grimaldi
Registado: terça, 19/ago/2008, 23:13

ICNB OPINIOES

boa noite a todos nao sera altura de pensarmos sobre isto do ICNB? sera que e bom para a criacao de aves ? sera que e bom para nos ? ou sera que e apenas bons pras assossiacoes e outras instituicoes que vao encher os bolsos ?
sera justo as aves terem de ser todas anilhadas e registadas ? sera normal os lojistas passarem a ter de fazer um relatorio das aves que vendem e ter de registar por exemplo: vendi um canario ao cliente xpto e a morada e a seguinte etc ?
nao estaremos a evergar por um caminho errado? onde andam as vozes dos nossos criadores ? nao estara a nossa ornitologia a ir pelo caminho do restante pais de decisoes ridiculas em vez de accoes crediveis ? sera que o ministoro que assinou o despacho percebe alguma coisa de aves ? ou apenas meteu uns trocos ao bolso e toma la disto ? sera mais uma palhacada a portuguesa ?
Armando Moreira
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

Re: ICNB OPINIOES

grimaldi Escreveu:boa noite a todos nao sera altura de pensarmos sobre isto do ICNB? sera que e bom para a criacao de aves ? sera que e bom para nos ? ou sera que e apenas bons pras assossiacoes e outras instituicoes que vao encher os bolsos ?
sera justo as aves terem de ser todas anilhadas e registadas ? sera normal os lojistas passarem a ter de fazer um relatorio das aves que vendem e ter de registar por exemplo: vendi um canario ao cliente xpto e a morada e a seguinte etc ?
nao estaremos a evergar por um caminho errado? onde andam as vozes dos nossos criadores ? nao estara a nossa ornitologia a ir pelo caminho do restante pais de decisoes ridiculas em vez de accoes crediveis ? sera que o ministoro que assinou o despacho percebe alguma coisa de aves ? ou apenas meteu uns trocos ao bolso e toma la disto ? sera mais uma palhacada a portuguesa ?

Ola a Todos!

O ICNB faz o seu papel ou seja o seus objectivos é proteger a biodiversidade. Agora também deveria de saber que se calhar não tem os meios que necessita para desempenhar as tarefas que lhe foram incumbidas pela lei.

Por outro lado temos as Federações Ornitológicas desportivas, que face a lei tentam defender os pontos de vista dos criadores desportivos. Pode não parecer mas já foi percorrido um longo caminho desde a proibição até a Regulamentação, muito foi feito longe destes palcos, não parece mas é verdade. O resultado pode não agradar a todos, mas onde é que estiveram até agora as vozes críticas?

O Estado e só reconhece as Organizações legalmente constituídas, por isso enquanto não houver um grupo organizado de criadores de aves de fauna europeia, que pague as suas cotas a Federação que é o interlocutor com o Estado leia-se ICNB, podem as vozes individuais falar o que quiserem que o vento as levará para longe dos seus objectivos.

Agora criar uma Organização ou Clube ou Associação implica agir, trabalhar, movimentar-se organizada mente com objectivos "isso dá trabalho e muita despesa"... Continuo a dizer que teclar é fácil...

Isto dava pano para mangas... :mrgreen: Bom aqui fica a minha opinião resumida sobre este assunto :D :D :D :D

Cordiais cumprimentos a todos, :)
grimaldi
Registado: terça, 19/ago/2008, 23:13

pois mto bem e onde andam mais opinioes ?
o sr realmente no fundo esclareceu algumas duvidas e as outras ? kem as esclarece ?
alexanco
Registado: domingo, 11/jan/2009, 20:30

Bom dia.

Em primeiro lugar concordo plenamente com o transcrito pelo Armando Moreira.
Em segundo lugar vou apenas responder a algumas questões colocadas pelo Grimaldi. Não quero alongar muito as respostas.

sera que e bom para a criacao de aves ?
Pessoalmente creio que sim. Acredito que haja uma segmentação entre criadores e curiosos.

sera que e bom para nos ?
Para quem está registado em Clubes, Associações Ornitológicas, etc..., não fará grande diferença, pois esses criadores já fazem uma gestão criteriosa das suas aves através de registos, anilhas, etc....
O único senão estará no valor a pagar ao ICNB e que aumentará o custo de produção.

ou sera que e apenas bons pras assossiacoes e outras instituicoes que vao encher os bolsos ?
Será bom principalmente para o Estado, através da entrada de receitas.
Pessoalmente não creio que as associações lucrem muito com isso mas, se isso significar um aumento de sócios, receitas e massa crítica então vamos em frente....

sera justo as aves terem de ser todas anilhadas e registadas ?
Sim, na minha modesta opinião SIM.

era normal os lojistas passarem a ter de fazer um relatorio das aves que vendem e ter de registar por exemplo: vendi um canario ao cliente xpto e a morada e a seguinte etc ?
Mais uma vez SIM. Não deve ser normal, deve ser obrigatório, aliás deveria ser obrigatório há muito tempo.
Há lojistas transportam, vendem, etc., animais, sabe-se lá em que condições. Concordo que não deve ser apenas para as aves, mas para uma panóplia de animais que se vendem em Portugal.

nao estaremos a evergar por um caminho errado?
Não creio.

onde andam as vozes dos nossos criadores ?
Essa vozes anda por aí.... Basta vê-las nas Exposições, nas reuniões dos Clubes, Associações e Federações...

nao estara a nossa ornitologia a ir pelo caminho do restante pais de decisoes ridiculas em vez de accoes crediveis ?
Isso só saberemos dentro de alguns anos, até lá...............

sera que o ministoro que assinou o despacho percebe alguma coisa de aves ?
Poderá não entender nada de aves mas a tratado de Washington foi assinado a a 3 de Março de 1973. Portugal também ratificou a Convenção de Washington., portanto.......

ou apenas meteu uns trocos ao bolso e toma la disto ?
Depende do ponto de vista.
Se a coisa funcionar, NÂO.
Se a coisa não funcionar, SIM.

sera mais uma palhacada a portuguesa ?
Depende do ponto de vista.
Se a coisa funcionar, NÂO.
Se a coisa não funcionar, SIM.

Isto é a minha modesta opinião, nada mais que isso.

Um abraço
Desejar.... É possuir antes de ter.
jjpires
Registado: sábado, 27/nov/2010, 23:56

Bom dia a todos
Gostaria de dar, se assim mo permitam a minha opinião.
Em abstracto, estou convencido que a criação e implementação do CITES tem toda a razão de existir.
Agora no que diz respeito à sua aplicação, sou totalmente contra.
Entendo que foi atabalhoadamente adaptada ao País, sem qualquer cuidado, e segundo me confidenciaram ao ouvido, no final de uma tarde com ausencia de qualquer discussão ou parecer sobre a matéria, etc, etc.
Penso ainda que da forma como está aplicada é uma forma descarada e tosca de extorquir dinheiro ao contribuinte.
Veremos:
1º ao saber sobre esta aplicação do cites, e como vivo numa região autónoma, contactei os serviços de desenvolvimento agrário da minha zona. A resposta foi de que não teria aplicação na região e de que não me devia preocupar com isso.
2º contactei os serviços florestais e ambiente que me informaram desconhecer e que não conseguiam contactar o ICNB
3º contactei o ICNB sobre o assunto através de email pelo menos 3 vezes. Depois de nunca obter resposta, passados 3 meses, insisti pelo telef. Fiquei a saber que às 4 horas da tarde(3 horas locais), fechavam ao púlico. Voltei a insistir por mail e por telefone no dia seguinte.
Recebi uma resposta sobre a minha questão que se prendia com o esclarecimento sobre o cites e sua aplicação na região.
Resposta pronta do ICNB: «...tanto quanto me pude aperceber da última vez que vi, os Açores eram Portugal!»
Perante tal resposta, fruto de uma educação extrema e profissional, resolvi falar com o responsavel pelo serviço em questão, fazendo valer o meu desagrado perante tal resposta.
O senhor, amabilissimo, pediu desculpa pelo facto e informou-me que mal tivessem informação nesse sentido me contactavam.
É de notar que continuo serenamente a aguardar(sentado).
cump
JJP
Ricardo Gonçalves
Registado: sexta, 05/nov/2010, 21:07

boa tarde

.digo o mesmo "estou a espera "

enquanto nao paguei estavam sempre disponiveis a receber e responder aos mails ... agora que ja paguei á cerca de 3 meses que nao recebia uma resposta contactaram-me para corrigir erros existentes ..
~isto tem logica ? no fim do pagamento é que vêm corrigir os erros?

eu pessoalmente fiquei sem saber o que terei mais de tratar ..

pois ainda nao tenho nada que prove que as aves estam registadas nem 1 documento..

com voçes demorou assim tanto tempo?
normalmente agora deveria de recerber uns documentos certo?

desde ja obrigado

ricardo gonçalves

www.ricardogoncalves.pt.vu
www.redesgalvanizadas.pt.vu
baleiatr
Registado: sexta, 17/dez/2010, 22:03

Eu sou um criador, ou melhor um curioso que adora as poucas aves que tem e que as trata o melhor que pode.

Mais... vivo o meu hobie quase que isoladamente. Descobri este forum à pouco mais de um mês e foi nessa altura que soube da questão do ICNB.

No dia 25 de Dezembro, ofereci a mim mesmo um presente de natal e através de E-mail enviei os formulários para o ICNB.

Não sei se por sobrecarga dos serviços ou se o facto de ter feito o pedido por E-mail, ainda não recebi qualquer resposta.

Mas voltando às questões levantadas, concordo com esta implementação, obriganos a ser mais rigorosos na gestão das aves evitando, por exemplo, a consanguinidade, algo que a mim me preocupa.

Mas...

... Tenho de criticar a falta de capacidade dos serviços.

Depois de efectuar o meu registo já adquiri mais algumas aves.

Um Amazonia Amazonico com Cites Chipe e anilha

e um casal de massarongos a alguém que, tal como eu já tinha enviado os papeis e que continua à espera de resposta.

Assim levantam-se algumas dúvidas:

Devo registar novamente os massarongos?

Devo reenviar os papeis por correio convencional?

Como conseguiram que vos atendessem o telefone?

Cumprimentos e desejos de BOAS CRIAÇÕES!
Ricardo Gonçalves

vai ao site do icnb e procura o telefone que eles atendem
alexanco
Registado: domingo, 11/jan/2009, 20:30

Viva.

De facto o ICNB atente o telefone, mas o operador da Central Telefónica.
Ando há cerca de um mês para falar com o António Palma e não atende o telefone. Estou horas a ligar pra lá e a única pessoa que fala comigo são os operadores da central telefónica, referindo que está ao telefone.

Vamos aguardar pra ver quando O ICNB nos atribui o número de criador.

Aguardemos, sentados claro.
Desejar.... É possuir antes de ter.
pfcarquejo
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40

Eu concordo inteiramente com os amigos Armando Moreira e Alexanco, creio que já disseram tudo o que eu pretendia dizer.
Relativamente à minha experiência pessoal com o ICNB, chamem-lhe sorte mas sempre fui atendido nas diversas chamada telefónicas que encetei e o mail que enviei ao Coordenador da Unidade de APLICAÇÃO DAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS (João Loureiro), com dúvidas acerca da situação dos Carduelis Cucullata face ao CITES, foram prontamente respondidas no mesmo dia e esclarecidas. Também as minhas duas papagaias Amazona aestiva xanthopteryx, quando tratei do CITES fiz tudo por Fax e mail. Creio que enviei tudo, e paguei, em finais de Agosto, e em inícios de Outubro (era a data que estava no oficio) estavam a enviar-me o CITES. Acontece que se enganaram e trocaram o meu número de porta e não recebi o CITES. Quando estranhei a demora em não receber o CITES, telefonei-lhes e em menos de dois dias tinham a situação corrigida e eu estava a receber outro CITES pelo correio.
Por isso, posso eu tenho tido muita sorte mas as coisas comigo e o ICNB não têm corrido assim tão mal ;)
Ricardo Gonçalves

liguei e ligam que querem falar com a sra fernanda ou com a sr ana

vai ser mais facil
BrunoSilva
Registado: terça, 13/mar/2007, 10:35

Desculpem estar a postar 3 meses depois, mas também tenho a minha história e não foi assim tão má...

É certo que foi em 2005, mas na altura telefonei, fui bem atendido(pelo Sr. João Loureiro), explicou-me do que deveria fazer, enviei-lhes os documentos por fax, em poucos dias recebi a resposta de quanto tinha a pagar e como o fazer, paguei... em talvez um mês recebi em casa o Certificado, como comprovativo que tinha as aves(1 casal de papagaios cinzentos) registadas no ICNB...

Entretanto nunca mais tive de os contactar uma vez que nunca tirei criação, mas na altura fiquei com muito boa impressão do atendimento que recebi, mas como disse isto foi em 2005, entretanto já se passou 6 anos...

Não sei se com um maior numero de criadores e um maior numero de solicitações, o serviço perdeu qualidade ou se foi mesmo azar dos membros que cá postaram as opiniões... No meu caso foi 5 estrelas...

Um pouco tarde, mas fica cá o meu testemunho ;)
Imagem

Cumprimentos,

Bruno Silva | STAM 316AG
cmcl
Registado: quinta, 29/jan/2009, 12:51

Boas

Eu entreguei a papelada na minha associação em Setembro, ainda não recebi noticias, nem para pagar... vou ter de ligar para lá...
Cumprimentos;
Carlos Leal

Visite: http://avesdoleal.blogspot.com
Imagem
Miguel Nobre
Registado: terça, 01/fev/2011, 18:32

Boas pessoal. Sou criador de psitacideos e em relação aos registos não sou contra até porque acho que se deve preservar a fauna. Mas se objetivo for apenas preservar a fauna, será que faz sentido estar a registar mutações?!! No estado selvagem não há mutações!! Ou estarei eu enganado?!!

Na minha opinião esta é apenas uma forma "LEGAL" de estorquir dinheiro aos criadores. Será que faz sentido estarmos a registar mutações de red-rumps, personatas, fichers,phyrruras, roselas, .........etc........ Daqui para a frente sempre que comprar um passaro de qualquer uma destas espécies tenho que pagar 25€ para registar um pássaro que pode ter custado 20€!! Faz sentido?!!

Em relação aos processos na minha opinião o ICNB até não funciona MUITO MAl, desde que se ligue quase todos os dias, estou de acordo quando dizem que é dificil falar com alguém ligado ao nosso processo, mas quando conseguimos chegar á fala com essa pessoa o processo até se desenrola. No meu caso foi com Dr. António Palma que sempre que atendia o telefone (dificilmente) era 5 estrelas, em explicação e delicadeza.

Mas atenção com a duplicação de processos!! No meu caso fiz o pedido dos CITES no meado de Novembro, e chegaram no final de Dezembro mas possivelmente neste espaço de tempo não quero mentir mas dvo ter feito mais de 15 telefonemas para tentar falar com o Dr. Palma, ou estava de férias, ou estava fora do gabinete, ou ás 3 da tarde ainda não tinha voltado do almoço, enfim.No inicio de Janeiro recebi enviei o pedido de criador e passei outra vez pelo mesmo processo 1001 telefonemas, blá-blá-blá, e pronto lá chegou a fatura para pagar, mais 125€, paguei e mais 8 dias veio recibo. Passado um mês nova fatura para pagar o registo de criador. Lógicamente não fiz caso. Por isso chamo á ATENÇÃO de algum criador mais desatento, para o caso de receberem Fatura que já pagaram.

Voltar para “Psitacídeos (geral)”