Avatar do Utilizador
ptpaulinho
Mensagens: 13
Registado: segunda, 27/jul/2009, 17:09

Periquito e Papagaio Amazona Amazónico

Bom Dia!
Apesar de ser a primeira vez que recorro ao fórum do avespt, acompanho todos os dias este site/fórum e cada vez mais é a "necessidade" de visitar diariamente o Avespt.

Procuro a vossa ajuda pois possuo um periquito inglês que já anda à muito tempo com este "mal" e não sei mais o que fazer!

Pelo tópicos que tenho pesquisado, parece com os sintomas da "FACA", mas nao aparenta magreza, mas tem a cabeça mergulhada para baixo, e depois quando está no poleiro e quer ir par ao outro ou para o chao da gaiola, nao se equilibra e bate com a cabeça nas grades, como se estivesse desnorteado.
tenho um cunhado que tem uma loja de animais, obviamente nao sendo nenhum veterinario, aconselhou dar uns dias de FP 20/20 e depois Complexo B. melhorou um pouco, durante o dia ja levanta bem a cabeça e fica "normal", mas nao consegue voar direito, e quando começa a descansar lá volta a mergulhar a cabeça.



Papagaio Amazonas Amazónico

Este papagaio é uma incógnita, há dias em que se apresenta dentro do normal como há dias que me deixa aflito.
O meu cunhado tinha duas fêmeas de amozonas amazónico, edecidiu trocar uma femea por um macho.
Quando o fomos trocar, o senhor que o tinha, deixou por 10, 15 minutos, a gaiola em cima de um muro, era uma noite fria, obviamente o papagaio ficou constipado.
Isto há cerca de dois meses. Além de espirrar, faz muito ruído quando "relaxa", ou seja, mais a noite quando tentar dormir, começa um barulho muito alto. Também há certos dias que chego a casa e ele está muito aflito da respiração.
procurei sobre o que poderia ser, e o que encontrei mais parecido foi Ácaros da Traqueia.
Vi que uma resolução era dar (em pequenissima quantidade) de Ivomectina, não encontrei Ivomec, um veterinário arranjou-me um "genérico" mas nao estou a ver melhorias.

Será que me podem dar uma ajudita?????

peço desculpa pelo testamento, mas são as minha duas urgências neste momento.


Obrigado
Cumprimentos,
Paulo Pereira
Ricardo Oliveira
Mensagens: 10
Registado: sexta, 10/jul/2009, 11:28
Localização: Famalicao
Contacto: Sítio web

Re: Periquito e Papagaio Amazona Amazónico

Boas,
Eu tenho uma caturra nas mesma condições que o seu periquito, segundo eu consigui saber por outros criadores e que aquilo é um problema na cabeça "tipo um temor", e acho que não tem cura.Não quero estar a ser desagradavel consigo mas foi o que me disseram a mim. :( Mas tambem pode não ser a mesma doença, eu a minha ja dei de tudo aquilo que me aconselharam e nada. :(
Melhores Cumprimentos
Ricardo Oliveira

http://aves144l.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Periquito e Papagaio Amazona Amazónico

Boas, quanto ao amazonica ele apresenta corrimento nasal, continua a comer bem? notou alguma perda de peso? como são as fezes? Poderia eventualemente ser ornitose, mas não partindo imediatamente para isso, poderá realmente ser alguma pneumonia, uma aerosaculite, o ideal seria levar ao veterinário para fazer alguns testes. É muito fácil estar aqui a dizer isto e aquilo, sem sequer ver o animal sequer.
Qualquer dos modos tenta colocar o papagaio em ambiente húmido para ver se melhora, se tiver algum acúmulo sempre hidrata e mais facilmente poderá eliminar, podes fazer tapando a gaiola com uma toalha e meter uma panela com água a ferver debaixo do pano tb, para criar uma ambiente húmido, senão, pode ser quando estiver a tomar banho, em que a divisão fica toda húmida. Tente isso, mas não deixe de ir ao vet.
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”