António Duarte
***
Mensagens: 210
Registado: domingo, 22/out/2006, 13:00
Localização: Aveiro

Reconhecimento do estatuto de criador ?

Caros foristas,

Para quando o reconhecimento do estatuto de criador, pelas autoridades oficiais ?


Uma Santa e feliz Páscoa , para todos os foristas .

Tóni Duarte


www.cobl.no.sapo.pt
Avatar do Utilizador
boavida
***
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16
Localização: Lisboa
Contacto: Sítio web

Saudações ornitologicas

Senhor Antonio Duarte excelente tópico que levanta duvidas na minha pessoa.
Isto porque isso é um reflexo do ultimo post que escrevi no avespt. :shock:
Na minha opinião é que vamos vender nas feiras.
Até acho que o "negocio da aves" é rentavél para toda a gente
Em relação ao estatuto de criador desconheço por completo. Se existe informem-me porque eu gosto de estar informado.
desculpe mas não sei mesmo ( eu sei que é uma resposta ...) :cry:

Apenas sei que existe um regulamento interno do clube e das federações em relação à lei Portuguesa desconheço por completo.

Ideia
1º Deveres perantes as aves.
2º Direitos adquiridos ao ter comprado aves em lojas de aves
3º Deveres perante lei Portuguesa.
4º União de toda os criadores nacionais para o estatuto ser real e
praticado.


mas devo estar a mandar penas para o ar .
Excelentes criações para si Senhor Antonio Duarte
Avatar do Utilizador
boavida
***
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16
Localização: Lisboa
Contacto: Sítio web

O estatuto do criador só serve para irmos as exposições?
António Duarte
***
Mensagens: 210
Registado: domingo, 22/out/2006, 13:00
Localização: Aveiro

Caro amigo ,

Existem pessoas que já respoderam a alguns tópicos neste forum , que estão por dentro desta questão. Só espero que essas pessoas possam informar.




Saudações ornitófilas


Tóni Duarte
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
como há poucos comentários, permitam-me o meu:
boavida Escreveu: 1º Deveres perantes as aves.
O respeito. Existem os direitos dos animais. Aves são animais logo há que respeitar os seus direitos.
2º Direitos adquiridos ao ter comprado aves em lojas de aves
O direito a ser informado correctamente acerca dessa ave. Mas aqui lá voltamos à vaca fria. Se há lojas sérias, que as há!!! também há aquelas até onde um casal de 2 machos ou de 2 femeas cria bem!
3º Deveres perante lei Portuguesa.
Cumpri-la. Tal como qualquer cidadão em qualquer situação, seja ela boa ou má, concordemos ou não com ela. Podemos sempre reclamar... mas
4º União de toda os criadores nacionais para o estatuto ser real e
praticado.
Sim, concordo com a união e faço votos para que se concretize, com ou sem estatuto. Quanto mais alineas existirem mais temos para infringir. (no bom sentido, é claro)
mas devo estar a mandar penas para o ar ..
Porquê? Amigo Boavida estamos num forum público, desde que não se ofenda ninguém podemos discurdar, mandar bitaites, fazer sondagens (mesmo que tarde a aparecer uma analise dos resultados (Ha Ha Ha, esta foi para ti Silva... espero que não te ofendas), não nos devemos arrepender de mandar penas para o ar... podem é cair nas nossas gaiolas.
Cumprimentos e boas criações também para sí.
Carlos Felicio
Avatar do Utilizador
boavida
***
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16
Localização: Lisboa
Contacto: Sítio web

Saudações ornitologicas

como já referi anteriormente existe um estatuto de criador para os clubes,federeções etc, mas a pergunta mantem-se .
Perante a lei Portuguesa, a legislação existe ?
Sobre a avicultura tenho conhecimento que sim , será que para vender existe alguma restricção ? por exemplo um Bengalim do Japão ou um Pardal de Java numa loja, ou na minha casa? quando menciono resctricção no sentido de levar uma multazinha por "mau estacionamento".

Continuação de boas criações.
Boavida
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Estatuto de criador

Olá,

Existem duas questões diferentes a nivel de legalização.

Uma é a parte fiscal (essa já existe) - tem a ver com a legalidade da venda/trocas comerciais de aves e semelhantes.

Outra é a parte técnica (que não existe) - tem a ver com a autorização de criação de animais e condições necessárias. Existe alguma coisa sobre animais de estimação, existe alguma coisa sobre instalações, sobre condições, sobre lojas, mas concretamente sobre reconhecimento de criadores particulares não.

Ou seja, existe uma forma legal de alguém vender as suas aves, mas não existe uma forma legal "clara" de ser autorizada a criá-las. Isto se não quiser criar quase um aviário...

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
António Duarte
***
Mensagens: 210
Registado: domingo, 22/out/2006, 13:00
Localização: Aveiro

Boas tardes caros foristas,



mais uma vez vejo,que o reconhecimento do estatuto de criador se encontra em banho maria , lamentavel. Em tempos assisti a um congresso ( Esmoriz ou Rio Meão , não tenho bem a certeza ) , e lá foi dito que se estava a tentar resolver esse problema , mas até à data não se tinha conseguido resolver , pelo motivo de ter havido várias alterações de governos , secretários de estado , etc. Agora que não se têm verificado nada disso , qual é o problema ...?
Esta questão é fundamental para o desenvolvomento da ornitologia nacional, pois vejamos o seguinte :

O governo reconhece as federações e os clubes , porquê não reconhece os criadores , que são parte destas estruturas ?

À manha ou além, poderemos vir a ter problemas para vender as nossas aves , transportar as mesmas , e apanhar multa por transportar as nossas aves e até ficar sem elas , etc.
Este problema têm que ser resolvido pelas federações, e o mais rápido possível , para que todos nós possa-mos estar legalizados .
Se estivermos legais , nada disto nos acontece. :lol:


Saudações ornitófilas

Tóni Duarte - Águeda


www.cobl.no.sapo.pt
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Opinião sobre o Estatuto do Criador

:D Ola a Todos!


Toni será que o governo reconhece as Federações e os Clubes?

Pelo panorama que tenho apreciado, o Governo e os Ministérios dos varios Governos da Republica Portuguesa, não tem consciência de quantos somos, quanto dinheiro é movimentado em comida, acessórios, gaiolas e empregos indirectos a Ornitofilia movimenta.

Sim sabemos que existem empresas, lojas, armazéns que o seu negócio é a venda de sementes, fabrico de gaiolas, bebedouros, suplementos alimentares, acessórios como seja bebedouros, poleiros, ninho, etc.

Uma ideia que não ajuda muito é a ideia de que somos amadores, estamos aqui sem fins lucrativos. Ok mas os clubes organizam exposições nacionais e internacionais, com tudo o que se gera a sua volta. Eu sou amador não ganho dinheiro com as minhas aves, tento mas é não ficar totalmente depenado. Mas o lojista que me vende as sementes, os acessórios, os complementos, a gasolina que eu gasto nas minhas deslocações para as exposições, os livros que eu compro, e as despesas com a ligação a net, telefonemas e tudo o que gira a volta do meu hobby eu pergunto é sem fins lucrativos?

Infelizmente a imagem do criador de aves, ainda é confundida com a do passarinheiro, que anda a apanhar aves silvestres que morrem em gaiolas pequeninas. Ou seja ainda esta ligada a tradição. Eu digo que a tradição já não é o que era... Mas muitos responsáveis do governo e dos ministérios não sabem nem conhecem a realidade.

Ainda recentemente do seminário da AAP (Associação de Avicultores de Portugal), tive a confirmação desta triste realidade expressa nas palavras de uma pessoa bem posicionada nos meios "Ministeriais".

Também a ideia, dos que não nos conhecem, é que não somos úteis a sociedade. Basta ver alguns artigos de jornais diários a cerca das exposições quando so destacam o concurso de beleza das aves. Esquecem-se os jornalistas que por de traz de uma bela ave, esta muito estudo, muita ciência de genética, nutrição, tempo na companhia das aves. A criação em ambiente domestico é útil a sociedade, pois contribui de uma maneira lúdica a cultivar a Natureza em casa. O ciclo de vida de uma ave e os seu problemas, são acompanhados e compreendidos pelos criadores.

Se assim não fosse as Portarias que regulamentam a criação de aves da fauna europeia já a muito teriam sido publicadas.

De quem é a responsabilidade? Não sei mas a luz do dia desse "Estatuto de Criador" deve ainda demorar bastante. Oxalá eu me engane!
Não me importo que me traga mais despesas, não julguem que pela actividade ser sem fins lucrativos, não seremos obrigados a pagar qualquer coisa. :lol:

A minha sugestão é que os clubes se organizem e apresentam as Federações uma petição para resolver o assunto juntos das autoridades competentes.

Desculpem a sinceridade da minha opinião pessoal, é o meu ponto de vista, admito que se calhar até posso estar enganado. :wink:

Cordiais cumprimentos a todos, :)
Avatar do Utilizador
boavida
***
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16
Localização: Lisboa
Contacto: Sítio web

Saudações Ornitólogicas

Estatuto de criador ainda não "saiu do ninho" será que ainda está para nascer o estatuto ou o conceito de criador? :lol:
No entanto vai-se vendendo o que se pode , tudo o que vem a rede é passarinho $$$$, a qualidade já pode ser discutida . Pergunta-se aqui nesta tertulia social que é o avespt, havendo alguem que é membro da COM-Mundial não poderá informar-me e aos presentes deste forum se existe alguma legislação interna dentro da COM-Mundial com documentos sobre o estatuto de criador. Apenas o que li foi uma explicação interessante relativamente a economia da ornitofilia e ornitologia a nivel mundial. A vantagem seria benéfica para todos mesmo para aqueles que não podem "mudar" por vários motivos. Não entendo as politicas internas de cada clube ou federação mas no entanto existe um desejo de ser "criador" de alguma coisa nem que seja de aves selvagens.
Tambem não entendo como é que se criam perdizes para a caça ,não tendo um estatuto qualquer, talvez pertencendo a alguma industria alimentar.Existem várias coisas que neste momento eram essencias para a industria ou pequenos comerciantes sobreviverem à crise que está instalada por dois motivos: Inflação versus gripe das aves.
Urge o tempo de mudar pela biosegurança de todos e claro a sobrevivência das pequenas empresas já instaladas ou por instalar neste pequeno País que tem muitas coisas boas. Uma delas é saber manejar aves como ninguem no mundo, mas pode-se ter inveja do canario do vizinho que não é criador mas quem afinal é criador só por ter uma anilha? Não se pode compreender com as mudanças climáticas que se matem indiscriminadamente aves como o Estorninho e não se pode ter em cativeiro legalmente. é preferivel matar as gralhas à fisgada e estarem em vias de extinção. é preferivel vender ilegalmente e dormir descansado porque já se tem uns trocos no bolso. mudar a mentalidade é descobrir que existem alternativas. Atenção que não sou contra a caça !
Cumprimentos
Boavida :lol:
António Duarte
***
Mensagens: 210
Registado: domingo, 22/out/2006, 13:00
Localização: Aveiro

Caros amigos ,



Gostaria de saber se nos outros paises , os criadores não são reconhecidos , se têm problemas com as autoridades , etc .
No referido congresso , a direcção da FONP, assumiu estar a tratar desse assunto , portanto se`a alguém representante dos clubes esse alguém é a federação . Na minha mudesta opinião, este assunto têm que ser rápidamente resolvido, caso contrário , iremos perder num futuro próximo muitos criadores .

Atenção , que esta é apenas a minha opinião .

Saudações ornitófilas .


Tóni Duarte - Águeda
Avatar do Utilizador
boavida
***
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16
Localização: Lisboa
Contacto: Sítio web

pedido de esclarecimento

Boas exposições e boas vendas!

Alguem neste forum pode-me informar qual é o estatuto de criador na bélgica ou na holanda? e se existe algum documento escrito sobre o que é um criador seja nas horas vagas ou a tempo inteiro.
Tenho reparado que muitas vezes as questões são levantadas e muitas vezes fico sem saber em que tempo estamos.
:lol:

Voltar para “Tertúlia Social”