Após a minha apresentação na secção de apresentação no forum, venho aqui expor as minhas dúvidas na esperança que alguém me ajude.
Tenho um casal de roseicollis que neste momento já fizeram o ninho e já lá têm 4 ovinhos. Segundo dicas que por aqui andei a ver coloquei folhas de palmeira na gaiola que a femea encarregou-se de cortar e levar para o ninho.
Agora as minhas dúvidas são as seguintes:
1- De vez em quando abro a parte de cima do ninho e espreito para ver os ovos. Nunca lhes toquei mas sempre que abro para ver eles fogem e depois regressam ao ninho. A questão que coloco é, se eles comigo a espreitar de vez em quando não correrei o risco de eles enjeitarem os ovos?
2 - O macho refugia-se muitas vezes lá dentro com a femea, outras vezes está cá fora e quando apareço no quintal ele foge para dentro. De noite dormem lá dentro os 2. Isso é normal?
3- Esta é a época certa para eles criarem?
4 - Dou-lhes apenas mistura própria para eles. Deveria dar algum suplemento?
5 - A fêmea apesar de ter 4 ovos postos às vezes vem cá fora. Isso é normal ou deveria estar sempre no choco?
6- Hoje deu-lhes folhas de palmeiras frescas e ela veio logo picar. Deveria não dar mais, visto que já tem o ninho feito?
7 - Faz mal se tocar nos ovos para ver se estão escuros ou claros? Ou é melhor não mexer?
Pronto, são estas as minhas dúvidas. Desculpem o "testamento" mas nunca fiz criação de pássaros e gostava muito que desse certo.
Aguardo uma resposta de quem melhor sabe destes assuntos
Sandra Caçador