wyspa
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07

Cria Ferida

Boa noite
Tenho um periquito com 1 mês e meio que provavelmente se feriu numa ponta solta da rede do viveiro que eu ainda nao tinha reparado mas que já tratei de a cortar e rasgou a pele ficando um buraco e saindo carne desse buraco, o pequenote estava a deitar muito sangue mas felizmente eu estava lá na altura e levei-o para casa para lhe limpar a ferida.. Limpei-a e deixou de sangrar, ele não se queixou muito e voa perfeitamente mas a carne continuou lá porque eu achei melhor nem cortar esse bocado de carne nem coser a pele visto nao ter experiencia, a minha duvida é se aquilo acaba por curar sozinho ou se a cria está em risco de vida e precisa de cuidados médicos urgentemente.
Obrigado
alfaiate
Registado: sexta, 18/dez/2009, 22:13

Re: Cria Ferida

com o tempo irá acabar por curar.
se ganhar infecção talvez o melhor seja leva-lo a um veterinário
Última edição por alfaiate em domingo, 21/fev/2010, 20:13, editado 1 vez no total.
wyspa

Pois eu ontem fiquei preocupado porque parecia ser muito grave mas ele parece estar bem, voa bem, está activo, etc.
No entanto vou estar atento a ver se piora
wyspa

Bom esta noite trouxe-o para casa e está sozinho numa gaiola com água e comida, tentei ver a ferida e não consegui mas também não quis procurar muito não fosse piorar.. Ele parece estar bem mas está assustado, não sai do sitio e ainda não o vi comer por isso "obriguei-o" a comer umas sementes e ele lá comeu alguma coisa e se continuar sem comer é o que vou fazendo. No entanto para prevenir uma possivel infecção queria administrar-lhe qualquer coisa, algum de voces me sabe aconselhar em relação a isso ? Agradecia muito, obrigado. Talvez até crie este pequenote á mão :)
Dvicente
Registado: sábado, 26/dez/2009, 10:21
Contacto: Sítio web

Pode ser fazer desifectar com uma agua oxigenada ajuda a matar os bichitos que possam estar agarraditos a frida.
Não deixe ele ficar sem comida tente verificar o papo e s necessário e se quiser ter um piriquito criado a mão e sempre a melhor solução dar lhe voce a papita:)
Cumprimentos,
Daniel Vicente

Meu pequeno blog dobre psitacideos -> http://avesdovicente.blogspot.com/
wyspa

Papa ração ou papa própria de criação á mão ? Ele já tem 1 mês e meio e já descasca sementes, no entanto durante o dia nao o vi comer e agora na gaiola deve tar a estranhar e também ainda não comeu nada mas já o obriguei a comer sementes por 3 vezes e já bebeu água, hoje já não lhe vou dar mais nada porque medo de o estar a encher de mais. Eu na altura só limpei a ferida com água porque o sangue estancou, hoje já tentei ver a ferida por várias vezes mas não consigo devido á plumagem, acho muito estranho a pele ter cicatrizado de um dia para o outro no entanto ele não parece um periquito doente, apenas nao come sozinho. Amanha de dia vou voltar a colocá-lo no viveiro e vou estar atento a ver se come ou se os pais o alimentam, se não o fizerem vou mesmo traze-lo para casa e criá-lo á mão
Dvicente

com essa idade o piriquito encontra-se em epoca de desmame e normal comer ainda pap de criação e começar a comer a sementes já que se encontra na fase de transição.
A frida nao pode ter cicatrizado tão rapidamente, covem desinfectar sempre para nao haver doenças.
Cumprimentos,
Daniel Vicente

wyspa

Pois mas eu corri o corpo todo e nao consegui ver a ferida devido á plumagem, e qualquer forma já tinha limpo e estancado o sangue com água e algodão.. Hoje de manhã coloquei a gaiola onde o tinha dentro do viveiro com a porta aberta e a mão foi logo lá buscá-lo e hoje já o vi comer sozinho e ser alimentado pelos pais e está vivaço por isso acho que já nao corre perigo
Dvicente

Então nao deverá correr perigo de vida, cuidado com estas mudanças bruscas de temperatura que agora ele é uma ave muito mais fraca.
Cumprimentos,
Daniel Vicente

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”