renatorebelo
Mensagens: 22
Registado: quinta, 03/mar/2011, 16:57

Problema na criação

Boas tardes,
Pretendia que me dessem uma ajuda, visto que estou um pouco desapontado com um dos meus casais de forpus. Este casal já fez duas posturas. Na 1ª postura a fêmea colocou 6 ovos,mas somente um sobreviveu! As crias desenvolveram-se perfeitamente até estarem empenadas, mas de um dia para o outro e provavelmente no dia que saíram do ninho foram completamente comidas e atacadas ou pelo macho ou então pela fêmea. O que restou das crias mais parecia um cordão umbilical. Abri o ninho e verifiquei que da ninhada tinha restado um única cria. Decidi então retirar o ninho e coloquei a cria no chão da gaiola e estive a observar o comportamento dos progenitores. Verifiquei então que a cria começou a ser atacada tanto pelo pai, como pela mãe.
Retirei o pai para outra gaiola, mas a mae atacava-o na mesma, e optei por colocar o pai junta à cria. Fez um papel excepcional e acabou por criar a cria em perfeitas condições.
Na segunda postura deste casal, aconteceu-me exactamente o mesmo, mas as crias foram atacadas dentro do ninho. Numa postura de cinco, dois foram completamente comidos e dois apareceram completamente "podres" e com o papo cheio.
Mas no meio dessa mortandade sobreviveu uma cria.
Decidi retirar desta vez o progenitor e deixei a cria aos cuidados da mae.

Hoje, quando fui limpar a gaiola verifiquei que a cria já tinha saído do ninho, mas fiquei desiludido, visto que a cria não tinha dois dedos e tem as patas deformadas. Ela voa na perfeição, mas não consegue ficar em pé nos poleiros.
Utilizo ninhos de pardais de java, em "L" (degrau) e na base do ninho coloco +-10cm de aparas de madeira.

Gostava que me explicassem a razão de acontecer esta "mortandade", uma vez que a nível de alimentação cumpro todos os requisitos. Os pais não indicam nenhum desgaste, encontram-se bem de saúde, plumagem impecável.

Tenho outro casal com crias, cujo comportamento é bastante diferente. Ambos estão no ninho e tem um comportamento menos agressivo.
Há viabilidade em arranjar madrastas para a criação? Qual a espécie?

Sou criador "amador" de diversas espécies e até hoje nunca me aconteceu algo parecido.
Fico triste pq esta espécie fascina-me.
Agradeço todo o tipo de ajuda
Cumprimentos
Renato J.

Voltar para “Psitacídeos Americanos”