Não tenho opiniao feita!
Só nao tenho é que concordar, por isso peço opiniao, claro que depois sou livre de as seguir ou não!
Se leva isso a mal, desculpe, não é a minha intenção melindrar ninguem!
E também se leu até ao fim, eu disse que agradeço e muito todas as respostas!
1abraço
bom dia,
Eu tenho os meus exoticos a criarem directo, (goulds,babette,estrela,sparrow), em viveiro exterior tipo o seu, criam quando lhes apetece, "formam os casais entre si" o que acho muito importante para conseguir criar directo, mas de inicio foi "teimoso" e nada de aquecimento de inverno, no entanto todos os goulds nascidos morreram e ainda alguns adultos, e tinham sido comprados a um criador que criava ao ar livre mas num zona muito mais amena que a minha,pois aqui não á ano que não neve, agora comecando a arrefecer o tempo coloco acrilico quase em volta de todo o viveiro e meto lampadas de aquecimento, os adultos nunca mais morreram e os novos escapam quase todos, outra coisa, so consegui criar bem estes exoticos, apartir que deixei de ter mandarins e bengalins.
boa sorte
Bom dia lento
A minha zona é muito mais amena que a sua, se bem que no inverno tambem temos temperaturas muito baixas.
Eu já estava a contar tapar toda a rede com os plásticos,que quanto a mim a vantagem seria poder baixar mais ou menos consoante o frio e a chuva.
Mas se calhar o acrilico é melhor, e também me disseram atras que há umas placas com alveolos.
E diga-me outra coisa, essa das lampadas, o calor não se dissipa ou as aves começam a perceber e vão-se chegando?
E quando diz que neva aí, atinge quantos graus, só para ter ideia!
E ainda outra coisa, o senhor a quem comprou os goulds e que também os tinha num viveiro, como fazia esse senhor no Inverno e de que zona é esse senhor?
obrigado
Lento, diga-me só mais uma coisa tem plantas no viveiro?
Eu gostava de colocar uma planta tipo trepadeira no lado do viveiro virado a norte, mas não quero pôr uma que possa ser venenosa.
1 abraço
boa tarde,
o srº aquem os comprei vive numa zona mais amena, perto do porto, quanto a arvustos so tenho arteficiais, se tem canarios eles vão depenar o arvusto todo.
Olhos do Lince Escreveu:Os bengalins, goulds e bavetes não resistem a frios extremos
Boas
Neste tópico sujeito a frios extremos (já agora também é bom definir o que é um frio extremo). existem zonas do Pais onde a instalação mostrada não serve e as aves vão morrer, e existem outras zonas onde com protecções de plástico no inverno é uma instalação adequada, portanto gostava de saber a zona?
Eu vivo perto de santarém, a 20euros de táxi!!
Tou a brincar, a cerca de 40 km de santarém para sul!
Quase de certeza que aqui não fará tanto frio como no Porto, penso eu. Se bem que por ser mais perto do mar, o Porto pode não a ir aos extremos das temperaturas. Aqui no Inverno é frio, pode ser mesmo muito frio, mas por exemplo só neva de 20 em 20 anos mais ou menos. No verão também é quentinho, por vezes 40º.
Mas diga-me o Pedro tem aves assim num viveiro?
1abraço
Boas,amigo OLhos de Lince acho que está a exagerar, acho que não pode comparar os bengalins aos babetes e Golds os bengalins são de outra rijeza não morrem assim, morrem com falta de agua ou de comer, o frio para eles se tiverem um abrigo e fazendo a transação do Verão , Outono e Inverno e este viveiro em causa até tem ,é suficiente para eles e, quando fala nos canarios , eu tenho canarios a criar na rua e tenho a certeza que teem mais saude que a maioria dos criados em casa, o que não lhes dá saude nenhuma é por exemplo os senhores que teem aquecedores , que teem desumificadores,que teem humificadores e mais grave ainda o que chamam de ventiladores quer melhor ventilação que a rua? desde que protegidos das correntes de ar ,criar aves artificialmente como esses senhores será bom para eles mas para quem as compra?? fica a arder ,porque quando as aves saiem dessas instalações simpesmente morrem vou lhe dar um exemplo 95 % dos cardinalitos são criados assim quem os compra não sabe como foram criados e apagam-se todos sei que por exemplo no mundial foram comprados bastantes e que duraram 2 ou 3 dias ,mas os que são criados normalmente com a seleção natural esses valem bem o investimento , para terminar posso dizer lhe que sei que todas as minhas aves estão felizes crio aves´há,mais de 40 anos e sei o que é uma aves feliz e uma ave triste ,ou com falta de condições e as aves tal como todos os animais adaptam-se ás condições , bem sei que as vezes são adversas mas como tudo no mundo tambem só enteressa os melhores referindo -me a saudaveis claro e acredita que não gostas mais de animais do que eu ,acredita mesmo , sabes as vezes gostar de uma animal é sacrifica-lo se me entendes
Boa noite João
Isso que está a explicar na ultima msg, é o que me leva a querer criar com as aves sem dar aquecimento artificial.
A minha ideia dos plásticos ou como já referiram anteriormente o acrilico ou a chapa com os alveolos era mesmo acabar com essas correntes de ar e claro aumentar um pouco a temperatura no viveiro.
Por exemplo eu adquiri os gould, bavettes e os bengalins em Maio e vieram de um criador sem aquecimento, mas numa casa bem isolada que fica de verao ou inverno mais ou menos com a mesmo temperatura.
Há uma semana falei com ele acerca das aves e ele contou-me que em junho ou inicio de julho mudou as aves para uma voadeira, e que tinham vindo uns dias de chuva e assim mais de frio e acabaram por morrer-lhe 2 femeas gould.
Ora os meus, na sei se foi por sorte, ou por já estarem habituados, nada notei quando esses dias passaram.
O certo é que as noite aqui para a minha zona nem teem sido de verão, tem estado muito calor durante o dia
mas quando chega à noite as temperaturas descem muito, ora isso de certo que os foi moldando (penso eu), claro que nao estão nem perto das temperaturas que vão chegar no inverno, mas faz parte do treino.
Já agora é de que zona?(se quiser dizer...)
1 abraço
Boas sou de perto de Lisboa , , eu acho que todos te estão a tentar ajudar no bom sentido , parece me apenas que não estão a compreender a tua ideia eu entendi desde o principio, sabes amigo há pessoas que julgam que gostam mais de animais que os outros ,que teremos que respeitar , claro que farás o que entenderes os golds ou outra raça sensivel morrem com facilidade ,mas não é só nos viveiros de rua , em casa nas grandes instalações, tambem morrem mas sabes ás vezes é mau admitir que morrem aves em casa , o que te posso garantir , é o seguinte , se as tuas aves criarem a seleção será feita pela Natureza os mais fracos batem as cardas mas dos fracos não reza a Historia olha conheces algum campeão de alguma classe que seja fraco ??? sê teimoso apenas deves abandonar a teimosia quando tiveres a certeza que não é assim,ou que estejas errado, enquanto isso insiste olha eu tirei uma quantidade enorme de hibridos que á partida pareciam impossiveis de tirar , mas se em Espanha brincam com isso há dezenas de anos foi só tentar e ,ao que me propus fiz quase tudo por ser teimoso , ser teimoso não significa ser burro abraço
Sou novo aqui no forum pelo menos a participar, portanto so quero que não me batam muito depois do que tenho a dizer. Eu conheço cá no nosso pais grandes criadores de exóticos e papagaios (psitacideos). Mas a minha intervenção tem a ver com o sr pedro - olhos do lince. Eu conheci-o através de uns tios meus e do meu pai que o conhecem! Há 6 anos atrás tive a oportunidade de ir passar umas férias com um tio meu na suiça e que como eu é aficionado dos pássaros. Fiquei lá 1 mes e durante esse mes tive oportunidade de visitar ao fim do dia depois das passeatas as instalações do sr pedro e posso-vos já dizer que nunca vi nada igual em criador algum em portugal, já vi por cá muita coisa boa, ao vivo e por fotos. Agora como aquilo nunca mais vi. Era 1 hec. so dedicado às aves na sua maioria e fiquei boqueaberto com o nivel das instalações. Eu fui com o meu pai a vários parques ornitologicos no estrangeiro e a zoos e aquilo não ficava em nada atras, na verdade ate estava acima de muitos dos que vi. O que me surpreendeu mais não foi isso, foi o quanto o homem sabe. No entanto desde que o conheço estou sempre a ouvi-lo dizer que tem montes de duvidas. Mas se ele tem desculpem o que não teram muitos que vejo aqui a participar. Depois daquela semana eu nunca mais vi tantos criadores a visitar outro. Vi lá suiços mas isso até era normal porque era a terra deles, alemaes, belgas e italianos, estes foi os que me lembro ainda. Vi la 1 gajo que não sei quem era mas o meu tio disse-me que era do loro parque. O engraçado é que todos se interessavam pelas tecnicas dele e vi muitos a tomar notas. Eu posso não perceber nada disto, mas ainda consigo perceber quando tenho pela frente alguem percebe mesmo. Uma vez tava já ele cá em portugal, perguntei-lhe porque não ia para juiz ou para a direção de um orgão ai importante e ele so me disse isto - exatamente prque estamos em portugal e ca saber um pouco mais é quase crime. Eu moro em pernes perto de santarém e por falar em frio este ano por exemplo fez frios terriveis como por todo o pais. Tenho uma estação metereologica que o meu pai comprou e que guarda os registos de humidade, temp. do ultimo ano e lembro-me que vi la que em certas noites fizeram negativos, o mais baixo que vi foi -4 graus. Sr NFF não é uma barraquinha que protege os pássaros, com mais plastico ou acrilico que se lhe meta. Querem saber como e sem gastar muito perguntem ao hoemem que ele diz-vos é so perderem a postura que ele ajuda todos. Eu segui todos os passos que ele me indicou e so tive sucessos até agora, mesmo que venham dpois para aqui comentar que não é possivel. Onde ele morava era na montanha nos alpes e lá fazia -20 no inverno para cima e ele tinha tudo ca fora, mas ele tinha truques muito bons para que as aves não sofressem. Para terem a noção ele dava pareceres a muita revista da especialidade na europa, tudo isto ninguem me contou. Eu vi com estes meus olhos e ouvi com os meus ouvidos, tudo o que vi este homem ter e fazer ninguem me contou, até porque ele gosta de fazer as coisas sem alaridos. Estou a tirar engenharia zootecnica e uma coisa aprendi nem para o gado é bom passar as noites geladas. Estou há muitos anos tambem ligado á equitação e nas noites geladas os cavalos dentro das boxes levam com uma coberta. Não morrem se estiverem cá fora e se não a levarem mas conseguimos muito melhores resultados se fizermos as coisas bem. Sr NFF quer continuar a teimar, força, mas voce é que perde o legado de alguém que é senão a pessoa que conheço que mais sabe de ornitologia esta entre as mais capazes. Sabe quem o indicou aos meus tios e meu pai não foram portugueses, porque cá nem sequer sabem quem ele é na grande maioria nem o quanto ele entende da atividade, foram belgas e espanhois que já o conheciam e iam visita-lo com regularidade. O mais curioso é que ele não participa em concursos, só os visita. Mas sei de tipos que fizeram campeoes com pajaros descendentes das linhagens dele.
Sr joao fontanelas ha teimosia e ha burrice, eu tambem entendi o objectivo do sr NFF e mais entendi o que o sr pedro quis dizer. Para ja o homem nao esta aquerer dizer que gosta mais de animais que ninguem simplesmente esta a tentar meter na cabeça do sr nff que da maneira que ele ta a relatar a forma como pensa fazer as coisas esta a cair em erro. Eutanasiar se for extremamente necessario é humano mas so se for em caso de doença sem remedio, matar animais que estao saudaveis so porque se é teimoso devia ser crime. Seleção natural não é feita nem dentro de casa, nem em viveiros é feita na natureza sem a intervenção do homem. Isso da forma que fala não é seleção é sujeitar os animais a sofrimento desnecessario. Isto aprendi eu na faculdade e ja o sabia antes. Quanto aos espanhois passam a vida a contactar o sr pedro, eu sou portugues por ter ca nascido mas espanhol de origem conheço mais gente lá que cá nesta atividade e o sr pedro apesar de ser bem portugues é mais conhecido lá fora que cá. É de rir como é que as pessoas não percebem quando tem um expert pela frente ainda por cima devendo ter orgulho por ele ser portugues.
Não queria ir por aí mas tenho mesmo que ir...
O sr " Olhos de Lince" já passou um pouco das marcas, não lhe faltei ao respeito e já lho disse que agradeço e muito as msg que escreve, embora o sr nao queira que agradeça.
Quanto a ser criminoso...não o sou e acho que nunca o serei, de qualquer forma as críticas devem ser construtivas e não destrtutivas como as que o sr faz!
A sua experiência com aves nem em ponho em causa, mas o certo é que pelas msg que tenho lido aqui no Fórum não é a primeira vez que se tenta impor, a meu ver de uma maneira menos correcta! Mas volto a frisar é só a minha opinião, correndo o risco de estar a ser injusto com uma pessoa que pouco conheço!
Mais uma situção, sou português e com muito orgulho, realmente toda a gente me diz que lá fora é que é e que Portugal está a anos luz do que se lá faz...acredito! Mas porque é que o senhor voltou? se lá era bem melhor?
Outra ainda essa da "batatada" mas quem é o senhor para dizer isso? se pelo menos aqui neste tópico quem começou com palavras mais azedas ou menos simpaticas foi o SENHOR!!!!!
Mais uma vez obrigado a quem quis ajudar e me respondeu, continuo a querer saber mais e mais!
Burro não é aquele que não sabe! É simplesmente aquele que não quer aprender!
Cumprimentos todos!
Boas a todos.
Penso que há tempos já foquei este ponto, e preincipalmente na Net aconteçe muitas vezes, as pessoas tem de têr a noção quando se aborda um tema, primeiro as espécies em questão e suas caracteristica e não misturar alhos com bugalhos, depois tem de se vêr que espécies se pretende misturar neste caso num viveiro comunitario, como exemplo num aquario que temos em casa, convem saber de onde são originarios os peixes para não misturar origens que por vezes tem temperaturas, PH, alimentação, etc completamente distinta, é logico que depois as pessoas dizem há e tal uns tão fixes e os outros da especie tal e tal morrem sempre, aqui é igual, há espécies que vivem na rua sem problema, outras é uma certdão de óbito logo , e emsmo que um ou outro se adapte, porque felizmente mesmo assim as aves tem uma capacidade incrivel de sobrevivência, porque se não com tanta atrocidade que se vê as vezes com elas!!!!!
Quanto ao assunto aqui abordado, de luz artificial, temperaturas controladas, etc, etc, lá está tem de se vêr que certas aves não criariam noutras condições!!!, e as são resistêntes podem criar-se perfeitamente em condições controladas e passa-las depois de forma adequada para viveiros exterirores sem baixas nenhumas, agora ´há espécies que permitem quase tudo e outras quase nada, não se pode generalizar tudo como em impossivel e depois noutros casos em tudo e possivel, como a maneira de chegar a um mesmo fim com caminhos distintos, quer em alimentação, habitação, criação,condições, para mim na criação de aves o mais importante é a higiene e a alimentação cuidada e variada, eu tenho bons resultados assim, mas não quer dizer que o vizinho com outros métodos de alimentação e cria não tenha os mesmos resultados que eu ou melhores, agora no meio de porcaria e alimentação deficiente, uma coisa e manter aves e criar aves, outra coisa e manter e reproduzir aves com qualidade, porte, saude, etc, e para isso são precisas condições, não quer dizer que a gaiola tenha de sêr forrada a ouro, mas de estar limpa, a mistura não tem de ser da marca X-pto, mas tem de ser limpa e isenta de pós, a agua,factor vital, mas provavelmente um dos mais importantes muita vez descurado por muita gente, e por ai afora, isto já é algum assunto a fugir um pouco ao tema central, mas ao fim e ao cabo tem a ver com tudo.