Porcelain
Mensagens: 4
Registado: sexta, 13/jun/2008, 17:51

Periquita sem penas, com 9 anos [ajuda]

Bom dia,

Gostaria de pedir a vossa ajuda e sabedoria para tentar perceber o que se passa com a minha periquita.

Ela tem cerca de 9 anos e há cerca de 1 ano e meio começou a perder algumas penas na zona da barriga. Ela como sempre foi gordinha pensei que fosse mesmo disso, se calhar por ignorância minha... :| O meu pai é criador de canários, observou-a, um pouco à procura de ácaros mas nada, limpa.Sempre teve apetite e continua a ter.

Neste últimos meses desta muda da pena comecei a ficar em alerta porque ela perdeu penas à volta do pescoço, penso que debaixo das asas também. Houve alturas que ela catava-se com tanta ferocidade que chegou mesmo a fazer sangue no pescoço.Ela continua a catar-se por vezes desta maneira, como se tivesse muito aflita, sente algo a mexer nela (Peço desculpa de não conseguir explicar melhor...)

Acho que esta perda de penas dela não se deve só à muda normal de penas mas a outro factor que não entendo qual. Parasita interno? :?

Há 1 mês que noto que as fezes dela são de cor normal mas por vezes muito liquidas, quase só água. Acho que neste momento melhorou nesse sentido mas continua a não ser muito normal.

Peço a Vossa ajuda, tenho muita estima nela, ela é a minha companhia :cry:
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: *AJUDA* - Periquita sem penas

Bom é assim a falta de penas pode ser derivada da falta/ carência de cálcio, ou seja, as aves tem uma grande necessidade de cálcio tal como nós humanos, para isso devemos fornecer às nossas aves osso de choco ou bloco de cálcio e grit. Se não forneces nada disto à tua ave é bom que comeces a fornecer-lhe o mais rápido possível. Portanto a tua ave pode estar a anrancar as próprias penas e a ingerilas para obter o cálcio, visto que as penas são uma fonte de cálcio.Quanto às fezes líquidas poderá ser derivado a diversos fatores, é muito importante ter à disposição da ave grit para lhe facilitar a digestão, visto que o grit ajuda bastante a moela a desfazer as sementes que a ave come. Espero ter ajudado
Cumprimentos...
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: *AJUDA* - Periquita sem penas

Para além do que o user canariomandarim referiu, que pode ser isso, eu acredito que seja mais ácaros que vivem debaixo da camada de pele que se alimentam do sangue e não das penas que chateiam a ave até ela arrancar as penas, qualquer produto que tenha como principio ativo a Ivermectina deve resolver o problema. Também pode ser stress.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Porcelain
Mensagens: 4
Registado: sexta, 13/jun/2008, 17:51

Re: *AJUDA* - Periquita sem penas

borllock Escreveu:Para além do que o user canariomandarim referiu, que pode ser isso, eu acredito que seja mais ácaros que vivem debaixo da camada de pele que se alimentam do sangue e não das penas que chateiam a ave até ela arrancar as penas, qualquer produto que tenha como principio ativo a Ivermectina deve resolver o problema. Também pode ser stress.
canariomandarim Escreveu:Bom é assim a falta de penas pode ser derivada da falta/ carência de cálcio, ou seja, as aves tem uma grande necessidade de cálcio tal como nós humanos, para isso devemos fornecer às nossas aves osso de choco ou bloco de cálcio e grit. Se não forneces nada disto à tua ave é bom que comeces a fornecer-lhe o mais rápido possível. Portanto a tua ave pode estar a anrancar as próprias penas e a ingerilas para obter o cálcio, visto que as penas são uma fonte de cálcio.Quanto às fezes líquidas poderá ser derivado a diversos fatores, é muito importante ter à disposição da ave grit para lhe facilitar a digestão, visto que o grit ajuda bastante a moela a desfazer as sementes que a ave come. Espero ter ajudado
Obrigada por toda a ajuda

Ela não gosta de osso de choco ou de grit, não come sequer ... Mas vou tentar de novo dar o osso de choco e o grit, pode ser que agora vá lá.

Sobre a Ivermectina o que me aconselham?

Aqui vai umas fotos dela:


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem
Porcelain
Mensagens: 4
Registado: sexta, 13/jun/2008, 17:51

Re: *AJUDA* - Periquita sem penas

Pesquisei agora sobre tudo o que me disseram e achei alopécia, será?

Há cura para tal?

Continuei a ler sobre Ivermectina e fui dar ao Pulmosan, que já utilizei há muitos anos nela porque tinha ácaros nos pulmões e resultou. Acham que deva tentar de novo?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: *AJUDA* - Periquita sem penas

Retiro o que disse sobre os ácaros, pelas fotos não me parece ser. Pelos locais sem penas parece-me que é ela que arranca por stress, pelo menos faz-me lembrar aqueles papagaios depenados pelo stress. Também pode ser um problema de pele...
Mas é impressão minha ou ela está muito gorda?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Porcelain
Mensagens: 4
Registado: sexta, 13/jun/2008, 17:51

Re: *AJUDA* - Periquita sem penas

borllock Escreveu:Retiro o que disse sobre os ácaros, pelas fotos não me parece ser. Pelos locais sem penas parece-me que é ela que arranca por stress, pelo menos faz-me lembrar aqueles papagaios depenados pelo stress. Também pode ser um problema de pele...
Mas é impressão minha ou ela está muito gorda?

Sim ela sempre foi gordinha ...

Bem estava mesmo a pensar que era ácaros, pela maneira por vezes "furiosa" como se cata ... :shock: Como se algo tivesse a mexer nela.

Ela come (às tts demais...), brinca cmg e está normal,tirando agora esta situação, que não sei o que fazer mesmo.

Acham que não vale a pena desparazita-la com ivermectina ? Just in case?

Encomendei numa loja perto de onde vivo este:
http://www.pet4you.net/aves/farmacia/de ... asita.html

HELP :?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Periquita sem penas, com 9 anos [ajuda]

Não perde nada em aplicar o produto.
Também não afirmo que não sejam ácaros, pois podem ser, mas pela foto não me parece. Caso seja é fácil de resolver e daqui a umas semanas começa a ver melhorias. Se for stress é que é pior.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “PSITACÍDEOS”