vascotecm
Mensagens: 8
Registado: terça, 17/mai/2011, 12:00

Conure peito cinzento - postura

Bom dia,
Tenho uma fêmea de conure de peito cinzento com 4 anos, que é a mascote lá de casa e aqui há uns meses um amigo meu que tem um macho foi para fora e pediu para eu ficar com ele. Inicialmente tinha-os em gaiolas separadas, mas como vi que não eram agressivos um com o outro juntei-os e lá ficaram.
Quando o meu amigo chegou, lá levou o papagaio e para meu espanto, quando cheguei à gaiola uns dias depois, reparei que tinha lá um ovo. Como não tinha ninho e estava no chão, peguei nele e coloquei um pouco de aparas por baixo e ela continuou a chocar. Passados uns dias ela, pôs mais um ovo e todos os dias punha um e já vamos em sete.

Entretanto rejeitou o primeiro ovo, terá sido de lhe mexer? Já o retirei pois estava fora do ninho e notei que era mais pequeno que os outros, fui ver à luz e não vi nada ,era só clara... nem um ponto.

Gostaria de ter a certeza que os restantes estão fecundados, mas tenho medo de lhes mexer e depois ela os rejeitar, o que faço?

Eu queria criá-los à mão, até porque fiz o mesmo com a mãe e saí-me muito bem, devo tirá-los logo quando nascerem, isso não faz com que ela ponha mais ovos? Eu não queria que ela pusesse mais ovos, por questões de saúde.

Relativamente à alimentação, eu dou-lhe uma mistura de Nutribird G14 com comida de papagaio, seria aconselhável dar-lhe cálcio ou outro suplemento?

Quanto às crias, eu dei a minha fêmea uma papa da nutribird, mas já vi que há vários "modelos", alguém sabe o mais indiciado, pois não me lembro?

Os meus cumprimentos e muito obrigado,
Vasco Teixeira Esteves da Silva Pereira
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Conure peito cinzento - postura

Se receia que ela rejeite por mexer nos ovos, então não mexa ;)
Mas diga-me uma coisa, ela está permanentemente a chocá-los? Se ela sai para comer, e se até é mansa e está domesticada, talvez você a possa distrair numa das saídas do choco e sem que ela veja você ou alguem possa observar os ovos com um mira ovos para ver se estão fecundados. Nem precisa de tirá-los do sitio, basta encostar ligeiramente e com cuidado o mira-ovos e observar se vê vasos sanguineos ou mesmo o embriao.
Se não estiverem galados, o que é uma possibilidade, pode sempre pedir ao seu amigo para lhe 'emprestar' o macho por uns tempos e fazer uma criação como deve ser. O que eu não sei é como é a formação de casais nesta especie, e se a separação do "casal" depois não causa nenhum tipo de "trauma" ás aves. Veja isso com quem conhecer bem a especie.
vascotecm
Mensagens: 8
Registado: terça, 17/mai/2011, 12:00

Re: Conure peito cinzento - postura

ela está sempre mo choco, mas agora nem me deixa aproximar da gaiola. Só consigo tocar nela quando está cá fora.
Relativamente ao miraovos, não tenho nenhum, por isso a minha ideia era ver encostado a uma lampada.
Pois realmente, não pensei que pudessem formar um casal, espero que não lhe tenha causado nenhum trauma.
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Conure peito cinzento - postura

vascotecm Escreveu:ela está sempre mo choco, mas agora nem me deixa aproximar da gaiola. Só consigo tocar nela quando está cá fora.
Relativamente ao miraovos, não tenho nenhum, por isso a minha ideia era ver encostado a uma lampada.
Pois realmente, não pensei que pudessem formar um casal, espero que não lhe tenha causado nenhum trauma.
sem mira-ovos, realmente não aconselho a mexer porque o manuseamento para ver a uma lâmpada é mais 'invasivo'. Olhe...sendo assim, é esperar até ao fim do choco e ver se o macho a galou antes da postura e os ovos ficaram fertlizados, ou não.
vascotecm
Mensagens: 8
Registado: terça, 17/mai/2011, 12:00

Re: Conure peito cinzento - postura

Tive a ler a internet uns artigos sobre mexer nos ovos etc e fiz o que la dizia, lavei bem as mãos com um antibacteriano e depois com alcool e deixei secar. esperei que ela saisse cá para fora e aproveitem para lhe dar um banho.
Enquanto estava distraida, observei-os com uma lampada LED, que aquece muito pouco, um por um. O primeiro ovo foi posto há 15 dias e num deles vejo uma massa vermelha, parece uma rede. Nos restante observo o mesmo mas de menores dimensões.
Ao que me parece, estão galados, comparando com as imagens que vi.
Bem vou esperar e não mexo mais e seja o que deus quizer...

Obrigado
vascotecm
Mensagens: 8
Registado: terça, 17/mai/2011, 12:00

Re: Conure peito cinzento - postura

Já se vêem os embriões a mexer ... não tarde temos conures!!!
Já agora qual é a largura das anilhas para conure de peito cinzento?
Já não vou a tempo de requisitar as da AAP, mas descobri umas de metal para criadores, pelo menos para me orientar com as aves depois de as mandar sexar, são as seguintes http://www.pet4you.net/en/birds/accesso ... rings.html
Alguém já usou estas anilhas?

Voltar para “Psitacídeos Americanos”