chardo Escreveu:Eles vao apreciar e agradecer-te se lhes deres pinkies ( aquela carne que eles tanto apreciam ! apesar de serem granivoros ! Boa sorte !!!
Se não os habituou previamente a comer Tenebrios ou Pinkies dificilmente nesta altura consegue fazê-los comer
Caro amigo, vou-lhe contar exactamente o que faço, como você já sabe eu sou criador de pintassilgos neste momento não tenho qualquer dificuldade em criar estas aves, já tive em tempos muitas dificuldades a prendi com os meus erros foi bom, assim aproveita-se mais e claro adquirimos experiencia e conhecimentos, quando adquirimos experiencia e os conhecimentos estamos aptos a dar conselhos. Caro amigo para se alimentar os filhotes com tudo o que é necessário é preciso habituação dos criadores as papas, ou seja preparar os reprodutores durante o ano aos sabores das papas assim como os pinkies, tenebrio etc., é muito importante esta face de preparação, como deve calcular não é fácil ,..Porque muitos deles passam ao lado do alimento vivo ou seja não comem, o mesmo não acontece com aqueles que são criados em cativeiro, por isso temos que arranjar formas e truques ou se quiser artimanhas para fazê-los comer. Por outro lado tenho a dizer também consigo criar sem o alimento vivo.
A minha papa é composta. Ovo duro, papa insectívora, germe de trigo, levedura de cerveja, germinados, tenébrios, pinkies, depois tenho outra, 50% Orlux de canários e 50% papa insectívora, girassol tudo isto acompanhado com verdura umas vezes misturo tudo outras não com brócolos, cenoura etc.,
Na realidade, o criador tem que ter arte, os meus pintassilgos comem de tudo o saber alimentar e domesticar estas aves é importante é meio caminho andado para o êxito.. o ritual diário para faze-los comer de tudo, é importantíssimo na hora de criar, dai a necessidade de habituação aos alimentos durante o ano. Claro que não é só isto, a muda da pena é importante, se porventura os pássaros não forem bem acompanhados na muda tenho certeza que não se obtém sucesso na criação, por isso o abandono, o não alimentar a prol, enfim está tudo relacionado. Conseguir coisas bonitas não pode haver falhanços.
Muita higiene, principalmente tratando-se de aves silvestres são muito sensíveis. Nos pintassilgos as doenças desenvolvem-se rapidamente no abrir e fechar os olhos, todos sabemos que o desmame é a fase mais difícil, muitos morrem sem apresentar qualquer sintoma prévio.
As jovens aves após o desmame são muito propícias a doenças a conselho a não os ajuntar a outros pintassilgos ou crias, deixar as ninhadas separadas durante três meses, com este simples procedimento evitamos a morte prematura da ave, eu como não faço tratamentos procedo desta forma com resultados fantásticos dificilmente morre uma ave.
Edu.Matos
http://avesilvestres-edu.blogspot.com/