renatorebelo
Mensagens: 22
Registado: quinta, 03/mar/2011, 16:57

Acasalamento de Neophemas - dúvidas

Boas tardes,
Gostaria que me esclarecessem duas questões por favor, sobretudo pelos especialistas de neophemas.
Tenho um casal de Turquoisine numa divisória e noutra divisória uma fêmea Turquoisine e um Elegante.

Coloco as questões:
1. O meu casal de Turquoisines numa postura de 6 ovos, e depois de eclodirem deixaram morrê-los à fome. Acredito que tenha sido a primeira postura e é uma situação que pode acontecer, mas a minha questão é a seguinte, o macho durante a postura e o choco arrancou as penas à fêmea na cabeça, acham que é um comportamento normal desta espécie?

2. Relativamente às outras duas aves, Elegante (macho) e Turquoisine (fêmea) como estão colocadas num viveiro de exóticos acabaram por acasalar e tenho neste momento 3 crias, o que pretendia saber é o que poderá sair deste cruzamento, alguma ave híbrida? Ou alguma espécie nova?
Cumprimentos e obrigado
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: Acasalamento de Neophemas - dúvidas

Boas,
renatorebelo Escreveu:2. Relativamente às outras duas aves, Elegante (macho) e Turquoisine (fêmea) como estão colocadas num viveiro de exóticos acabaram por acasalar e tenho neste momento 3 crias, o que pretendia saber é o que poderá sair deste cruzamento, alguma ave híbrida? Ou alguma espécie nova?
O que fez é altamente incorrecto e repreensível, como é óbvio ao cruzar 2 espécies diferentes vai obter Híbridos (lixo) e não uma espécie nova. :evil:

Se gosta de aves no geral e de Neophemas em particular não volte a fazer tal coisa, apelo ao seu bom senso para que não crie com esses híbridos, para não continuar a contaminar o património genético das espécies.

Mantenha estas 3 aves apenas como Pet´s…
renatorebelo
Mensagens: 22
Registado: quinta, 03/mar/2011, 16:57

Re: Acasalamento de Neophemas - dúvidas

Como é que pode dizer que uma ave é lixo? As duas espécies acasalaram num ninho de exóticos e não propositadamente!
Tenha um pouco de moderação nas suas palavras por favor
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: Acasalamento de Neophemas - dúvidas

Boas,
renatorebelo Escreveu:Como é que pode dizer que uma ave é lixo?
Em termos genéticos neste caso é “lixo”, agora a ave em si não, os pobres seres não pediram para nascer.
renatorebelo Escreveu: As duas espécies acasalaram num ninho de exóticos e não propositadamente!
Poderia simplesmente ter eliminado os ovos e retirado o ninho.
Muitos lhe diriam para abater as aves, mas eu não sou apologista de tal medida, o melhor a fazer é não criar com elas, não dar, não vender… Fica com elas como Pet´s pois só assim poderá ter a certeza que ninguém vai criar com elas e continuar a destruir o património genético de todo este grupo de aves.
renatorebelo Escreveu: Tenha um pouco de moderação nas suas palavras por favor
Pela minha experiencia palavras moderadas neste tipo de situações não produz grandes resultados, tenho a certeza que o amigo despois desta conversa vai querer saber mais sobre o porquê de ser algo de condenável criar Híbridos e ao estar mais informado não voltará a cometer o mesmo erro.

Pelo menos assim o espero :wink:
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Acasalamento de Neophemas - dúvidas

Ola não te preocupes porque essas aves e nem entendo nada dessas aves em concreto ,mas tenho umas luzes bem acesas sobre genetica e fica descansado e descansa quem ficou atrapalhado que essas aves serão inferteis de certeza por isso se acasalarem usa-las como madrastas e digo te mais!!!! sem querer levantar polemicas sim se fossem ferteis coisa que não serão, poderia sim ser o começo de uma nova raça, quantas raças não foram criadas a partir de hibridação ??dou te um exemplo os hibridos de pintas com canarias são inferteis mas há uma infima hipotese de aparecer algum fertil as vezes demora anos mas quem tenta as vezes ate consegue mas só oos machos as femeas nunca mesmo !! se fossem todos ou pelo menos a maioria ferteis os primeiros sim seriam hibridos mas e os filhos desses hibridos ?? eram hibridos tambem ?? sendo filhos de duas aves com a mesma genetica ou seja 50% canaria 50 % pintas va respondam me la então por favor
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: Acasalamento de Neophemas - dúvidas

Boas,
joao1961 Escreveu: e nem entendo nada dessas aves em concreto ,mas tenho umas luzes bem acesas sobre genetica e fica descansado e descansa quem ficou atrapalhado que essas aves serão inferteis de certeza
De facto não entende mesmo, pois infelizmente os Híbridos resultantes de acasalamentos na família Neophemas são férteis, neste ponto adorava dar-lhe razão mas não posso uma vez que a fertilidade deste tipo de Híbridos esta mais que comprovada, para mal destas espécies.
joao1961 Escreveu: poderia sim ser o começo de uma nova raça, quantas raças não foram criadas a partir de hibridação??
Estamos aqui a confundir raças com espécies!!!
joao1961 Escreveu: mas e os filhos desses hibridos ?? eram hibridos tambem ??
Sim, Híbridos na mesma…
renatorebelo
Mensagens: 22
Registado: quinta, 03/mar/2011, 16:57

Re: Acasalamento de Neophemas - dúvidas

Agradeço os comentários, mas como referi anteriormente as 3 crias nasceram por acaso, num ninho de exóticos. Desconhecia o facto de que as duas espécies poderiam acasalar e criar prole.
Cumprimentos

Aproveito para pedir que me esclareçam a 1ª questão por favor
Avatar do Utilizador
marco fernandes
****
Mensagens: 365
Registado: sábado, 04/fev/2012, 19:53
Localização: Lousado-V. N. Famalicão

Re: Acasalamento de Neophemas - dúvidas

A maioria de hibridos, como as mulas, não pode ter crias. Contudo existem hibridos que podem ter crias, e essas sim serão estéreis. Conhecidos por hibridos de segunda geração. será que isso existe nas aves?
Caso um suposto hibrido possa desenvolver ter crias não estéreis, aí não estaremos a falar de hibridos mas de individuos da mesma espécie ou sub-espécie.
Mas ninguém se entende muito bem com estas definições!
Leiam isto da Wiki pédia:
"Formação de híbridos
Um ligre é um híbrido originado do cruzamento de um leão com uma tigresa.
Criadores e sitiantes sabem que a mula (exemplar fêmea) e o mú ou macho (exemplar macho) são híbridos estéreis que apresentam grande força e resistência. São o produto do acasalamento do burro (Equus asinus) (2n = 62 cromossomas) com a égua (Equus cabalus)(2n = 64 cromossomas). As mulas têm 2n = 63 cromossomas,[22] porque são resultantes da união de espermatozóide com n = 31 cromossomas e óvulo com n = 32 cromossomas.
Considerando os eventos da meiose I para a produção de gametas, o mú e a mula são estéreis. Os cromossomas são de duas espécies diferentes e, portanto, não ocorre pareamento dos chamados cromossomos homólogos, impossibilitando a meiose e a gametogénese.
Por conseguinte não existe a espécie "mula" porque mús (machos) e mulas são estéreis e não se reproduzem: por não se reproduzirem não se enquadram na definição de espécie.
Outro exemplo de indivíduos originados pelo cruzamento entre espécies diferentes é o ligre, cujos machos são estéreis mas as fêmeas são férteis, produzido pelo cruzamento entre um leão e uma tigresa.[23]"
Cumprimentos,
Marco Fernandes
STAM 789M
e-mail: marcohof@sapo.pt
Facebook: www.facebook.com/celeiro.azul

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”