Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Aves sul americanas em cativeiro na europa

Abri este tópico por curiosidade.

Como meu nick indica, eu residi em espanha, às margens do rio Guadiana, onde criei aves, próximo à fronteira com Portugal, peguei a época das aves importadas, enfim, era muito fácil adquirir o que quiséssemos, a preços baixos, e consegui obter sucesso reprodutivo com algumas dessas espécies consideradas "desconhecidas" da ornitofilia, e pelo menos uma manutenção adequada das outras que, enquanto eu estive lá, não criaram em minhas instalações.

Os que estão já à alguns anos nisto, se lembram bem da quantidade de aves raras e estranhas que apareciam em grandes exposições como a Avisan, e até em lojas de animais, embora tenha ouvido falar que hoje em dia as coisas já não estão assim tão fáceis por aí em termos de aquisição, e não discordo, já que quase todas morriam, quando não na viagem, na casa de seus futuros donos.

No entanto, como brasileiro, sempre procurei por aí as aves que sempre vira em meu país, com péssimos resultados.

No brasil a criação de aves é totalmente ridícula, sejamos sinceros, a única coisa que é aceite e praticada é o hábito do pássaro canoro na gaiola minúsculo, ou o piriquito para a criança ficar incomodando. Sendo que é comum as competições de canto entre aves, mas o hobby da avicultura é nulo.

Não havendo quase criadores, não existe reconhecimento por nosso trabalho, e todas as leis ambientais nos prejudicam, embora seja possível criar aves silvestes brasileiras em cativeiro, mediante autorização do orgão ambiental brasileiro IBAMA, coisa que por exemplo na península ibérica não me era permitido quando morei aí, e que vejo que hoje já é, nos mesmos trâmites que aqui no brasil já é faz um bom tempo, enfim, nisso o brasil ganha um ponto.

Mas pela falta de criadores, e falta de mercado, só aparecem diamantes australianos (diga-se mandarins e golds, que encontram alguns entusiastas, e o resto é raro), rolas diamante, algumas codornas, alguns pombos de fantasia, algumas galinhas ornamentais (raramente puras), e alguns canários de raças de pureza duvidosa, além de um ou outro psitacídeo, tudo a preços exorbitantes, e aves de qualidade baixa (imaginem pagar 550 euros por um casal de red rumped comum aí na península ibérica, e isso será mais ou menos o que temos aqui).

Claro que pra quem está a sério neste negócio consegue mais espécies exóticas e melhores preços, mas nem perto do que eu tinha disponível na europa, e nem exposições tem aqui praticamente.

Só silvestres brasileiros o sujeito consegue com alguma facilidade, devidamente registrados e autorizados, a preços caros, mas aceitáveis, mas também só espécies canoras (que são variadas, desde o grande azulão, que lembra o bico grossudo, ao pequeno coleirinha) e palradoras, o resto não é criado porque não existe mercado, visto não haver interesse.

Bom, mas o motivo do tópico é outro, quero descobrir se algum de vocês está criando espécies daqui em cativeiro na europa, tirando os forpus, conures, papagaios, araras, que enfim, estão bem disseminados.

Me lembro que em minhas andanças em meio à passarada na europa, de aves brasileiras só achei o cardeal de cabeça vermelha, o cardeal vermelho, o pintassilgo de cabeça preta, o sabiá laranjeira, o tangará de sete cores, alguns tiês, e vi num vídeo do Jorge Gordalina o sanhaço do coqueiro, o que é muito pouco face à nossa diversidade avícola.

Enfim, deixo para terminar algumas imagens de algumas espécies nossas, algumas das quais crio em cativeiro (e sobre as quais podemos trocar idéias), e outras que gostaria de vir a criar.

AZULÃO
Imagem

COLEIRINHA
Imagem

SANHAÇO CINZA
Imagem

TRINCA FERRO
Imagem

CAMBACICA
Imagem
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Aves sul americanas em cativeiro na europa

Olá manda-me o teu mail numa Mp quero muito trocar algumas impressões com o amigo desde ja agradecido
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Aves sul americanas em cativeiro na europa

oi joão, não estou usando e-mail, meu tempo é curto.

podemos falar por mp aqui mesmo, ou caso o assunto seja silvestres sul americanos, mais interessante ainda seria a gente falar aqui no tópico mesmo.

OBS- hoje de noite se der tempo apresento mais aves sul americanas e falo um pouco delas, pois hoje de manhã fiz o post no emprego ás pressas.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Aves sul americanas em cativeiro na europa

Agradecido mas , aqui não tem chat por isso não e facil conversar aqui ok deixa para lá não te preocupes
Pedro Coelho
***
Mensagens: 139
Registado: quinta, 03/jan/2013, 20:13
Localização: Grândola

Re: Aves sul americanas em cativeiro na europa

Belas aves! Quem é que não gostaria de ter um Azulão lá por casa ham? :D É pena que não existam assim muitos criadores dessas aves e assim se tornem desconhecidas ( para mim, por exemplo), porque se houve criação e se começassem vá a investir na propaganda dessas aves de certeza que se tornariam muito populares, porque além de serem lindas parecem muito interessantes :wink:
Cleverson
Mensagens: 1
Registado: quarta, 04/out/2023, 03:18

Re: Aves sul americanas em cativeiro na europa

Olá, tudo bem?
Sei que a postagem desse assunto é de 2013.
Mas gostaria de saber como anda a criação de pássaros silvestres brasileiro em Portugal.
Pretendo ir em breve, e gostaria de saber se consigo adquirir exemplares dessas espécies em Portugal, no caso Trinca Ferro e Coleiro.
Desde já, muito obrigado.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”