cinzentos existe também a hipotese dos Cinzentos Albinos e Creminos que como são mutações onde o cinzento é "invisivel" aumenta a possibilidade de criar os DF. Não aconselho de todo a criar os factores que depois ficam "camuflados" pelos Ino.
Os Opalinos nos Ring Necks é a mutação do futuro! A combinação dela com outras provoca fenómenos que não se consegue ainda explicar e nós também andamos atrás disso :roll: . Agora os Opalinos é o mais facil de ver quando são novos porque a penugem é branca e isso faz toda a diferença. Nos adultos por vezes é que pode ser mais dificil mas penso que o futuro será como nos Red Rumps onde os primeiros eram praticamente todos verdes e agora já são quase todos vermelhos, ainda assim muito diferentes entre eles.
Sempre que conseguir ajudar terei todo o gosto em fazê-lo
Edgar Tourita
****
Mensagens: 400
Registado: sábado, 15/dez/2007, 19:09
Localização: Lourinhã
Contacto: Sítio web

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Desculpa la Sérgio, esqueço-me sempre que vocês são dois :wink: .
Qual o nome desse Livro Sérgio??? estou interessado em adquiri-lo.
Há realmente coisas dificeis de explicar, agora em relação aos opalinos, estou cada vez mais interessado em explorar esta mutação, em particular eu adoro a nova combinação dos CC com os opalinos, ficam espectaculares, mas tinha tambem bastante interesse em ver como ficam os opalinos com os malhados dominantes :D .
Ja que falaste nos red rumps e que tal um Ring Neck Rubino???? juntar um opalino com um ino e ir tentando obter algo do genero do red rump..... acho que ja estou a sonhar um pouco alto :)
Estes são outros que me estão tambem "atravessados" os malhados dominantes, são lindissi-mos mas os preços são ainda muito elevados, quem sabe um dia...

um abraço
Edgar
FG Avesdotirabicos
Mensagens: 14
Registado: quinta, 17/jan/2013, 23:22

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

O livro não me lembro de cor o nome mas é de 2012 dum Sulafricano chamado Deon Smith, tem algumas fotos de coisas bastante "estranhas" para a Europa e é uma "biblia" da genética.
Os Opalino CC se tudo correr bem podemos ter já para o proximo ano alguns visto que teremos 3 casais para dar isso.
Os Malhados Dominantes ainda há muito desconhecimento e há várias linhas, não sei se alguem já tentou com o Opalino mas penso que o resultado pode não ser nada de especial porque é bastante fácil de conseguir um, e decerto que o Malhado Dominante "abafa" o Opalino. Quanto ao Rubino não deve ser tão espetacular como nos Red Rumps, pelo menos enquanto não conseguirem o fator vermelho neles.
De qualquer maneira só resta ir tentando e depois logo se vê o resultado. Nós estamos a preparar uma combinação não muito usual e não sabemos muito bem como irá ficar.

Se as coisas nos correrem bem pode ser que para o ano já possas ver os Malhados Dominantes perto da tua casa :D
Edgar Tourita
****
Mensagens: 400
Registado: sábado, 15/dez/2007, 19:09
Localização: Lourinhã
Contacto: Sítio web

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Se conseguissem o fator vermelho como nos red rumps, era espetacular!
A ver se combino convocês para eu ir aí fazer-vos uma visita, tou aqui tão perto e nunca tive a oportunidade de vos conheçer pessoalmente.

Em relação aos malhados dominantes, eu cada vez que vejo os australianos com aqueles todos, até me dá a volta a barriga :P :lol: , no entanto ja tive a oportunidade de falar com alguns criadores na europa que os têm, e sem duvida que são daqueles que mais me agradam, mas ainda estão fora do meu orçamento, talvez quando baixarem um pouco de preço, adquira um ou dois ahahhaaha.
Fico então a espera do ano 2014 para ver alguns pela zona do Oeste :wink: .


Abraço
loire
Mensagens: 8
Registado: sexta, 14/mar/2014, 13:40

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Eu tenho um casal, macho Turquês Cinza portador de Pallid com fêmea Pallid azul alguém saberia dizer que cores poderão nascer?
rodrigojhenriques
****
Mensagens: 479
Registado: quarta, 04/abr/2012, 12:28

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

irá ser:
MAchos:
-cinza pallid
-azul pallid
-cinza turq. pallid
-azul turq. pallid
-cinza/pallid
-azul/pallid
cinza turq./pallid
-azul turq./pallid

Femeas:
-cinza
-azul
-cinza turq.
-azul turq.
-cinza pallid
-azul pallid
cinza turq. pallid
-azul turq. pallid


Acho que está tudo certo se nao estou em erro… :)
Qualquer duvida em que possa ser útil ja sabem...

Cumprimentos,
Rodrigo

https://www.facebook.com/pages/Aves-da- ... 385?ref=hl
loire
Mensagens: 8
Registado: sexta, 14/mar/2014, 13:40

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Obrigado pela ajuda. Só tenho uma dúvida a cor turquesa não é recessiva? Outra dúvida como se reproduz um duplo fator escuro, como o malva e o verde oliva?
rodrigojhenriques
****
Mensagens: 479
Registado: quarta, 04/abr/2012, 12:28

Re: Ring Neck Branco: cruzamentos, sexo e outras dúvidas

Não, o turquesa é Co-dominate, nao é recessivo. O verde oliva deve estar a falar do verde cinza, que basta colocar um verde com um cinza e irá obter aves verde cinza. O malva provém do cruzamento cobalto x cobalto.
Qualquer duvida em que possa ser útil ja sabem...

Cumprimentos,
Rodrigo

https://www.facebook.com/pages/Aves-da- ... 385?ref=hl

Voltar para “Psitacídeos (geral)”