Boa noite
Gostava de saber se os gloster ligados ao sexo(castanho,agata,pastel,isabela) podem ser portadores de outros factores ou não e se são as únicas mutações que não podem ser portadores?
abraços
Vai aqui alguma confusão...As femeas nunca podem ser portadoras,sao sempre da cor que é visivel e nunca portadoras...

Claro que não há problema algum, afinal é para isso e não só que aqui estamos todos...para nos ajudar-mos uns aos outrosSempre que tiver duvidas já sei a quem recorrer.(se não houver problemas)

Não concordo contigo, penso que percebo o que queres dizer, mas não é bem verdade. As regras de mendel continuam a ser válidas, têm é que ser aplicadas de outra forma. È perfeitamente possivel prever cruzamentos de mutações ligadas ao sexo pela genética mendeliana básica. O que não pode ser feito por esta via são situações de recombinação.Resta esclarecer que as leis de Mendel apenas se aplicam aos Autossomicos ou Livres, não se aplicam aos caracteres ligados ao sexo...
Parece-me que estas relações se aplicam mais a questões alélicas...1- Ligadas ao sexo
Dominantes
- Os Negros em relação aos castanhos, ágatas e Isabeis
- Os Castanhos em relação aos Isabeis
- Os Ágatas em relação aos Isabeis...
Recessivos
- Os Castanhos, ágatas e Isabeis em relação aos negros
- Os ágatas em relação aos negros
- Os Isabeis em relação aos castanhos e aos ágatas...
E em relação ao verde??-Branco dominante
Domina o amarelo, vermelho e branco recessivo
São mutações independentes? Como distingues um albino de um branco lutino? O rubino não é uma combinação?-Ino-Albinos, lutinos e rubinos
São mutações independentes? Como distingues um albino de um branco lutino? O rubino não é uma combinação?
Sem duvida, os alelos são o par de genes correspondente ao mesmo caracter e situados no mesmo Locus em cada um dos cromossomas homologos.Parece-me que estas relações se aplicam mais a questões alélicas...
Como funcionam em relação ao verde (fenótipo selvagem)?

Por isso tive o cuidado de referir que eu percebo qual a tua leitura e vou tentar explicar a minha.Quanto ás leis de Mendel foi realmente a formação que recebi...
Essa experiência é mais válida neste momento porque como nunca criei canários não faço ideia alguma do que acontece quando misturas a e b e tu sabes. E só tendo esse resultado prático é que podemos olhar para o resultado, usar a parte teórica e dizer "isto deve ser porque..."Sem ter instrução academica que me de um suporte para entrar em debate contigo vou tentar responder com a aprendisagem que tive ao longo dos anos na criação de canários
Eu sei, mas não percebeste.Nos canários chama-mos a
Albinos - Brancos de olhos vermelhos
Lutinos - Amarelos de olhos vermelhos
Rubinos - Vermelhos de olhos vermelhos
Logo se um albino é um branco de olhos vermelhos facilmente se distingue de um Lutino, porque não existe branco lutino...
O rubino como o albino e o lutino são aves com uma determinada caracteristica ou factor neste caso o factor ino que é os olhos vermelos...
Não existe ou não o identificas visualmente? A minha dúvida é para perceber isso, esta questão permitiria perceber a base da coloração lipocrómica.porque não existe branco lutino...
Sem duvida, os alelos são o par de genes correspondente ao mesmo caracter e situados no mesmo Locus em cada um dos cromossomas homologos.
Tu próprio fizeste a relação...Tem que se compreender que as cores melanicas resultam da combinação de dois factores melanina/lipocromo
Verde-negro/amarelo
Azul-negro/branco
AH, finalmente alguém que confirma na prática esta questão.Ou seja se acasalas um canário verde com um branco vais ter Azuis...
Penso que não é bem assim porque se por um lado consegues fazer desaparecer as melaninas, por outro lado como os melanicos são sempre a mistura dos dois factores ou seja nunca consegues fazer desaparecer na totalidade o lipocromo porque nos melanicos embora extriormente vejas realmente a cor melanica quer seja ela negra ou castanha no interior ou seja a cor de fundo será sempre branca ou amarela intensa ou nevada...1 - Desaparecem as melaninas > fica o amarelo (temos o que chamam de lipocromos)
2- Desaparecem os lipocromos > ficam as melaninas (temos os melânicos?!?!?)
Pois é, sabendo que todas as novas raças de canários de cor diferentes do "tipo selvagem" resultaram de mutações (alterações quimicas na constituição do ADN do gene responsável pela alteração) passando a haver um alelo mutante que introduz alterações signifcativas no fénotipo do canário, com excepção do Isabel e das "Hibridações" como é o caso do Cardinalito da Venezuela que veio introduzir o factor vermelho e o factor mosaico...Serão na verdade mutações que até na estado selvagens podes encontrar...Aqui surge a primeira questão. O que vocês consideram como lipocromo branco será na verdade a ausência de lipocromo amarelo?
Daqui tens dois tipos possiveis de outras mutações:
a - as que afectam o lipocromo > (basicamente o vermelho?)
b - as que afectam as melaninas > escurecimento, diluição
c - estruturais > o tal factor óptico azul
Se for um branco dominante ganha o branco sendo nesre caso uma dominancia incompleta porque vão aparecer aves brancas com o bordo das remiges amarelasA minha questão era o que acontece quando tens um lipocromo branco e o juntas com um lutino? Qual ganha?
Negro/Branco, o factor Azul é factor optico da melanina que devido á reflexão da luz na superficie das penas, devido a uma determinada estrutura da pena nomeadamente barbas mais densas e barbulas mais serradas a tal Co-dominancia...Ou seja, eu pego num canário verde (negro-amarelo), acasalo com um lipocromo branco e tenho negros-azuis????)

Quem é amigo, quem é?Estas-me a arranjar um 31 jeitoso
Sim, essa é a minha primeira objecção à forma como dividem a nomenclatura dos canarios em lpocromos e melânicos. Por isso se reparares escrevi os pontos de interrogação:Penso que não é bem assim porque se por um lado consegues fazer desaparecer as melaninas, por outro lado como os melanicos são sempre a mistura dos dois factores ou seja nunca consegues fazer desaparecer na totalidade o lipocromo
A questão base é que tens uma ave original que, por essa definição é melânica (tem melaninas e lipocromos). Se dai resulta uma linha de aves UNICAMENTE lipocrómica então algo fez desaparecer as melaninas certo? E isso o que é? Uma mutação única ou várias? (Dúvida 1)2- Desaparecem os lipocromos > ficam as melaninas (temos os melânicos?!?!?)
Sim, o que eu estou a tentar perceber é quais são essas alterações e o que fazem, SOZINHAS na ave verde original percebes? Isso é que me parece que não está bem esclarecido para muitos criadores e seria o primeiro passo para compreender a genética dos canários.Pois é, sabendo que todas as novas raças de canários de cor diferentes do "tipo selvagem" resultaram de mutações (alterações quimicas na constituição do ADN do gene responsável pela alteração) passando a haver um alelo mutante que introduz alterações signifcativas no fénotipo do canário, com excepção do Isabel e das "Hibridações" como é o caso do Cardinalito da Venezuela que veio introduzir o factor vermelho e o factor mosaico...
Sim, mas ai encontrarias apenas UMA, muito dificilmente encontrarias uma combinação de mutações!! No caso dos canários de cor actuais, raramente encontras uma sozinha...Serão na verdade mutações que até na estado selvagens podes encontrar...
Não percebeste o que estava a dizer:a-o vermelho e o mosaico resultantes das tais Hibridações e também o nevadismo
b-exactamente os quatro melanicos classicos agrupam-se em oxidados e os diluidos
c-não é mais nem menos que o resultado da mistura do cruzamento de dois canários com caracteres diferentes resultando uma combinação intermédia o tal factor Co-dominante...
Não estou a contemplar nem os hibridos (pelo que já referi) nem o caso de nevado/intenso que são alterações de estrutura da pena - também afectam a cor, mas têm uma transmissão independente da cor em si)a - as que afectam o lipocromo > (basicamente o vermelho?)
b - as que afectam as melaninas > escurecimento, diluição
c - estruturais > o tal factor óptico azul
Pode fazer sentido porque vais ter um factor que altera e (inibe o lipocromo?) e outro que, em teoria inibe completamente as melaninas (ino).Se for um branco dominante ganha o branco sendo nesre caso uma dominancia incompleta porque vão aparecer aves brancas com o bordo das remiges amarelas
Tudo bem, mas e se o branco recessivo for homozigótico? Se tiveres um branco recessivo + lutino? (Dúvida 6)Se for branco recessivo ganha o amarelo porque tem dominancia perante o Branco que neste caso é recessivo
Mas como é que sabes isso? Algumas vez viste um azul com lipocromos? Uma das caracteristicas desse factor óptico é que altera a visualização do lipocromo, não apenas das melaninas (por isso os amarelos passam a brancos; os vermelhos/laranjas a salmão ou branco; a melanina preta mantém-se mas a castanha também sofre alguma alteração de tonalidade.O branco neste caso vem de tais mutações já fixadas na cor de fundo da pena, e não do factor optico...