Pedrom
Registado: quarta, 19/jan/2011, 01:03

Periquito bébé

Olá,

Tenho um casal de periquitos australianos que já tiveram duas ninhadas... mas como n tirei o pai a tempo a fêmea começou a fazer mais uma postura. Fui tirando os ovos e um dia deixei um dos ovos tempo a mais e quando o fui tirar e fui verificar o interior com a ajuda de uma luz vi que tinha um embrião a desenvolver-se ainda no começo. N tive coragem de tirar o ovo e deixei-o com a mãe junto com mais um ovo n fertilizado. A cria desenvolveu-se bem e fui observando o seu desenvolvimento. Já com duas semanas a cria está com desenvolvimento normal mas n se consegue por de pé porque cai para o lado esquerdo e n se consegue levantar. A perna parece ter menos mobilidade que a perna direita mas consegue mover-se para todas as direcções. Quando o deito para o lado direito ele consegue levantar-se mas cai logo para o esquerdo. Tenho estado a dar o aminovit "L" para lhe fornecer alguns dos aminoácidos que poderão estar a faltar-lhe e ajudar a dar mais mobilidade à perna. Tb tenho estado a fazer alguma fisioterapia (estico-lhe a perna, faço com que ele ande, e alguns execicios de equilibrio) Parece estar um pouco melhor mas acaba sempre por cair para o lado esquerdo. Já se mantêm de pé alguns minutos. O que poderá ser? Obrigado
HenriqueDallas
Registado: domingo, 13/jun/2010, 14:38

Re: Periquito bébé

tambem me aconteceu a pouco tempo, mas penso que é das aparas que estavam no ninho, ele escorregava decerteza e a perna começou a ficar esticada para o lado e nao se conseguia por de pe. penso que seja disso
Cumprimentos,
Henrique Lopes
cmcl
Registado: quinta, 29/jan/2009, 12:51

Boas

Esse problema deve-se a ele ser a única cria, quando são vários eles pressionam-se uns contra os outros pra se manterem de pé, como era o único e os ninhos são lisos não se conseguia agarrar e ficou com esse "defeito" na perna. Com o tempo ele começa a ganhar força nas patas e tende a melhorar, o que lhe aconselho a fazer é por aparas de madeira no fundo do ninho para que ele se possa "agarrar" melhor ao fundo, não muitas porque eles não apreciam muito.
Cumprimentos;
Carlos Leal

Visite: http://avesdoleal.blogspot.com
Imagem
Nuno1987
Registado: quinta, 12/abr/2007, 20:58
Contacto: Sítio web

Pedrom Escreveu:Olá,

Tenho um casal de periquitos australianos que já tiveram duas ninhadas... mas como n tirei o pai a tempo a fêmea começou a fazer mais uma postura. Fui tirando os ovos e um dia deixei um dos ovos tempo a mais e quando o fui tirar e fui verificar o interior com a ajuda de uma luz vi que tinha um embrião a desenvolver-se ainda no começo.
Tirar o Pai a tempo?
Para quê tirar o macho?
Pedrom

Obrigado pela ajuda. Na verdade não coloquei substrato no ninho mas sei que no inicio (quando o vi poucos dias após o nascimento) ele estava de pé e de perfeita saúde. É bom ter algém que nos possa ajudar. Tenho-o tirado do ninho e ajuda-lo a levantar-se quando caía, ao mesmo tempo tenho-o estimulado a andar. Agora pergunto... ele já é mto pesado para se agarrar as aparas e concerteza voltaria a caír... o meu medo nisto é que ele ao ficar caído de lado fique com lesões na zona do corpo que está em contacto, pois ele n se consegue saír do sitio e ficaria mtas horas deitado. Outra pergunta é... é melhor eu tira-lo do ninho e coloca-lo na criadeira e alimenta-lo à mão e assim poderei dar-lhe mais assistência? De qualquer modo vou colocar um video para ver melhor o que se passa.

Muito obrigado pela ajuda

http://img8.imageshack.us/img8/2729/ghx.mp4

http://img651.imageshack.us/img651/8905/e8s.mp4

PS: Tirar o pai para que a fêmea fique a acabar de criar a cria e n se sinta estimulada a começar outra postura. Obrigado
Nuno1987

Pedrom Escreveu:
PS: Tirar o pai para que a fêmea fique a acabar de criar a cria e n se sinta estimulada a começar outra postura. Obrigado

Sim, é uma "tactica", mas o pai também tem a função de alimentação da cria e da mãe.

Se retirar o pai, tem que redobrar a atenção na cria, e verificar varias vezes ao dia se a cria tem o papo cheio, pois a mãe pode falhar nessa tarefa.

Cump.
Pedrom

Quando disse retirar o pai era já nas ultimas duas crias. Complectamente emplumadas e é a altura em que a mãe comaça a reduzir a alimentação delas para as estimular a saír do ninho.

Abraços

Pedro Andrade
Nuno1987

Pedrom Escreveu:Quando disse retirar o pai era já nas ultimas duas crias. Complectamente emplumadas e é a altura em que a mãe comaça a reduzir a alimentação delas para as estimular a saír do ninho.

Abraços

Pedro Andrade
ok, entendido.

O motivo da minha pergunta foi, que por vezes algumas pessoas mais novatas, têm como ditado que se deve retirar o macho apos o nascimento das crias pois este pode matar as crias para incentivar a femea a nova postura, e quando li a sua frase, pensei que inocentemente poderia ser esse o motivo. Mas anda bem que não o é, e nesse caso é aconselhavel a separação ou então se a cria ja tiver toda emplumada talvez tirar o ninho em vez do macho. Isto se o viveiro/gaiola for interior.

Cump.

Boas Criações.
Pedrom

Ora essa, apesar de ter alguma experiencia com a criação de periquitos estou sempre pronto a ouvir opiniões de outras pessoas. O meu problema está resolvido... retirei a cria da mãe e do pai e estou a cria-la a mão. Além do excelente alimento (papa) que lhe estou a dar, ainda lhe estou a fornecer aminoácidos para fortalecer as pernas e e o sistema nervoso. Já se habituou à papa, come lindamente, já se aguenta de pé e já vai dando alguns passitos. Está no bom caminho.
De qq modo, agradeço imenso a sua opinião.

Abraços

Pedro Andrade
Nuno1987

Boas. A cria aceitou bem o sistema de criação a mão? Isto porque como já estava "grandita"...

Cump, e boa sorte. depois tem que meter uma foto da cria. :D
Pedrom

Olá,

Ao inicio recusava a papa, o que é normal, ia-lhe dando uns pedaços de cada vez. O processo de habituação demorou dois dias e meio, mas logo depois começou a comer havidamente a papa. O truque é ter sempre a mesma consistência e uma temperatura morna da papa para que n lhe provoque desconfianças. Agora ja come o máximo para esta idade, cerca de 4mml, o que é bastante, e fica com o papo bem cheio. Come regularmente de 3 em 3 horas. Quanto à habituação do sitema de alimentação à mão foi instantâneo, pois sabia-lhe bem conseguir estar de pé. O que facilitou bastante é que tudo por que ele passou "retirou-lhe" o medo e quando comecei todo o processo de cura ele poderá ter associado um bem estar geral devido à nova postura. Irei colocar uma foto.

Um abraço

Pedro Andrade

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”