eu ia la a loja perguntar a senhora se sabia ver como se diferenciam os casais tanto de mandarins como de muitas outras especies.
alem de aves, tenho discus, ja vi uma loja conceituada no porto, a vender um casal de discus por 150€, casal este onde eram dois discus com pouco mais de 6cm (juvenis) tirados dum tanque com cerca de 20 discus.
quando vi, perguntei mt delicadamente como se via os casais, ao que a senhora muito prontamente me disse que os machos tinham riscas e as femeas nao.
a minha resposta foi, tenho cerca de 20discus adultos la em casa, e cerca de 200juvenis, nao sabia que sendo do mesmo sexo tambem se reproduziam.
ela como que a chamar-me de burro, disse que nao, que se sao do mesmo sexo nao reproduzem.
ao que eu lhe disse que nao é pelas riscas que se ve seja o que for, e aconselhei o comprador a nao comprar nada daquilo, e para um dia passar por minha casa e via o que eram discus e como se via os casais.
o homem la passou no fim de semana a seguir, depois de muita conversa para ele ter um aqua em condiçoes, pois vim a saber que era de agua fria, e que a mulher da loja lhe disse que nao havia problema, passado cerca de 2 meses de nao o ter deixado comprar um "casal", la lhe ofereci 6 discus juvenis.
desculpem o offtopic e o tamanho, mas casos destes ha aos montes em lojas de animais.
cumps