Inesilva96
Registado: domingo, 01/fev/2026, 11:24

Ring neck fêmea (1 ano em abril) – agressividade inesperada com a tutora

Tenho uma ring neck fêmea criada à mão, que fará 1 ano em abril. Veio para casa com cerca de 1 mês de idade e fui eu quem sempre cuidou dela (papa, limpeza da gaiola, água, fruta e guloseimas).

Durante vários meses foi muito próxima de mim: vinha para o meu ombro, era calma, carinhosa e vocalizava baixinho. Com o meu namorado continua a comportar-se bem e raramente o morde.

Antes de qualquer agressividade dirigida a mim, houve uma situação pontual de stress em que a segurei para a proteger, tendo interpretado a reação como reflexo e não como ataque. A nossa gata fugiu do quarto e eu com medo tentei segurar a minha ring neck.

O primeiro ataque inesperado e claramente dirigido a mim aconteceu depois: eu estava sentada no sofá, a mexer no telemóvel, sem interagir com a ave, quando ela se aproximou e mordeu-me o dedo com muita força, abrindo ferida.

Desde então, as mordidas comigo tornaram-se mais frequentes e intensas, chegando a deitar sangue. Quando está na gaiola, mostra-se agressiva quando colocamos a mão lá dentro para trocar comida ou fruta, independentemente de ser eu ou o meu namorado.

Apesar disso, em alguns momentos continua a procurar contacto comigo e a vir para o meu ombro.

O episódio mais grave ocorreu recentemente, quando veio para o meu ombro e, ao aproximar-me para lhe dar um beijo, atacou-me o lábio com muita força, abrindo ferida, tendo sido necessária a intervenção do meu namorado para a afastar.

Neste momento tenho receio da ave e já não me sinto segura. Gostava de perceber se este comportamento pode estar relacionado com hormonas/maturidade sexual, territorialidade ou associações negativas, e que medidas são recomendadas para lidar com a situação em segurança.
zeoli
Registado: sexta, 12/abr/2024, 16:40

Re: Ring neck fêmea (1 ano em abril) – agressividade inesperada com a tutora

Olá,

Pelo que descreves, poderá estar a entrar na fase hormonal / maturidade sexual - podem ficar mais territoriais, imprevisíveis e escolher uma pessoa “preferida”, além de defenderem mais a gaiola.

A situação com a gata pode ter criado um pico de stress.

- Evita beijos e aproximações ao rosto
- Não castigues nem reajas de forma brusca às bicadas
- Tenta um reforço positivo simples
- Reduz os toques no corpo, só na cabeça e pescoço)
- Controla as horas de luz

É uma fase que precisa de ser tratada com calma e consistência.

Cumprimentos
José Oliveira

Voltar para “PSITACÍDEOS”