3mleao
Registado: segunda, 18/mai/2009, 20:43

Verdilhões 2010

Olá a todos.
Aqui deixo a foto de 2 Verdilhões de uma ninhada de 4, estão devidamente anilhados, embora não se veja bem por a anilha ser transparente, só se vê um pouco as letras verdes no pé direito.

Imagem

Vamos ver se este ano tudo corre bem, no ano passado morreram na muda com cocidiose, tanto os filhos como os progenitores espero este ano salva-los.

Agora são o meu orgulho :D .

Alguém sabe na zona de Caldas da Rainha ou arredores onde encontrar ESB3?
Se alguém souber agradeço a dica, foi-me recomendado usar esse produto dado que os Verdilhões são muito sensíveis a cocidiose e não encontro.

Cumprimentos a todos.
joaofontanelas
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Verdilhões 2010

Boas amigo Leão, não sei se o que lhe vou dizer o ajuda em alguma coisa mas posso tentar , então é assim é verdade que os verdelhões morrem com muita facilidade tambem com coccidiose para isso tem 2 produtos que lhe resolvem bem o assunto, a saber , coccidex da Ornis um granulado que é muito bom para a coccidiose , ou tem tambem o Bycox da Bayer que tambem é muito bom serão os melhores sem duvida para todas as aves em geral eu tenho-os usado sempre com sucesso abraço espero ter ajudado
3mleao

Boas.
Ok amigo João fontanelas obrigado pela dica, mas o coccidex pode ser usado como preventivo ou é só curativo?
É que eu no ano passado usei coccimir da zoopan como curativo mas não valeu de nada, este ano queria arranjar um bom preventivo, é para mim um grande desgosto ver os meus pequenos morrerem.

Cumprimentos
joaofontanelas
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Boas mais uma vez , vamos lá clarificar uma coisa amigo Leão, o que diferencia um preventivo de um curativo??Apesar de muitas opiniões serem contra os preventivos eu claro que serei sempre a favor dos mesmos claro que obviamente que não tomamos uma aspirina a pensar que vamos ter uma dôr de cabeça mas nos animais não funciona assim, será sempre bom fazer um bom preventivo , é claro que as quantidades de um preventivo não serão as mesmas que um curativo mas muito mal será se o precisarmos fazer algo não foi feito correctamente o curativo terã que ser enserido num plano que tem um principio ,meio e um fim só assim fará sentido esse mesmo preventivo desde o desparazitar, fazer para salmonelas , coccidiose vias respiratorias e muito importante vitaminar entre todos os produtos , mais alguma duvida estou por aqui abraço
3mleao

Boas.
Sim de acordo, o que eu queria dizer é se no coccidex vem as instruções de aplicação como preventivo ou só como curativo, é que depois vou andar para aqui a inventar e ainda faço mais mal que bem.
Já agora sem ser indiscrição podia-me ajudar em termos de quantidades a aplicar como preventivo.
Obrigado

Cump.
Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

Boa Noite.

Eu utilizo o Baycox para a cura da Coccidiose , seguido de vitaminas.
O ESB3 =30% utilizo como prevenção , duas vezes ao Ano a 15 de Setembro e a 15 de Fevereiro , seguido de vitaminas.
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.
http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ CLIQUEM
3mleao

Olá a todos.
OK, obrigado senhor Manuel M por mais essa ajuda, tenho de ver se encontro esse famoso ESB3.
Cump.
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Contacto: Sítio web

Boas,

Para tentar resumir a coisa:

- Suspeita tipica com aves em chão de terra ou voadouras, separação de crias, fauna europeia e fringilideos (carduelis, serinus, e companhia).

Curativo - Baycox
Preventivo - os outros.

O problema da coccidiose é que, na prática, não se cura. De uma forma simples é um parasita protozoário que resiste com facilidade no ambiente e cria ciclos de infecção quase continuos. Em situções de stress e alturas de calor e humidade (primavera/outono) os surtos aparecem. Existem várias formas, que afectam diferentes zonas do intestino, mas no geral pode-se dizer que funcionam da mesma forma. Muitas vezes não é a coccidiose em si que mata as aves, o parasita altera as membranas intestinais e chega a fazer perfurações, abrindo caminho a infecções oportunistas secundárias (geralmente bactérias) que acabam por sair do intestino e fazer o resto dos estragos. Mais frequente é a ave morrer de fome devido à redução da capacidade de absorção.

Quando se manifestam os sintomas (aves emboladas, aos saltos pelo chão a remexer os comedouros são tipicos) estas lesões normalmente já existem. A maioria dos medicamentos são coccidiostáticos, apenas páram o desenvolvimento do parasita, não o matam. Mas se as lesões estiverem feitas serve de pouco. Para tratamento de surtos, dentro dos produtos mais acessíveis, sempre gostei muito da sulfadimetoxina porque apanha os coccideos e bactérias.

De uma forma geral para espécies sensíveis, o aconselhado é realizar tratamentos preventivos e limpeza frequente para reduzir a carga de parasitas no ambiente e assim minimizar as possibilidades de nova infecção das restantes aves. Em aves mantidas com grades e boas condições de limpeza, estes procedimentos são bastante eficazes. Este é um daqueles casos que foge à regra e em que é muito importante perceber os primeiros sintomas. Na dúvida se é ou não é, tratar.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”