Boas,vi as suas fotos eu queria iniciar a criaçao de caturras mas tenho algumas duvidas que ja expus,num fórum mas ainda nao obtive respostas se me poder ajudar agradeço.
mesmo que nao conciga agradeço ao menos tentou coisa que muita gente nao fez
eu quero iniciar a criaçao de caturras as minhas questoes sao estas:
fazer criaçao em viveiro ou gaiolas individuais?
ja li na net que nunca se deve ter 2 casais pois da problema ou mais que 2 ou 1 verdade?
tenho um macho com 6 anos só fez uma vez criaçao,e tem tado sozinho numa gaiola mas nao o demostiquei esta apto para acasalar?
a minha opinião é que deverá fazer criação num viveiro se tiver hipotese para isso, se não numa gaiola grande mais ou menos de 100x60x60 no minimo, mas em viveiro as hipoteses de sucesso no meu entender (que é pouco) são maiores, pois as aves quanto mais espaço mais fácil são de criar.
eu tive essa experiência com os Red Rump, tinha-os numa gaiola grande (dessas de compra) e nunca criaram, depois fiz uma gaiola grande com 1,20mx1,20mx 0,80m e começaram logo a criar, por isso eu entendo que o espaço é essencial.
relativamente às caturras coloquei-as nesse viveiro que dividi ao meio e elas não criaram, depois coloqueias neste viveiro, que tem 1,5mx1,5x1,5 e ainda tem uma casa interior um pouco mais pequena e ao fim de 2 semanas qdo dei por elas já estavam no choco, ou seja, assim que se apanharam com espaço começaram logo a criar.
já tiraram 3 caturras e agora tem lá mais 5, assim de seguida.
e se tiver um viveiro com espaço pode colocar mais que um casal.
relativamente ao macho que tem pode criar, não vejo nenhum problema.
e o mais importante é ter sorte!!!
espero ter ajudado e espero que apareçam opiniões de criadores mais experientes, que o ajudem.
Em 1º lugar queria deixar o convite de me visitar um dia para ver as minhas caturrras uma vez que esta por C. Branco basta dizer alguma coisa e combinamos algo.
As fotos não são muito nitidas, mas vejo varias caturras Opalinas, 1 ou 2 Arlequins. Qualquer duvida é so dizer.
Quanto a Red´s já a 3 anos que deixei de criar essa especie, agora crio esclusivamente caturras.