Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
***
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

É possível juntar Estrildídeos e Fringilídeos num viveiro?

Boa tarde a todos,
Eu tentei procurar esclarecimento em outros tópicos mas não consegui encontrar nada, por isso vou por aqui a minha questão.
É possível juntar estrildídeos e fringilídeos num viveiro?
Um casal de astrilda Astrid - bico de lacre comum e outro de carduelis carduelis - pintassilgo europeu num viveiro de 155, 120, 190 - comp, larg, alt, (cm) respetivamente.
Agradecia ajuda, FZ fvr.
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: É possível juntar Estrildídeos e Fringilídeos num viveir

esses ai pode sim, mas se for falar de tentilhoes ou degolados nao é boa ideia.

chamariz, dom fafe, lugre, pintassilva, pintaroxxo, bico de lacre, estrela, gold, e por ai, podem conviver em pequeno numero em viveiros relativamente pequenos.

isso nao se aplica a diamantes africanos e alguns asiaticos, e à maioria da fauna indigena, assim como aves tipo sparrow, bavette ou bichenov, ou javas e mandarins. já os manons (bengalim japao), atrapalham o choco dos frigilideos, entao nao sao boa ideia tb.

abraço
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
***
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: É possível juntar Estrildídeos e Fringilídeos num viveir

Boa noite,
Okok, eu ainda não adquiri os pintassilgos, tenho canários e recentemente adquiri o casal de bicos de lacre.
Mais de resto pus a questão porque sou um admirador compulsivo de fringilídios, embora sabendo da dificuldade em fornecer condições propicias para a sua criação.
Digá-mos que ando a investigar as minhas hipoteses, o meu viveiro é interior( foi feito numa marquise fechada), tem montes de luz e não está sujeito a temperaturas agrestes, pelo que há de servir para já.
De qualquer das maneiras Obrigado pela resposta, menos uma dúvida para arrastar comigo (ahahaha) nesta minha aventura a ler artigos e também (porque não) fazer umas perguntitas aqui no fórum em prol pela busca por mais conhecimento.
Mais uma vez, Muito Obrigado meu amigo e espero que esteja a ter boa sorte com as criações, se for o caso como é claro.
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: É possível juntar Estrildídeos e Fringilídeos num viveir

vamos desmistificar um negocio aqui, gente, algo importante: é extremamente fácil reproduzir qualquer tipo de ave em cativeiro, se a ave for corretamente domesticada anteriormente.

o que quero dizer com isso? tirados pequenos detalhes de ambiente, alimentação e etc e tal, se a ave for nascida em cativeiro e acostumada com gente, ela vai criar sem muitos problemas.

o problema é que os ditos bichos dificeis (inclui-se os frigilideos), sao em sua maioria oriundos de captura, por isso demoram a se acostumar ao cativeiro, e mesmo depois de acostumados, demoram para se acostumar a criar nesse novo ambiente, só o fazendo (nos primeiros tempos), caso o ambiente relembre o habitat natural.

criei tucanos, araçaris, turacos, melros metálicos, com quase a mesma facilidade com que criei mandarins, porque eram bichos ja nascidos em cativeiro (é de frisar que criei o tucanuçu/ tucano toco) em uma simples gaiolona de ferro galvanizado com ninho de madeira, com sucesso e varias ninhadas), enquanto me vi desgraçado para criar pintassilgos oriundos de captura.

do mesmo modo, pintassilgos que comprei ja nascidos em cativeiro, criaram facil em qualquer gaiolinha de canario.

ja aves de captura, no minimo um ano para começar a criar com elas.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
***
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: É possível juntar Estrildídeos e Fringilídeos num viveir

Boa noite,

Exato...

Cheguei a ler alguns artigos sobre criadores de fringilídeos, dos anos 80, que proporcionavam condições mesmo muito boas ás suas aves (aves estas que tinham sido capturadas por amigos passarinheiros) e demoravam 5, 6 anos até ás aves darem as primeiras crias.

Já agora aproveito para partilhar que por agora vou pôr esta vontade de criar fringilídeos em stand by, já que me iniciei na criação de Diamantes Mandarim (Gigantes ou de exposição), na linha de cor castanha.
É uma (sub-) espécie que sempre me agradou bastante mais de resto... Seja pelas mais de 400 mutações registadas (penso eu...) e claro, também por ser muito menos dispendiosa a compra de outros reprodutores sff.
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
***
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: É possível juntar Estrildídeos e Fringilídeos num viveir

Quando o acabar, vou ver se tiro umas fotos ao viveiro e publico para ver o que é que acham ;)
Cumprimentos,
Alberto Peixoto

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”