Pedro
Registado: domingo, 15/out/2006, 00:41
Contacto: Sítio web

Re: Viveiro Comunitario

Olá Manuel Pimentel,

Obrigado pelo elogio :D eheh
Quanto ao faisão dourado morto lamento muito é realmente uma pena...Estava com sinais de ferida (cabeça, pescoço, etc)?
O melhor seria arranjar outro macho, pois como o criador Lento disse e bem, estas duas espécies podem cruzar-se e dar origem a hibridos, e isto neste grupo de aves não é algo desejavél, pois procura-se sempre manter as espécies na sua forma mais pura, aliás esta mesma espécie Faisão Dourado tem vindo a ser alvo de um programa de conservação em cativeiro de linhas puras tendo sido necessário fazer um esforço enorme tal é o grau de impureza da maior parte das aves que temos em cativeiro desta espécie devido a cruzamentos com Lady e outras espécies... aqui talvez o Hugo Barbosa possa explicar melhor o projecto 5000. Resumindo creio que seria uma boa ideia prevenir e evitar que o tal macho Lady se cruzasse com a fêmea do dourado.
Quanto aos patos pode ficar descansado, porque com as espécies que tem o risco de cruzamentos é muito reduzido. No caso dos Mandarins e Carolinos apesar de pertencerem ao mesmo género Aix felizmente até agora não há relatos de cruzamento entre estas duas espécies e pelo que li tal deve-se a uma incompatibilidade a nivel de cromossomas.
Fico contente que já estejam a criar, quando isto acontece só quer dizer que estão a ser bem tratados!
Os Ringed Teal costumam criar no primeiro ano e têm uma época de reprodução bastante larga, por isso é só ter paciência que certamente daqui a umas semanas já pensarão em criar. Os Mergansos Capuchinho só se reproduzem ao 2º ano de vida, por isso terá de esperar.
Quanto ao receio pelas crias que nasçam, isso será algo que terá de ter muita atenção quando o momento chegar, se for necessário terá de separar as crias, com ou sem os pais...mas vamos torcer para que todos se dêem bem!

Um abraço e boa sorte!

PEdro Seixas
Viseu
Última edição por Pedro em domingo, 29/set/2013, 15:31, editado 1 vez no total.
Centro de Reprodução de Anatideos
Criador Legalizado nº11-PT0124/B
http://pedroseixas2002.hostzi.com/
http://www.facebook.com/pages/Centro-de ... 06?fref=ts
Imagem
MP
Registado: sexta, 11/jan/2008, 15:00

Bom dia

Esta semana outra baixa :cry:
Agora foi a fêmea da rola de crista. Aqui foi o macho o culpado.
Nem me apercebi de nada, quando dei por ela já era tarde. Estava toda "zonza". O macho puxou muito por ela.
Vou ter de arranjar uma fêmea.
Cumprimentos
MP
Carlos Viegas
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48

Olá Manuel,

Este tópico é o que visito com mais frequência e espero que tenha actualizações para ver a evolução dessa comunidade.. infelizmente ultimamente tem estado parado.. se poder fornecer mais informações de como estão as aves ( já agora acompanhadas por fotos) o "pessoal" agradece ;) ..

Abraços

Carlos Viegas
MP

Carlos Viegas Escreveu:Olá Manuel,

Este tópico é o que visito com mais frequência e espero que tenha actualizações para ver a evolução dessa comunidade.. infelizmente ultimamente tem estado parado.. se poder fornecer mais informações de como estão as aves ( já agora acompanhadas por fotos) o "pessoal" agradece ;) ..

Abraços

Carlos Viegas
Olá Carlos

Fico satisfeito que o meu tópico o satisfaça, sou um verdadeiro amador da passarad, mas é tudo feito com muito gosto, acho que isso é o mais importante.
As coisas lá por "casa" estão bem. Já tenho uma nova rola de crista, que até já está no choco.
Nasceram uns faisoes e uns lafayette. Estes nascimentos foram de chocadeira. Tenho os mandarins no choco, mas acho que não vai dar nada.
A fêmea carolino está a pôr numa casinha. Já lá estão 8 ovos. Espero que os vá chocar.
Tenho tam,bém uma galinha lafayette, numa das casinhas dos patos, a chocar. Vamos ver o que sai dali.
Também nasceu um borrachinho, das pombas frisadas. Está impecável e já lá está outro no ninho.
Amanhã ou depois coloco umas fotos.
Um abraço
Manuel
Carlos Viegas

Olá Manuel,

Obrigado pela resposta rápida ;)

Realmente tenho seguido este tópico desde o inicio, infelizmente não tenho condições para ter nenhuma dessas aves mas gosto bastante tanto das fabulosas instalações como do grupo de aves presente..

Espero que as Lafayette tenham filhotes! Os pavões são apenas machos, certo? Já agora uma questão de curiosidade, as aves utilizam e partilham o espaço interior?

Ficamos ansiosamente á espera de novas fotos ;)

p.s. Eu tenho (apenas) outro tipo de aves, pequenos psitacideos (periquitos, catarinas, red rumped e personatus)

Abraços

Carlos Viegas
MP

Boas

A bicharada está toda bem.
Para resposnder ao Carlos, os pavões são todos machos e a área coberta é comum a todos. Até agora nunca houve problema entre eles.
Nasceu mais um borrachinho e um patinho mandarim. Ainda está uma galinha lafayette e a pata carolino no choco.
Já nasceram uns pintos lafayette e uns faisoes, mas na chocadeira.
Está também uma rola de crista num ninho.
Ficam umas fotos tiradas ontem.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Um abraço
MP
Carlos Viegas

Olá,

Obrigado Manuel uma vez mais pela partilha!

Boa sorte com os novos inquilinos e com os que estão para vir .. como sempre as fotos são fantásticas!!

p.s. se a lafayette tirar alguns pintos não se esqueça de colocar algumas fotos da familia ;) ..

Abraços

Carlos Viegas
MP

Boas

Mais umas fotos do bichinhos.

Como o casal de pombas se dá bem, já lá estão mais 3. E tenho um novo borrachinho num ninho. Não quero tanta pomba. Se houver alguém interessado que avise.

Imagem

Uns pintinhos de Lafayette com 1 semana

Imagem

O pai

Imagem

Alguma bicharada

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um abraço
Manuel
B-Machado
Registado: terça, 17/jul/2012, 10:56

Um dos melhores viveiros comunitários que já vi neste fórum, parabéns e continue o bom trabalho.
Cumprimentos,
Bruno Machado
B-Machado

Boas, Será que me pode dizer que espécie de pomba ou rola são as da segunda foto a contar do fim.
Cumprimentos,
Bruno Machado
MP

B-Machado Escreveu:Boas, Será que me pode dizer que espécie de pomba ou rola são as da segunda foto a contar do fim.
Obrigado pela opinião.
As rolas que estão nessa foto são Rolas Esmeralda. É um casal, mas ainda não criaram.
Um abraço
Manuel
B-Machado

Obrigado :) .Continue com o bom trabalho.
Tem tido problemas a nível de outros animais indesejados como ratos e ratazanas?
Cumprimentos,
Bruno Machado
pedropt
Registado: quinta, 10/mai/2012, 17:46

Pelas fotos vai ficar uma beleza!

Pelo tamanho do viveiro não deve haver incompatibilidades entre as espécies, mas eu colocava outro lago afastado do principal e um bebedouro com agua corrente a alimentar o lago (algo mesmo parecido com um rio natural) que podia ser forrado a folha de aluminio por baixo para a agua não desaparecer e depois com cimento e algumas pedras incrustadas.
MP

B-Machado Escreveu:Obrigado :) .Continue com o bom trabalho.
Tem tido problemas a nível de outros animais indesejados como ratos e ratazanas?
Caro B-Machado
Felizmente nunca tive qualquer problema com ratos, ratazanas ou outro predador. Tenho um aparelho de ultra-som ligado, para afastar esses "amigos". Se resulta ou não, não sei. O que sei é que nunca tive esses problemas.
Os bichinhos dão-se todos bem. Nunca houve problema, com excepção dos faisões Lady e Dourado. O Lady matou o Dourado.
Um abraço
Manuel
pedropt Escreveu:Pelas fotos vai ficar uma beleza!

Pelo tamanho do viveiro não deve haver incompatibilidades entre as espécies, mas eu colocava outro lago afastado do principal e um bebedouro com agua corrente a alimentar o lago (algo mesmo parecido com um rio natural) que podia ser forrado a folha de aluminio por baixo para a agua não desaparecer e depois com cimento e algumas pedras incrustadas.
Caro Pedro o que eu queria era aumentar o viveiro. Quando isso acontecer vou fazer um lago à maneira, para os patinhos.
Este lagito que lá está é pequeno. É lavado e a água é mudada todas as semanas.
Espero conseguir aumentar o viveiro, tenho espaço para isso. Nessa altura quero fazer um lago, maior e preparado para não me dar tanto trabalho ao nivel de manutenção.
Um abraço
Manuel
Pedro
Registado: domingo, 15/out/2006, 00:41

Boa noite a todos,

Parabéns Manuel Pimentel!! :D As aves estão excelentes e o viveiro parece óptimo!

Obrigado pelas fotos, gostei muito!

Pedro Seixas
Viseu
Centro de Reprodução de Anatideos
Criador Legalizado nº11-PT0124/B
http://pedroseixas2002.hostzi.com/
http://www.facebook.com/pages/Centro-de ... 06?fref=ts
Imagem

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”