Olá,
Algumas mutações e aves mais selecionadas tendem a ter menos resistência. Opalinos até são uma delas. De qualquer forma, eu que não percebo nada disto, diria que terem morrido apenas os opalinos é ou mera coincidência ou o casal terá um problema qualquer que transmitiu às crias e se foram abaixo.
Os lutinos e outras mutações só existem porque formarem casais de pais com filhos para recolher as caracteristicas desejadas
Existem como qualquer outra mutação porque ocorreu uma mutação. O que estás a referir é a forma de fixação dessas mutações ou uma forma de tirar "mais" aves dessas. Não confundamos as coisas. Não é por se abusar de maior ou menos consanguinidade que as mutações aparecem.
A história de que os lutinos e afins são muito fraquinhos e nunca se acasalam puros com puros é um engano precisamente de quem não percebe de genética, muito menos genética de selecção e melhoramento.
Existem linhas de azuis, canelas, DECs e até de verdes que são realmente fraquinhas e linhas de lutinos, opalinos, azuis, que podem perfeitamente acasalar aves puras e se aguentam bem. O efeito disso a longo prazo tem a ver, entre outras questões, com consanguinidade e não se pode simplificar dessa forma como sendo "regra" de serem da variedade A ou B. Também varia com a mutação em si. Algumas são muito sensíveis e rapidamente entram em depressão, outras nem tanto.
E como referes, esse trabalho pode ser bem feito quando é apoiado numa linha de normais, ou nem tanto.
Para melhorar ainda mais a diverssidade de sangue pegamos no machos portadores e pomos a criar com femeas verdes ancestrais
Parece-me um mau exemplo de acasalamento porque tens um desperdício de machos possíveis portadores que não podes identificar.
Quando alguem quer criar com apenas aves mutadas tem de ter em consideraçao o facto dessas aves terem pouco material genetico. Dai mais probalidade de obter doeças e mortes.
Têm o mesmo material genético, podem é ter menos diversidade genética (ou não...). Se foram mal selecionados e a variedade reduziu demasiado é provável que sim, venham a ter problemas.
Eu julgo que os melhores casais para tirar lutinos saudaveis seija um M verde portador ino x F verde ancestral.
mas se disserem um M verde portador ino x F lutina tambem aceito embora nao seija do melhor.
Portador x puro é neste caso melhor, em particular se a fêmea e o macho forem de origens diferentes. Da mesma forma que puro x verde tem (praticamente...) o mesmo efeito. Portador x verde é um desperdício em termos de incerteza genética dos descendentes macho.
Pela descrição também me parece possível de considerar um cenário de coccidiose mesmo não sendo o mais comum em psitacídeos. Pelo que referes é um cenário de emagrecimento que pode ter diversas causas. Convém reveres instalações e condições, alimentação, água, os passos normais nestas coisas para perceber se há mais algum problema.
Cumps.