sfescada
Registado: sexta, 07/mar/2008, 16:46

Cobra nos viveiros

Boas.
Ontem ao fazer uma visita para "matar saudades" dos meus passarinhos comecei por ver uma ave morta no fundo da gaiola, pensei que seria morte natural uma vez aquele casal já ter alguns anos, mas ao examinar a ave reparei que tinha uma feridas, tirei-a da gaiola e não liguei muito. Continuei a minha visita e noutra gaiola o mesmo, outra ave morta, começei a ver as restantes gaiolas e mais 2 mortas e uma desaparecida, aquilo não era normal. Começei a abrir os ninhos e quase no ultimo lá estava a bicha toda enrolada a digerir a barrigada, as pobres das aves que ainda estavam vivas estavam apavoradas e não se chegavam ao ninho. Pequei num x-acto e tentei dar-lhe um corte, mas ao faze-lo o ninho caiu no chão e aí é que foi bonito, dei por mim aos faltos em cima dela para a tentar imobilizar. Assim que a consegui imobilizar, com o x-acto fiz-lhe um corte da cabeça à cauda e lá estava um mandarim gigante a ser digerido. Resultado: dois casais de bengalins que ficaram desacasalados, dois degolados (uma cria s/ penas e outra praticamente criada), um mandarim gigante e hoje de manhã fui lá de novo e o irmão do degolado s/ penas já estava também morto.
Agora resta formar novos casais de bengalins e esperar por novas crias de degolados e mandarins...
Carlos S.
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Contacto: Sítio web

Re: Cobra nos viveiros

Infelizmente muitas vezes nem tudo corre como nós queremos e a natureza faz destas partidas no ano passado apanhei uma cobra no meu viveiro, mas foi em boa altura ainda nao tinha morto nada, já um vizinho aqui este ano ja matou duas e perdeu 7 canários com elas, nada mais há a fazer a nao ser resolver o problema e esperar que nao voltem outras, e o mais importante que tudo é seguir em frente, por isso nao fique chateado com o caso, ainda o leve como uma motivaçao para tirar mais aves e melhorar as condiçoes de modo a que nao volte a acontecer ;)

Boa sorte e boas criacçoes!
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
rnsilva
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45

Epá realmente. Um gajo ratos ainda mete ratoeiras, agora cobras só mesmo com malhas finas e tapar td e qualquer possível entrada.
Imagem
sfescada
Registado: sexta, 07/mar/2008, 16:46

Cobra nos viveiros

Pessoal afinal não foram 3 degolados foram 5, ouve um ninho que só verifiquei ontem e duas crias com as primeiras penas também desapareceram. A bicha já tinha mais de 1m, entrava na gaiola e só saía quando tinha a barriga vazia senão não passava na rede, daí estar a dormir dentro do ninho. Pobres aves, imagino o que deveram ter passado... Se a malvada entrasse na voadeira dos gould´s acho que iria ser bem pior porque possivelmente iria matar mais aves porque são em maior número e tinha mais por onde escolher. Agora é ter mais cuidado com estes bichos para não tornar a acontecer e continuar com as criações para minimizar os prejuizos...
Cumpr.
vladracul
Registado: domingo, 10/mai/2009, 17:15

Ainda bem que nos açores , não há cobras se não havia de ser lindo tenho um medo delas , uma vez no canada estava sentado no parque e uma estava na relva quieta que quase que nem dei por ela , quando a vi ia-me gagando todo FX .
Carlos S.
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06

Nao fazia a minima ideia que nos açores nao havia cobras :shock:
vladracul
Registado: domingo, 10/mai/2009, 17:15

Há as de duas pernas , e eu conheço uma velha cascavel fdx .
Ruben Julião
Registado: segunda, 10/mai/2010, 20:16

Boas.
Eu tenho um colega meu que também teve o mesmo problema a coisa de 2 semanas,de 4 casais que tem,as únicas 3 crias
que conseguiu tirar foram comidas por uma cobra,que grande galo,é preciso ter sorte.Felizmente a mim nunca tal coisa me aconteceu,e espero que não me aconteça.
Cumprimentos e boas criações.
Rúben Julião.
Ricardo ramos
Registado: terça, 09/dez/2008, 23:04

Bom dia!

É desagradavel isto acontecer e mais a perder assim passarada, mas temos de pensar que se ela entrou tb la andam ratos e ela provavelmente veio atraida por eles e provavelmenete antes dos passaros ela matou e comeu muitos ratos com isto quero dizer que nao matem as cobras peguem nelas e levem-nas para longe da vossa casa, eu pego nelas meto-as num saco da raçao daqueles de 50kgs e levo-as para lagoas, eu sou um admirador da natureza e se ha animal que tenho respeito sao as cobras mas claro tb tenho aves e gosto muito mais delas...

Se um gato nos matar 3 ou 4 passaros nos tb nao o matamos... a culpa é nossa em as deixar entrar isolem as entradas elas nao voam :) os ratos ate pelos telhados entram mas as coitadas nao conseguem fazer isso...

Pra alem do mais é crime matar cobras!

Não me levem a mal estar a dizer isto, um abraço a tds e boas criaçoes!

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”