nunotdi
Registado: quarta, 16/nov/2011, 20:27

Gould's a morrer na muda (ajuda)

Bom dia amigos
precisava de 1 ajuda urgente.comprei 1 remeça ainda grandita de diamantes gold´s e diamantes estrela,mas eles ainda são muito novos e não se conhece se são maxos ou femeas (conforme vou apanhando a cantar vou anilhando...)e estou a deparar-me com algo que não tou a gostar :x ,ja me morreram 2 gold´s e 1 estrela e andam la mais alguns muito injuriçados :( ...
que eide fazer para evitar mais mortes? e para aguentarem esta fase dificel?
onde tenho os passaros não entra 1 ponta de corrente de ar,e o frio la dentro tambem não é muito...
obrigado a todos
cumps Nuno
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Contacto: Sítio web

Re: (ajuda)gold´s a morrer na muda

Olá Nuno,

Podem ser várias coisas, a mudança de instalações, maneio, ambiente, comida, etc... nada disto ajuda e quando se mexe em lotes de aves ainda pior. Além disso a muda é uma fase em que deviam estar "sossegados".
Certifica-te que todos têm acesso a comida e água facilmente. Se tiveres possibilidade de suporte com electrólitos é capaz de ajudar, em alternativa um bocado de mel e limão (ou vinagre) na água "remedeia". Mas também pode ser uma situação mais complicada que exija algum tipo de medicação e isso já pode ser tanta coisa que era estarmos para aqui a adivinhar.

Cumps,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
nunotdi

AvilandiaPT Escreveu:Olá Nuno,

Podem ser várias coisas, a mudança de instalações, maneio, ambiente, comida, etc... nada disto ajuda e quando se mexe em lotes de aves ainda pior. Além disso a muda é uma fase em que deviam estar "sossegados".
Certifica-te que todos têm acesso a comida e água facilmente. Se tiveres possibilidade de suporte com electrólitos é capaz de ajudar, em alternativa um bocado de mel e limão (ou vinagre) na água "remedeia". Mas também pode ser uma situação mais complicada que exija algum tipo de medicação e isso já pode ser tanta coisa que era estarmos para aqui a adivinhar.

Cumps,
antes de mais,obrigado Ricardo :wink:
ja os tenho a cerca de 2 semanas e so agora me estao a dar maus sinais.Agua e comida mudo todos os dias e teem sempre grande abundançia de comida e agua...
se puder de-me aqui 1 ajuda...num litro de agua quanto mel e limão devo meter?
tava a pensar dar-lhes agua com alho,fazera pior?
abraço e obrigado
Gustavo Figueiredo
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44

De facto concordo como Ricardo: adquirir um lote de aves em que as mesmas ainda não estão mudadas, é um risco pois podem não fazer uma boa adptaçãoao novo local e irem-se abaixo. no caso dos Goulds e Estrelas, se não estou em erro, são dos exóticos que têm a muda mais prolongada e mais dificil.
O metodo que o Ricardo aconselhou não conheço mas, seria bom experimentar.
No entanto evite correntes de ar alterações na alimentação.
Já agora, descreva as condições em que estam as aves que acabam por morrer (magras, sempre a comer, sempre a dormir, cor do abdómen), pois as razões podem ser outras, para alem de uma muda dificil...

Gustavo
nunotdi

Gustavo Figueiredo Escreveu:De facto concordo como Ricardo: adquirir um lote de aves em que as mesmas ainda não estão mudadas, é um risco pois podem não fazer uma boa adptaçãoao novo local e irem-se abaixo. no caso dos Goulds e Estrelas, se não estou em erro, são dos exóticos que têm a muda mais prolongada e mais dificil.
O metodo que o Ricardo aconselhou não conheço mas, seria bom experimentar.
No entanto evite correntes de ar alterações na alimentação.
Já agora, descreva as condições em que estam as aves que acabam por morrer (magras, sempre a comer, sempre a dormir, cor do abdómen), pois as razões podem ser outras, para alem de uma muda dificil...

Gustavo
boas Gustavo :D
é assim,elas estao sempre a comer,ficam com as penas como se fossem 1 bola e muito gordas,mas na realidade pegando nelas,tao muito magras :| ,eu tenho-os numa gaiola grande em que em volta dei tesse(filtro),e essa gaiola tem rodas...todos os dias tenho posto ao sol para aproveitarem o sol que tem estado(dizeram-me que fazia muito bem).como tenho 1 terraço muito grande fiz do genero dum quarto onde tenho as gaiolas(viveiros) com passaros para criação,tem 1 unica chanela e porta com rede por fora e acrilico por dentro,ta tudo muito bem tapado para não entrarem ratos,nem 1 unica ponta de frio...por cima é em chapas e apliquei-lhe hoje na parte de dentro umas placas azuis(não sei o nome) que dissem que não deixa o frio entrar e mantem o calor la dentro...mais tarde tiro fotos e posto.
Em relação ao alimento,todos os dias la vou 2 ou 3 vezes e sacudo as cascas e deito comida nova se for o caso,agua tambem troco todos os dias...deito-lhe casaca de ostra,e uma vez por semana maça.
tenho la luz em que todos os dias a noite deixo acesa...
ontem ja lhes dei agua com alho a todos...
sei que comprar diamantes assim é 1 risco e que me posso prejudicar,mas ja aqui a uns tempos tive diamantes e so os comprava ja mudados e era sempre engando pois eram passaros ja velhos e não me criavam,arrisquei assim para evitar de ser engano...
não quero ficar com a consiençia pesada e tentar fazer o tudo por tudo para salvar meus passaros :mrgreen:
obrigado pelas dicas
cumps Nuno
Última edição por nunotdi em quinta, 24/nov/2011, 20:02, editado 2 vezes no total.
nunotdi

Re: Gould's a morrer na muda (ajuda)

boas Gustavo :D
é assim,elas estao sempre a comer,ficam com as penas como se fossem 1 bola e muito gordas,mas na realidade pegando nelas,tao muito magras :| ,eu tenho-os numa gaiola grande em que em volta dei tesse(filtro),e essa gaiola tem rodas...todos os dias tenho posto ao sol para aproveitarem o sol que tem estado(dizeram-me que fazia muito bem).como tenho 1 terraço muito grande fiz do genero dum quarto onde tenho as gaiolas(viveiros) com passaros para criação,tem 1 unica chanela e porta com rede por fora e acrilico por dentro,ta tudo muito bem tapado para não entrarem ratos,nem 1 unica ponta de frio...por cima é em chapas e apliquei-lhe hoje na parte de dentro umas placas azuis(não sei o nome) que dissem que não deixa o frio entrar e mantem o calor la dentro...mais tarde tiro fotos e posto.
Em relação ao alimento,todos os dias la vou 2 ou 3 vezes e sacudo as cascas e deito comida nova se for o caso,agua tambem troco todos os dias...deito-lhe casaca de ostra,e uma vez por semana maça.
tenho la luz em que todos os dias a noite deixo acesa...
ontem ja lhes dei agua com alho a todos...
sei que comprar diamantes assim é 1 risco e que me posso prejudicar,mas ja aqui a uns tempos tive diamantes e so os comprava ja mudados e era sempre engando pois eram passaros ja velhos e não me criavam,arrisquei assim para evitar de ser engano...
não quero ficar com a consiençia pesada e tentar fazer o tudo por tudo para salvar meus passaros :mrgreen:
obrigado pelas dicas
cumps Nuno
AvilandiaPT

Nuno,

Não tens dosagens em particular, é uma "mezinha" caseira mas que na falta de melhor ajuda a aguentar as aves.
O mel fornece alguma energia, o limão acidifica o sistema digestivo o que ajuda a digestão e além disso fornece vitamina C que em alturas de stress também ajuda (embora com niveis baixitos). Desta forma também forneces alguns electrólitos embora numa concentração baixa.

Pela descrição eu desconfiava à partida de coccidiose, mas pode ser outro problema intestinal qualquer. Se estão a comer e perdem peso em principio tens ai um problema digestivo qualquer. Agora qual, é complicado dizer. Podes pensar em algum tratamento que apanhe coccidiose e bactérias mas sem confirmação é apenas uma suposição.
Confirma que estão a respirar bem, os goulds novos vão muito abaixo se houver por ai ácaros dos sacos aéreos.
Que mistura estás a usar? Algumas misturas para exóticos são fracas para goulds e australianos que costumam preferir alpistas aos painços.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
nunotdi

boas Ricardo,antes de mais obrigado pela ajuda :D
em relação a comida estou a dar comida normal pa exoticos.,entao neste caso a agua com alho não vai ajudar em nada?
se puder de-me 1 ajuda num litro de agua quanto mel e limão tenho de deitar?
obrigado cumps Nuno
filiperusso
Registado: segunda, 28/mar/2011, 05:47

Boas nuno, penso que li que deixava a luz de noite acesa, li bem? Em caso afirmativo, não convêm deixar nenhuma luz acesa de noite, isso só vai ajudar a aumentar o stress das aves, deixe-as dormir descansadas sem luzes!
Cumprimentos,

Filipe Couto

Imagem

O meu blog----> http://avesfilipecouto.blogspot.com/
Agostinho Moura
Registado: domingo, 18/nov/2007, 09:45

Boas, pelo que li nos post atrás tudo indica que as aves tem morrido de coccidiose (doença da faca) nome vulgar que alguns criadores chamam, por isso verifica se o ventre das aves que estão doentes está afiado como uma faca, se assim for tens que as separar e fazer rapidamente um tratamento para essa doença.
Queria saber se as tuas gaiolas onde tens os Golds tem rede no fundo separando as aves de entrar em contacto com as suas fezes?
Também te aconselho a não expores as aves ao sol e reduzires a luz tanto de dia com á noite, se tiveres muita luz natural coloca panos escuros nas janelas para reduzir a luz, as aves durante a muda precisam de pouca luz, muito sossego e uma boa alimentação, e não me refiro apenas á qualidade das sementes mas sim uma boa pápa com germinado bem lavado e podes juntar uma vitamina para a muda.

espero que tenha ajudado de alguma forma.

boas criaçoes para todos.
AvilandiaPT

Olá,

Comida normal para exóticos é vago. A mistura para australianos tem mais alpista. Se estiveres a usar uma de exóticos com mais painços podes aumentar a alpista à vontade para 50%.
Em relação ao mel e limão não tens mesmo dosagens. Basta meteres uma colher de chá de mel num bebedouro normal de 60-100ml e dissolver (água morna ajuda) e outra colher de limão. Não é uma "solução" é mesmo uma mezinha para remediar!!
Apesar de isso melhorar o estado das aves e as deixar um bocadinho mais activas (por causa do açúcar que lhes dá energia "directa") se for coccidiose, como também já disse que me parece, não te vai resolver o problema.
O alho não lhes vai fazer mal nenhum e pode ajudar mas também muito provavelmente não te vai resolver um problema que está a causar mortalidade. Observa o aspecto das fezes.
Como o Filipe disse, a noite é para descansar, na melhor das hipóteses poder ter uma luz de presença fraquinha. Estarem com luz todo o dia e noite é mau. Não tens de andar a mudar comida 3x/dia e sacudir cascas a toda a hora, as aves precisam de sossego.
Outra coisa que deves ver é a ventilação da sala. A temperatura é importante, mas é preciso alguma circulação de ar. Circulação de ar não é uma corrente de ar, mas tem de haver renovação do ar.

O pessoal está a tentar ajudar mas o melhor que podemos fazer é mesmo dar algumas ideias do que poderá ser o problema e aspectos que possas melhorar. Apesar das "suspeitas", como compreedes, não é fácil estar a identificar o problema para te dizer "dá isto". Posso-te dizer que as minhas suspeitas seriam coccidiose, e como existem outras possibilidades provavelmente pensava num tratamento com Sulfaprime, mas existem várias possibilidades e várias opções e pode não ter nada a ver.

Cumps,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
nunotdi

filiperusso Escreveu:Boas nuno, penso que li que deixava a luz de noite acesa, li bem? Em caso afirmativo, não convêm deixar nenhuma luz acesa de noite, isso só vai ajudar a aumentar o stress das aves, deixe-as dormir descansadas sem luzes!
boas Filipe :D
antes de mais obrigado pela ajuda e dicas :wink:
na minha ideia eu em deixar a luz acesa toda a noite ía fazer bem,pois íam-se se alimentar de dia e de noite e com iso ficarem mais fortes,aguentarem melhor a muda e os que tenho em criação criarem melhor,nunca pensei com iso criar problemas as aves com iso :roll: ,mass sendo assim vou começar a deixar a luz acesa ate as 22h e depois disso desligo :wink:
obrigado Filipe
ãbraço Nuno
nunotdi

nunotdi Escreveu:
filiperusso Escreveu:Boas nuno, penso que li que deixava a luz de noite acesa, li bem? Em caso afirmativo, não convêm deixar nenhuma luz acesa de noite, isso só vai ajudar a aumentar o stress das aves, deixe-as dormir descansadas sem luzes!
boas Filipe :D
antes de mais obrigado pela ajuda e dicas :wink:
na minha ideia eu em deixar a luz acesa toda a noite ía fazer bem,pois íam-se se alimentar de dia e de noite e com iso ficarem mais fortes,aguentarem melhor a muda e os que tenho em criação criarem melhor,nunca pensei com iso criar problemas as aves :roll: ,mas sendo assim vou começar a deixar a luz acesa ate as 22h e depois disso desligo :wink:
obrigado Filipe
ãbraço Nuno
nunotdi

Agostinho Moura Escreveu:Boas, pelo que li nos post atrás tudo indica que as aves tem morrido de coccidiose (doença da faca) nome vulgar que alguns criadores chamam, por isso verifica se o ventre das aves que estão doentes está afiado como uma faca, se assim for tens que as separar e fazer rapidamente um tratamento para essa doença.
Queria saber se as tuas gaiolas onde tens os Golds tem rede no fundo separando as aves de entrar em contacto com as suas fezes?
Também te aconselho a não expores as aves ao sol e reduzires a luz tanto de dia com á noite, se tiveres muita luz natural coloca panos escuros nas janelas para reduzir a luz, as aves durante a muda precisam de pouca luz, muito sossego e uma boa alimentação, e não me refiro apenas á qualidade das sementes mas sim uma boa pápa com germinado bem lavado e podes juntar uma vitamina para a muda.

espero que tenha ajudado de alguma forma.

boas criaçoes para todos.
Boas S.Agostinho,antes de mais obrigado pela ajuda e dicas :mrgreen:
sim,ao principio e mesmo em algumas aves das minhas repqaro que tem o pano ligeiramente aviado,mas penso que não seja por iso que me estejam a morrer,mas não queria ficar com a pena de não tentar,qual o melhor remedio que posso dar no caso de ser a doença da faca?
em relação a gaiola sim tem rede por baixo e depois 1 parteleiro de retiar para a limpeza da gaiola,eu todos os sabados tiro o parteleiro,lavo desparazito os passaros e deito 1 bucado de (sarrim de pinho) no parteleiro para que no caso de quando la ponho 1 banheira não ficar molhado o fundo da gaiola,ou seja quando retiro o tabuleiro os passaros não consevguem sair porque teem a rede...
em relação ao expor os passaros ao sol,foi o que ouvi falar 1 senhor que cria passaros e pensei estar a fazer 1 grande coisa,mas sendo assim vou os deeixar sempre sossegados e quetos onde estão.
em relação onde os tenho a luz natural não é muito forte,pois tenho 1 chanela pequena,e 1 porta com acrilio,mass mesmo assim para evitar correntes de ar coloquei uns plasticos para ficarem tudo esolado para não entrar frio nem correntes de ar...
qual a marca do melhor medicamento para a muda que me aconselha?
obrigado por tudo
ciumps Nuno
nunotdi

AvilandiaPT Escreveu:Olá,

Comida normal para exóticos é vago. A mistura para australianos tem mais alpista. Se estiveres a usar uma de exóticos com mais painços podes aumentar a alpista à vontade para 50%.
Em relação ao mel e limão não tens mesmo dosagens. Basta meteres uma colher de chá de mel num bebedouro normal de 60-100ml e dissolver (água morna ajuda) e outra colher de limão. Não é uma "solução" é mesmo uma mezinha para remediar!!
Apesar de isso melhorar o estado das aves e as deixar um bocadinho mais activas (por causa do açúcar que lhes dá energia "directa") se for coccidiose, como também já disse que me parece, não te vai resolver o problema.
O alho não lhes vai fazer mal nenhum e pode ajudar mas também muito provavelmente não te vai resolver um problema que está a causar mortalidade. Observa o aspecto das fezes.
Como o Filipe disse, a noite é para descansar, na melhor das hipóteses poder ter uma luz de presença fraquinha. Estarem com luz todo o dia e noite é mau. Não tens de andar a mudar comida 3x/dia e sacudir cascas a toda a hora, as aves precisam de sossego.
Outra coisa que deves ver é a ventilação da sala. A temperatura é importante, mas é preciso alguma circulação de ar. Circulação de ar não é uma corrente de ar, mas tem de haver renovação do ar.

O pessoal está a tentar ajudar mas o melhor que podemos fazer é mesmo dar algumas ideias do que poderá ser o problema e aspectos que possas melhorar. Apesar das "suspeitas", como compreedes, não é fácil estar a identificar o problema para te dizer "dá isto". Posso-te dizer que as minhas suspeitas seriam coccidiose, e como existem outras possibilidades provavelmente pensava num tratamento com Sulfaprime, mas existem várias possibilidades e várias opções e pode não ter nada a ver.

Cumps,
boas S.Ricardo,antes de mais e mais 1 vez muito obrigado pelas dicas e conselhos :D
em relação a comida costumo comprar na feira dos passaros que é realizada a todos os domingos de manha no Porto.e peço comida para exoticos...mas vou tar mais atento e pedir alpista :wink:
sendo assim vou passar a ir menos vezes ao meus passaros e deixa-los mais sossegados... :wink:
em relação e estrada de ar,sim tem pois mal abro a porta como é grande ah logo 1 renovação de ar...
infelizmente hoje ja me deparei com mais 2 golds mortos :( ,1 coisa que tou a reparar é que so me teem morrido golds dos mais claros,pois os mais escurdos tão se aguentar.em relação a temperatura ta sempre bastante agradavel la dentro,nunca é assim muito frio nem quente...não tenho temometro la,mas atrevia-me a dizer que a temperatura la dentro deve rondar os 10 e os 15 graus .
eu sei que não podem fazer mais do que o que estão a fazer e fico-lhes muito grato,pois essas ideiass são muito bem vinda :D
cumps Nuno

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”