vou adquirir um casasl de ring neck's e estou a aprender acerca desta raça,
já comprei um cinzento que vai ser sexado pelo vendedor por adn.. mas ainda não o tenho em casa só depois de estar sexado pois como não tenho experiencia em fazer isso pedi ao criador para o fazer.
ele diz que um bom cruzamento seria se o cinzento fosse macho comprar uma fêma branca.. as minhas dúvidas são:
é um bom cruzamento?
perguntei se o branco já era sexado, ele disse-me que os brancos por natureza são todos fêmeas. é assim mesmo?
já agora alguma dica para um principiante agradeço
ps: são aves anilhadas de 2013 suponho que de janeiro e de criador oficial.
Sim acho que podes fazer, a partida irás tirs aves brancas, azuis e cinzentas, se nao estou em erro, caso esteja alguem que me corrija
Quanto a segunda pergunta, isso já nao te sei dier, há quem diga uma coisa, há quem diga outra, espera pelos mais entedidos que eles deverão saber, mas acho que pelo sim pelo nao manda sexar também o branco.
Espero ter ajudado um pouco...
Bom já tive uma outra resposta do senhor que tem a femea branca para vender, tipo é sempre femea mas especificamente desse casal devido à genética do mesmo..
Se sair assim como está a dizer brancos azuis e cinzentos acho porreiro
Tenho quase a certeza que sairá isso, no meu caso tenho uma femea branca e um macho cinza/lacewing, e tenho aves azuis e cinx´zentas, azuis e cinzentas lacewing e femeas brancas, penso que é isto,
em relação aos brancos serem SEMPRE fêmeas isso é mentira existe tambem machos brancos, no entanto como, sendo o ino uma mutação ligada ao sexo, em certos cruzamentos todas as aves que nasçam de mutações ligadas ao sexo e não só podem nasçer autosexadas. ou seja dou-te um exemplo, macho albino X fêmea azul nasçe machos azuis portadores de ino e fêmeas albinas, ou seja as crias nasçem autosexadas.
quanto ao resultado desse cruzamento, se o macho cinza nao for portador de ino tu não vais tirara brancos (albinos)
o resultado sera machos azuis e cinzas portadores de ino e fêmeas azuis e cinzas, no meu ver se o macho nao for portador de ino, o cruzamento nao tem muito interesse.
rodrigo do teu cruzamento nasçe aves das mutações pallid e ino porque o teu macho é portador de pallid, se não fosse portador não nasciam aves dessas cores.
as mutações ligadas ao sexo são: opalinos, pallid, ino e canela. atenção que as fêmeas nunca podem ser portadoras destas cores, se vos disserem que são É MENTIRA!
Entao quem me vendeu as aves sempre me estava a ser sincero, disse que era cinza/pallid penso ser um bom crzamento o meu, nao sabia é que se nao fosse portador de pallid nao nasceriam aves ino, pensava que por exemplo, azul x albina ou cinza x albina iria sempre dar de lá aves ino, estamos sempre a aprender, e com quem sabe, entao penso que se o macho do nosso colega Fabariuz nao for portador de ino ou de pallid nao lhe adianta adquirir essa ave, estou certo?
E já agora tenho aqui uma duvida que queria perguntar, as femeas ino(albino, lutino, cremino) nunca são aves portadoras de nada, ou são? já vi a venda aves ino portadoras de algo e penso que as femeas ino nao portam, será que é assim?
É assim o meu pássaro é cinzento malva, pelo menos é o que me dizem e também que é portador de verde e cinzento malva. Aguém pode-me explicar isto sff? o que é cinzento malva uma vez que não encontro nada disso na net.
Nas mutações ligadas ao sexo o macho é sempre dominante em relação a fêmea, daí quando se junta um macho de mutação ligada ao sexo com uma fêmea normal quando digo normal digo uma verde, azul, cinza, etc.. as crias nasçem sempre autosexadas.
o juntar o macho cinza não é mau, mas para obter aves na linha ino convem que ele fosse portador de ino. pois assim so vai nasçer machos portadores de ino.
as aves ino podem ser portadoras sim, dou-te varios exemplos mutações recessivas, tais como malhados, fallows, cabeça e cauda branca, ovorgotens (diluidos).
e no caso dos ino da linha verde podem ser portadores de azul e turquesa. o que se aplica tambem a todas as aves da linha verde que podem tambem ser portadores de azul e turquesa, tanto machos como fêmeas.
Por exemplo
do teu cruzamento de Macho cinza/pallid x fêmea albina vais tirar:
machos cinzas pallidinos
machos azuis pallidinos
machos azuis/ino
machos cinzas/ino
fêmeas azuis pallid
fêmeas cinzas pallid
fÊmeas azuis
fêmeas cinzas
como podes ver quando der para diferenciar as cores, tu na linha pallid vais conseguir identificar visualmente qual os machos e quais as fêmeas, em relação aos outros vais ter de mandar sexar, fêmeas albinas não nasçem neste cruzamento como tinhas dito.
por exemplo se te dissesem que uma fêmea lutina é portadora de azul esta correcto pode ser, mas se te dissesem que era portadora de canela aí ja não podia ser.
o mesmo acontece com as aves pallidinas, (junção de pallido com ino) apenas os machos o podem ser pois apenas os machos têm dois cromossomas sexuais Z na qual um pode ser ino e outro pallid, no caso das fêmeas estas só têm um cromossoma logo so podem ser ou ino ou pallid nunca um pallidino, quando te disserem que vendem ou têm uma fêmea pallidina, isso é mentira, é geneticamente impossivel
um cinza é nada mais nada menos que um azul com factor escurecimento ou seja é um cinza azul, logo um ave da linha azul nunca pode ser portador da linha verde, quando digo da linha verde digo verdes e verdes cinzas. um verde cinza obtem-se de um cruzamento entre uma ave cinza e um verde.
O malva existe mas é uma cor rara e super cara, nem sequer vamos entrar por esses campos.
Tenta saber quais o pais dessa ave.
e quando compram aves tentem pelo menos comprar a quem sabe ou aprederem um pouco do assunto antes de serem enganados.
Agora mais dúvidas, o pássaro vai ser sexado esta semana, dependentemente do sexo qual o par mais adequado que devo juntar para poder tirar outra variedade sem ser as que podem vir deste. Isto se isto for possível
E quando devo aquirir o par? Que pelo que li estes pássaros só criam a partir dos 3 anos, mas se lhe juntar o par e não colocar ninho eles podem-se formar como casal desde cedo? Tipo queria juntar o mais depressa possível.
se ele for macho as opções de escolha não serão assim muitas, pois ele não é portador de nada, no entanto se for macho eu juntava-o com uma fêmea azul turquesa, pois assim nasçeriam aves cinzas turquesa que são muito bonitos.
se for fêmea, as opções são bastantes, podes juntar, albinos, creminos (azuis turquesa ino), pallids(lacewings), canelas, azul turquesa portador de ino, portadores de pallid. convem é juntar uma ave da linha azul.
mas isto é a minha opinião. tudo depende do gosto de cada um
ha ring necks a criar ao 2 ano de vida, sim podes ja juntar o casal não ha problema, mas não tenhas pressa, tenta procurar o que realmente queres.