Este assunto despertou-me curiosidade.
Se pesquisar-mos na net sobre compra de papagaio cinzento iremos encontrar muitos anuncios de venda desta ave.
Será que esta gente toda comprou as aves reprodutoras criadas pelos pais ou criadas à mão,
Tenho um livro sobre criação de papagaios penso que de 83, em que o sr. diz:
"não é verdade que as aves criadas à mão não procriem, desde que bem alojadas e uma alimentação saudavel podem ser excelentes pais, exactamente como as aves criadas pelos pais"
Obviamente isto é agradavel de se ouvir, mas para quem vai gastar 1500 ou 2000€ num casal não chega!!
Eu apesar de tudo o que já li, também me agrada mais as aves que adquiro com fins de reprodução sejam criadas pelos pais.
Espero que alguns criadores desta especie participem.
Vou só acrescentar uma questão que, a meu ver, é pertinente e legítima: no caso de reprodução, é mais importante que seja o macho criado pelos pais, de modo a ser menos manso e um pouco mais bravo connosco, com mais pujança sexual ou a fêmea, de modo a que esta tenha alguns comportamentos importantes que foram transmitidos pelos progenitores (ninho, alimentação e outros cuidados para com as crias)? Ou será que, ainda que mansos e criados à mão, ambos (quer macho, quer fêmea) têm nos genes tais impulsos e ensinamentos?
Em relação as aves criadas á mão serem boas reprodutoras ou não depende de dois factores da espécie em causa e de terem sido criadas pata pets ou não, mesmo uma caturra macho criada á mão pode servir para reprodução desde que tenha sido criada para esse fim, por outro lado aves como os ringnecks podem ser criados com muita mais atenção que mesmo assim tornam-se bons pais, mas atenção que cada caso é um caso e que mesmo as aves criadas pelos pais podem ter problemas.
De qualquer modo os problemas aparecem maioritariamente com as catatuas e com os amazonas machos.