avescruz
Registado: sábado, 02/mar/2013, 19:19

Periquitos: nova postura com cria no ninho [ajuda]

Boa tarde a todos,
Preciso da vossa ajuda, tenho um casal de periquitos que teve 4 crias, duas tirei para criar á mão, as outras duas deixei para serem criadas por eles, até aqui tudo bem, o problema é que como não vou todos os dias ver o ninho, hoje reparei que a femea já colocou 3 ovos e ainda tem uma das crias dentro do ninho(foi a última dos 4 a nascer, mas foi do 6º ovo).

Que devo fazer?
Retirar a cria? Mas pode não comer sozinha e acabar por morrer. Já tive que retirar a outra cria da gaiola porque a fêmea estava constantemente a bicar nela, mas esta já come qualquer coisa sozinha.
Acham que devo retirar a femea e o macho alimenta a cria? Neste caso perco os 3 ovos já colocados.

Digam-me por favor o que faziam na minha situação.

Muito Obrigado
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Nova postura com cria no ninho - AJUDA

Já está totalmente desenvolvida certo? Tipo penas e assim...
Se sim retira-a do ninho e coloca-a na gaiola/viveiro conforme onde os tiveres.
Eu muitas vezes retiro as crias do ninho quando vejo que já voam um bocado e elas ás vezes ficam no chão do viveiro e mesmo assim os pais alimentam-nas bem, pois nenhuma me morreu.
Isto porque a femea muitas vezes quer entrar em postura e bica as crias para estas sairem
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
avescruz

Sim, a cria está desenvolvida, completamente cheia de penas.
O problema é se a fêmea faz o mesmo que fez á outra cria quando saiu do ninho, mesmo estando fora do ninho e dentro da gaiola dos Pais, começou a ser bicada pela fêmea, e tive que a tirar de lá. No primeiro dia o que fiz foi colocar o Pai junto dela para lhe dar comida, mas isto só por poucos tempos, isto para que ele também pudesse estar junto da fêmea. Como a cria começou a comer sozinha rapidamente já não coloco lá o Pai.
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

As minhas femeas quando entram em postura normalmente pouco saem do ninho ou das redondezas deste, pois como é um viveiro há mais piriquitos e elas temem que lhe invadam o ninho. Mas tb já tive uma femea que ia ao ninhos das outras e matava as crias... há um pouco de tudo.
O que eu aconselhava era tirar ca para fora e ver se ela lhe bicava, se bicasse punha a cria com o macho e que se lixa-se se ela abandona-se os ovos...
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
avescruz

Foi o que eu já fiz.
No meu caso não tenho um viveiro, é apenas uma gaiola, digamos do dobro daquelas de tamanho standard que mais se vê nas lojas.
Tirei a cria de dentro do ninho e coloquei na gaiola, á primeira vista a fêmea ficou muito inquieta, até com vontade de me "trincar". Neste momento foi para o ninho, caso venha para fora atacar a cria, o que vou fazer é retirar a fêmea para outra gaiola sozinha e deixo o macho com a cria. Os ovos depois ao de haver mais, ainda por cima, com isto tudo, dois dos ovos estão muito sujos de fezes, só o que provavelmente colocou hoje é que está limpo.

Acha que devo proceder assim?

Obrigado
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Quando as crias da nova postura tiverem nascido coloque um 2º ninho, resolve-se muitos problemas em periquitos se se utilizar sempre dois ninhos por casal, especialmente se estiverem a criar separados por casais em gaiola.
Pedro Ramalho
avescruz

Pedro121 Escreveu:Quando as crias da nova postura tiverem nascido coloque um 2º ninho, resolve-se muitos problemas em periquitos se se utilizar sempre dois ninhos por casal, especialmente se estiverem a criar separados por casais em gaiola.
Desculpe a minha ignorância, mas isso ajuda em que aspecto? A fêmea começa uma nova postura no outro ninho? Quem alimenta as crias? A fêmea ou o macho?
Obrigado
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

avescruz Escreveu:[
Desculpe a minha ignorância, mas isso ajuda em que aspecto? A fêmea começa uma nova postura no outro ninho? Quem alimenta as crias? A fêmea ou o macho?
Obrigado
A femea começa a postura no 2º ninho e o macho da de comer ás crias no 1º. não funciona sempre porque há femeas que são chatas, mas quando funciona resolve o problema da agresividade da femea para com as crias.
Pedro Ramalho

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”