Caros Luís e Helder,
Antes de mais é justo realçar que este tópico, se não for o mais, é um dos mais participados de sempre deste fórum, com mais de 3800 visualizações e mais de 330 mensagens. Isto é sintomático de uma coisa: a grande necessidade dos criadores em obterem informação, que não obtiveram de outra forma.
Aquilo que o amigo Luís afirma, se estivéssemos noutro órgão qualquer seria motivo de demissão imediata, pois um órgão dirigente de um sector não pode, em circunstância alguma, dizer aos que dele dependem para
"literalmente" para c---- no assunto
Isto demonstra, não só uma total falta de responsabilidade, mas pior ainda um apelo ao não cumprimento da lei, por parte dos clubes/associações que são seus filiados e que deles dependem institucionalmente. Tal situação não é tolerável, ainda por cima, como afirma o meu amigo, acabou por ser reiterada por várias vezes:
a resposta foi a mesma e como directiva da Federação
Diz ainda o meu amigo:
há poucos dias atrás com outras pessoas chegamos à fala com membros da direcção da Federação que disseram para não ligar que eram coisas de Fóruns e de pessoas que não sabem o que dizem (incluindo eu

)
Já agora, se não se importa, eu também. Mas eu já nem ligo, porque já estou habituado a ser mesmo «burro». Claro que depois me dá algum gozo (provavelmente a si também), quando os que nos chamam «burros», repetem depois as nossas «burrices». Enfim, caro amigo, citando um grande poeta popular algarvio, António Aleixo, apetece-me dizer: «há muitos que eu conheço//que, sem parecer o que são,//são aquilo que eu pareço», ou então um treinador conhecido: «E o burro, sou eu?!». Bom, voltemos a coisas sérias...
a quem eu pago para tratar dos meus assuntos não trata ou trata tardiamente
Pois é. O que não deixa de ser curioso, e que eu ainda não percebi, é o que andaram as federações a fazer durante o período em que apregoavam aos quatro ventos que vinha aí o «estatuto do criador» e que andavam a trabalhar arduamente com o ministro A, o B, o C e mais ou que houvesse, depois é publicado o decreto-lei, sai a portaria, e descobrimos que as federações nem sequer foram consultadas para o efeito. Então onde estavam para defender os interesses dos clubes/associações seus filiados? Ou terá sido mais um assunto no qual c------?
porque são sócios da Federação e como tal estão minimamente amparados por alguém que gosta dos passarinhos como eu e que faz um esforço ao estar nesses cargos para representar os colegas de hobby
Era mesmo bom, não era? Mas parece que não é assim e digo-lhe sinceramente que julgo não ser por maldade de ninguém. É que as pessoas simplesmente não sabem, pois viveram muito tempo com uma determinada orientação na ornitologia, onde era preciso uma actividadezitas, anilhas q.b., uns campeonatos e umas taças e o pessoal lá ía andando «cantando e rindo», como no tempo da outra senhora. Mas os tempos mudaram e as federações, é mais do que óbvio, não conseguiram, ou souberam, acompanhar a mudança e, pior ainda, não foram sujeitos dessa mudança, sendo embora certo que não estamos numa área de fácil gestão. Mas estamos numa área onde é possível gerir melhor e sobretudo mudar: mentalidades, estruturas, formação, ...
Não se percebe como ou as pessoas andavam muito distraídas, é possível um processo desta natureza e grandeza para os criadores passar ao lado da Federação
Claro que não. Foram eles próprios que sempre afirmaram que andavam a trabalhar nele!!!
os clubes não sabem de nada ainda e já se diz às pessoas para irem perguntar junto dos clubes

Pois... agora ligou-se o turbo...
assim nem dá vontade de fazer nada
Claro que dá. Mais que não seja dá vontade de mudar e o meu amigo, como membro da Direcção de um clube tem responsabilidade nessa mudança! O seu clube vota na Assembleia-Geral da Federação, logo tem sempre uma palavra a dizer. Quanto mais os que falarem, que proporem alternativas (sem medos nem subjugações), mais será a rapidez da mudança.
O amigo Hélder, vai no mesmo sentido, mostrando que a própria federação anda «à nora» com isto:
eles (federação) nem sabem muito bem como se processa este assunto
O que, em si mesmo já é mau, muito mau!!!
cada vez mais penso que não é preciso federações pois eles de forma alguma defendem os criadores e a ornitologia portuguesa
Por isso é que o meu amigo, o seu clube e outros devem ser os sujeitos da mudança. Apresentar soluções, alternativas. Enfim, exigindo da Federação a responsabilidade, que esta deve ter!
Cumprimentos a todos,
Leote Paixão