damata
Mensagens: 30
Registado: domingo, 09/ago/2009, 03:36

Crias de melro - o que fazer?

boas pessoal,á coisa de 2/3 meses,estava a podar uma palmeira que tenho no quintal,quando me saltam 3 ratos e correm pelo quintal a fora,até me assustei,uma das cadelas(petra) encurralou 1 e foi aí que ouvi que era uma cria de melro aos "gritos",lol,mandei a cadela parar e apanhei o, a petra encontrou os outros 2 que apanhei tambem,pu los numa gaiola e continuei a podar,passado 1 minuto o pai melro apareceu furioso a fazer me razias em voú,quase me tocava :D ,nesse dia andei a apanhar minhocas para lhes dár,mas no segundo dia e como o pai estava tão cioso das crias,decidi meter a gaiola na rua,cortei 1 dos arames verticais da grade para o pai poder enfiar a cabeça, e meti 2 poleiros da parte de fora, escondi me e fiquei á espera,pouco depois lá aparece ele com uma minhoca no bico,andou lá um bocado á toa,mas lá descobriu a abertura... :D

foto dos 3 na gaiola(por sinal,bastante suja :roll: ),estava na rua fora de uso...

Imagem

aqui o pai a controlar me enquanto levava os filhos:
Imagem


e por fim o pai a alimenta-los(nunca ví a femea,ele criou os sozinho) :cheers:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Leonel Calção
Mensagens: 41
Registado: domingo, 03/ago/2008, 14:55

Re: crias de melro

Bom dia,

Agora só tens que as soltar...

Um abraço
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: crias de melro

E quando é que os soltas?
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: crias de melro

Se não os soltar, o pai vê que eles não saem e acaba por os matar ele. Envenena-os.
Imagem
damata
Mensagens: 30
Registado: domingo, 09/ago/2009, 03:36

Re: crias de melro

calmaaaa pessoal,já os soltei á uns 15 dias :D ,assim que comecaram a voar foram á vida deles,pelo menos 2,porque o outro conseguio sair da gaiola e os cães bimba... :roll:
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: crias de melro

Que estoria é essa se não os soltar que o pai os mata deves falar só do que sabes claro que não mata morrem por não aprendem a comer dentro da gaiola , secalhar tambem pensas que os pintassilgos matam os filhos , não não matam eu falo do que sei ,agoara se era para os soltar não precisavas de os por dentro da gaiola bastava apenas amandalos para fora do alcance da cadela que eles se desenemerdavam sozinhos abraço
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: crias de melro

joaofontanelas Escreveu:Que estoria é essa se não os soltar que o pai os mata deves falar só do que sabes claro que não mata morrem por não aprendem a comer dentro da gaiola , secalhar tambem pensas que os pintassilgos matam os filhos , não não matam eu falo do que sei ,agoara se era para os soltar não precisavas de os por dentro da gaiola bastava apenas amandalos para fora do alcance da cadela que eles se desenemerdavam sozinhos abraço
Boas,

Não percebo a necessidade desta forma de escrita tão agressiva para dar a conhecer o seu ponto de vista.
Não me parece de todo adequada a situação.

Mas voltando ao tema dos pais matarem as crias, não digo que seja verdade ou mentira.
Mas vou contar uma historia já com alguns anos que eu presenciei, como muitos sabem eu sou contra a captura de aves silvestres e como tal a historia não se passou comigo mas sim com um vizinho que tinha uma ninhada de pintassilgos dentro de uma gaiola onde os pais os estavam a alimentar.
Algum tempo depois o meu vizinho mostrou-me as crias já a comer no comedouro dentro da gaiola, mas com medo de ainda não sobreviverem sozinhas deixou-as estar mais uns dias na gaiola pendurada na arvore, noutro dia fui ver as aves com o meu vizinho e estavam muito bonitas e activas a comer e tudo, nessa tarde diz-me o meu vizinho que tinha dado com todas as crias mortas depois de os pais terem estado a alimenta-las.
Do que morreram não sei, mas se não foi os pais o que levou a estas mortes tão repentinas, e não me venha com o não sabiam comer na gaiola, porque eu ao longo de vários dias que as via comer sozinhas.
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: crias de melro

pessoas como o senhor, desculpe-me a descaradeza, mas não são bem vindos a este forum! Para já o senhor pode saber muita coisa mas de fauna europeia não deve saber nada! e depois se não tem sentido de ajuda, e se não gosta de ajudar aves não sei o que está aqui a fazer!
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: crias de melro

Concordo perfeitamente, João Samuel.
Tambem não vejo qual foi a necessidade de se pegar num tópico que já tinha sido esclarecido á coisa de 4 meses e de repente entrar aqui com toda a arrogância, no sentido de criticar em função de denegrir em vez de apoiar, ajudar ou partilhar com elequencia, opiniões.
Só eu tive que ler a mensagem 3 vezes, pois este forista nem se deu ao trabalho de corrigir os erros que eram de palavra sim, palavra não, palavra sim, palavra sim...


Gustavo
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: crias de melro

Boa noite a todos/as. Aquilo que o Ricardo disse e totalmente verdade... Muitas vezes basta o casal de melros desconfiar que o ninho deles foi descoberto que eles matam as crias dando um veneno.... Agora nao quero com isto criar confusoes com ninguem!!! Abraço a todos
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: crias de melro

jovem criador Escreveu:Boa noite a todos/as. Aquilo que o Ricardo disse e totalmente verdade... Muitas vezes basta o casal de melros desconfiar que o ninho deles foi descoberto que eles matam as crias dando um veneno.... Agora nao quero com isto criar confusoes com ninguem!!! Abraço a todos

Postado assim, pode ter a certeza que não cria confusões nenhumas, caro forista.
E de certeza que até se podia aprofundar mais o tópico, pois até eu desconhecia esse comportamento.


Gustavo
Última edição por Gustavo Figueiredo em terça, 08/dez/2009, 12:19, editado 1 vez no total.
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: crias de melro

Quando era mais novo ia varias vezes com o meu pai aos ninhos de melro, coisa de que hoje nao me orgulho muito e que me arrependo, mas isso chegou a aconteçer varias vezes, encontrar-mos ninhos os pais desconfiarem e chegava-mos alguns dias depois e as crias estavam todas mortas no ninho e ouvi relatos sobre este assunto entre familiares meus, portanto leva-me a concluir que esses relatos sao verdadeiros, agora cada um tem a sua opiniao, mas e escusado falar assim como um outro forista falou!!! Abraço
alfaiate
***
Mensagens: 199
Registado: sexta, 18/dez/2009, 22:13
Localização: Leiria

Re: crias de melro

segundo o que o meu pai diz; quando se tem uma ave na gaiola e ão os pais a criala, quando ela fica grande por norma os pais custumam mata-los
por isso segundo o meu ver é sempre melhor comprar a um criador de confiança, pois assim sabemos que a ave não foi retirada da natureza, do que sermos nós a crialas e depois os pais matalas, pois nem a natureza fica com as aves nem nós!
jros
Mensagens: 11
Registado: sábado, 10/jan/2009, 18:44

Re: crias de melro

boas,
atitude interessante, nunca ouvi falar nisso, curioso..., mas é sempre bom saber
tony
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 18/jul/2009, 14:10

Re: crias de melro

Boas Tardes,só queria mostrar o meu apoio quanto á conduta de outros foristas em relação a este senhor Joâo e foi advertido por mim por mp ,pra ter mais atenção quando emite uma resposta ,pois parece-me que critica tudo e todos ,não revelando tanto assim a sabedoria que diz saber .
Ótimas fotos e julgo ser 2 fêmeas e um macho ,agora devem de estar bem bonitos ,é incrivél a capacidade de aprendizagem destas aves ,faz-se sempre o mesmo assobio e em dias imita-o na perfeição ,pode até chegar a dizer algumas palavras tal como a pega rabuda
Cumpr e boas festas
António Salema

Voltar para “Insectívoros”