kikolb
Registado: terça, 14/nov/2006, 23:25
Contacto: Sítio web

Dimensões de ninhos p\ Psitacideos de médio Porte

Boa noite,

Tenho 1 casal de Ringnecks, um casal de aratingas jandayas e 1 casal de pionites cabeça-preta, mas tenho duvidas em relação aos ninhos que tenho, pois falei com varias pessoas e julgo serem mt pequenos (aratingas e ringnecks - 25L x 25C x 30h) pionites ainda não construi...

Dizem que os ninhos devem ser o mais fundos possiveis que acham? Alguem me ajuda nas respectivas medidas de ninhos para cada casal, é k pelo que leio nos livro e aqui na net, uns falam numas medidas mais largas outros numas medidas mais fundas??

Aconselharam-me:

Pionites cabeça preta: 25 x 25 x 70 ( c x l x h )
Ring necks: 25 x 25 x 60
Aratingas: 25 x 25 x 60

Cumprimentos

Frederico Lisboa
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Bom dia

Não existe um consenso sobre quais as melhores medidas e muito menos sobre qual o melhor formato, mas pelo menos para os ringnecks 25x25x60 é aceitável e não vai ter nenhum problema com estas dimensões a não ser que a ninhada seja muito grande o que no caso dos ringnecks não é provável, para as jandayas as dimensões são também suficientes se bem que podem preferir 30x30x50, já que como muitas aratingas parecem gostar de ninhos menos profundos e com mais espaço é que elas podem criar nos meses mais quentes e o espaço extra permite que as crias não estejam uma em cima das outras, quanto ao pionites não sei mas dado a estrutura da ave eu ia para um de 30x30x60

Um ponto sempre importante é a dimensão do buraco, este deve ser o mais estreito possível, de um modo geral as aves preferem ninho com buracos em que entrem á justa
Pedro Ramalho
kikolb
Registado: terça, 14/nov/2006, 23:25
Contacto: Sítio web

Boa tarde,

Muito obrigado pela ajuda ... em relação ao diametro dos buracos tenho 7 cm que julgo chegar!

Gostaria de ter uma opinião mais concreta em relação aos pionites, mas acho que o ideal mesmo é 30 x 30 x 60, alguem que esteja a criar me possa dizer em concreto as medidas que têm nos seus ninhos?

Cumprimentos
Frederico Lisboa

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”