LuixFlip
Site Admin
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Contacto: Sítio web

novos casais de exoticos

ola

hoje adquiri dois novos casais de exoticos que nunca tive no meu plantel, um casal de diamantes estrela e outro de "capuchinhos" (nome que o vendedor lhe deu), gostava que me pudessem dar alguma informação acerca do modo de criar ambas as especies mas especialmente em relação ao segundo casal pois não consigo encontrar informação acerca deles

um abraço

LuixFlip
Tiago Neves
Site Admin
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55

Re: novos casais de exoticos

LuixFlip Escreveu:hoje adquiri dois novos casais de exoticos que nunca tive no meu plantel, um casal de diamantes estrela e outro de "capuchinhos" (nome que o vendedor lhe deu), gostava que me pudessem dar alguma informação acerca do modo de criar ambas as especies mas especialmente em relação ao segundo casal pois não consigo encontrar informação acerca deles
Ola LuixFlip!

Eu a alguns anos tive 2 casais de capuchinhos um casal de cabeça branca e outro de cabeça preta!
Os teus são dos quais?
As condições de alojamento são iguais aos exoticos australianos e na alimentação tambem!
Quanto a reprodução não posso falar muito pois nunca criaram, tive foi um caso de um bengalin do japão se encasalar com uma capochinho de cabeça branca e sairem hibridos!
Mas aventuras destas tive muitas pois os bengalins do japão andavam-se sempre a encasalar ou com bicos de chumbo ou com capuchinhos!
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Capuchinhos (Lonchuras ??)

Olá,

Capuchinhos existem muitos, várias espécies têm este nome e algumas são muito mais acessíveis que outras.
Primeira coisa seria saber a espécie, já que existem várias parecidas, depois se são ambos da mesma espécie (olhem que acontece!!), depois se são um casal (o maior problema com estas aves).

Depois pensar então em condições, algumas podem ser tratadas como australianos (pessoalmente não concordo com a mesma alimentação), mas outras são muito mais exigentes! E com algumas é curiosamente mais fácil criar hibridos (mestiços) do que criar com eles.

Venham umas fotos para tentarmos ajudar mais.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
LuixFlip
Site Admin

ola

obrigado pelas vossas respostas
Os teus são dos quais?
os meus são de cabeça preta, pelo menos o macho, a femea é de um tom acinzentado
os bengalins do japão andavam-se sempre a encasalar ou com bicos de chumbo ou com capuchinhos
eu tenho um casal de bengalins a criar isolados de outras aves, e dentro em breve devem nascer as crias, mas já vi que não os posso colocar no viveiro comunitário pois pelos vistos são uns "ganda malucos" :lol: :lol: :lol:

Primeira coisa seria saber a espécie, já que existem várias parecidas, depois se são ambos da mesma espécie (olhem que acontece!!), depois se são um casal (o maior problema com estas aves).
não tem dimorfismo sexual??? é que os que comprei, segundo o vendedor, o macho é totalmente diferente da femea!!! :? :? :?
Venham umas fotos para tentarmos ajudar mais.
de momento só posso colocar uma foto de um muito parecido que encontrei na net, mas no fim de semana já posso tirar ao casal que adquiri :wink:

um abraço

LuixFlip
LuixFlip
Site Admin

ola

aqui estão as fotos dos meus "Capuchinhos", espero que me ajudem e me digam que é realmente um casal

o macho(?):

Imagem

a femea(?):

Imagem

e uma foto do casal(?):

Imagem

bom fim de semana a todos

um abraço

LuixFlip
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Um macho e uma femea até podem ser o problema é que são de especies diferentes
Pedro Ramalho
Pedro Sousa
Registado: domingo, 13/jan/2008, 21:44

Boa noite LuixFlip

Pelo pouco conhecimento que tenho desta espécie, penso que se trata de um Lonchura atricapilla. Nas fotos tem uma ave adulta na 1 e julgo ser um juvenil na 2 foto.
Neste momento andam a aparecer no mercado quantidades anormais de certas espécies de africanos como os mosqueados ,worabee, ignicolor, os tais capuchinhos de cabeça preta e também rouxinois do japão, que são capturados em certas zonas do nosso país e depois pedem preços malucos como se trata-se de uma ave nascida em cativeiro e devidamente anilhada.
Aves nascidas em cativeiro são sempre mais faceis de reproduzir.
Neste caso dos africanos comprem só com anilha, evitando assim aqueles que sem escrúpulos andam a encher a carteira à conta dos que ainda não tem conhecimento da situação.

Um abraço

Pedro Sousa
LuixFlip
Site Admin

ola

obrigado pelas vossas respostas, então quer dizer que pode ser uma ave juvenil e outra adulta??? ou mesmo de espécies diferentes??? é no que dá não ter conhecimentos em exoticos :cry: :cry: :cry:

se tiver a sorte de serem da mesma espécie, e depois de o juvenil atingir o estado adulto, como posso diferenciar um macho de uma femea???

um abraço

LuixFlip
Pedro Sousa

LuixFlip, nesta espécie o macho e a fêmea são iguais em forma e cor pelo que a diferença entre eles pode ser feita através da observação , para ver se algum canta ( macho ) e a fêmea só 100% certo se aparecer ovos.
O mais facil é ter vários individuos e com alguma sorte formarem eles próprios os casais, aconselhando a não ter outras espécies juntas pois podem hibridar.

Cumprimentos

Pedro Sousa
LuixFlip
Site Admin

ola

Pedro, mais uma vez obrigado pela ajuda, vou então aguardar que o juvenil cresça e depois ver se realmente é um casal ou não :?

em relação à hibridação também já me tinham dito que, pelo menos com os bengalins do Japão, era fácil acontecer... já agora, e a titulo de curiosidade, os hibridos são fertéis???

um abraço

LuixFlip
Pedro Sousa

Olá LuixFlip.
Sobre a fertilidade dos hibridos, haverá outros membros do fórum com mais conhecimentos sobre esta questão. No que tenho lido, em algumas espécies são férteis, outras não e tambem casos de noutras, só pequenas percentagens de individuos o são, mas como disse haverá membros em melhores condições de responder a esta questão o que já agora também agradecia.

Cumprimentos

Pedro Sousa
Pedro Sousa

Quanto á ave da segunda foto disse que era um juvenil pela cor que a ave apresenta, pois não tenho conhecimento de alguma espécie com essa coloração.

Pedro Sousa
Pedro121

Pois, um juvenil, eu não tinha considerado essa hipotese porque não pensei que pudese ser uma ave capturada, isto porque juvenis de capuchinhos de cabeça preta criados em cativeiro...

Em relação as capturas, o pessoal está nitidamente a abusar, e como as populações ferais são pequenas vão provavelmente acabar com elas, especialmente com o rouxinol que é o mais vulneravel.
Pedro Ramalho
LuixFlip
Site Admin

Pedro121 Escreveu:Pois, um juvenil, eu não tinha considerado essa hipotese porque não pensei que pudese ser uma ave capturada, isto porque juvenis de capuchinhos de cabeça preta criados em cativeiro...

Em relação as capturas, o pessoal está nitidamente a abusar, e como as populações ferais são pequenas vão provavelmente acabar com elas, especialmente com o rouxinol que é o mais vulneravel.
mas Pedro, não há ou é dificil encontrar juvenis de Capuchinhos criados em cativeiro? e estas aves criam em Portugal e são capturadas para venda? bem, tal coisa nunca me passou pela cabeça, já vi a vender, pintassilgos, chamarizes, lugres, etc que eu sei nitidamente que são capturados, agora exoticos nunca pensei... mas realmente no local onde os comprei até admito que o possam ser... e pensando bem também lá estavam rouxinois do japão a um preço, digamos que, mais acessivel

um abraço

LuixFlip
Pedro121

LuixFlip Escreveu:
mas Pedro, não há ou é dificil encontrar juvenis de Capuchinhos criados em cativeiro? e estas aves criam em Portugal e são capturadas para venda? bem, tal coisa nunca me passou pela cabeça, já vi a vender, pintassilgos, chamarizes, lugres, etc que eu sei nitidamente que são capturados, agora exoticos nunca pensei... mas realmente no local onde os comprei até admito que o possam ser... e pensando bem também lá estavam rouxinois do japão a um preço, digamos que, mais acessivel
Em relação aos juvenis em cativeiro devo dizer que nunca vi uma cria dos mesmos em 18 anos, mas já ouvi criadores a dizerem que tinham conseguído criar alguns, mas o nível de dificuldade da espécie é muito elevado. Eu não sabia que a espécie estava a nidificar cá, mas entre serem criados em cativeiro ou serem aves de captura acho muito mais provável serem capturados
Pedro Ramalho

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”