Bom dia, hoje demanha como é habitual vim ver os meus pássaros, e deparei-me com uma situação desconfortável e assustadora e nova para mim, bem ao que me parece o meu piriquito que julgava ser macho, afinal poderá ser fêmea, e poderá também ter um ovo preso! Alguém que me sugira algo ou terei de ir a um veterinário qualquer.
Já tem o ovo todo cá fora, mas parece que está preso mas tipo colado...
Quando é ovo preso ele não sai, os ossos da cloaca não cedem.
O que tenho lido é que pode besuntar-se a cloaca com óleo de bebé ou azeite para facilitar. E também aquecer uma casa de banho e abrir as torneiras de agua quente para fazer vapor, e ferver uma panelinha com agua para fazer direccionar o vapor à cloaca.
Em casos não muito graves o ovo sai em cerca de 30 minutos, se não sair tem que correr para o veterinário que lhe dará uma injeção de cálcio...
Neste caso... epá, nem sei que diga. O ovo parece que está todo fora, mas esse sangue não me parece normal.
Ainda por cima deve ser arisca, vai voar pela gaiola se a quiser agarrar para ir ao vet e pode enfim, partir o ovo...
Se não quiser ir ao vet, tente os vapores e o oleo. Tente fazer às escuras... Boa sorte.
Pois nunca me tinha acontecido, tenho piriquitos a bastante pouco tempo, está até foi encontrada na praia, cheia de água salgado e veio a voa até nós, estava bastante debilitada levamos ao veterinario ele deu-lhe uma coisa qualquer, e ela aos poucos foi recuperando, quando estava doente obviamente pegava nela tranqüilo, da praia até ao veterinario foi sempre no dedo, mas agora sim muito arisca, apesar de conseguir agarrar-lá facilmente, eu pelo que foi me informando e lendo em sites de criadores e tudo pensava qe só os lutinos tinham troca de cores na cera, pensava ser um ele e não uma ela... vou tentar caso não o consiga vou mesmo ao vet, teem sempre osso de choco disponível e papa de ovo, de três em três dias, isto é novo para mim, e já passei um pouco com os meus roseicollis, aliás um ainda recupera de uma briga com a parceira que resultou num ferimento gravíssimo para ele, quase que ficou sem assa, e a segunda cunhada deles estava prestes a ecoludir...
Eu recomendo vivamente a ida a um veterinário, estes 2 são bastante bons:
http://www.exoclinic.com.pt/ (se mandar email com a foto podem dar alguma ajuda preliminar)
Clínica Patas e Cãopanhia (requer chamada a avisar que vai lá pq o veterinário de exóticos demora 15m a chegar à clínica)
Nestes casos, infelizmente, os pássaros precisam de ajuda urgente...
Se quer mesmo salvar essa ave va de imediatamente ao veterinario. e nao lhe garanto nada.
Isso nao parece nada bonito pois parece-me que os machos nao ponhem ovos. a ave que tem é um macho se fosse femea a cera do bico na altura das posturas estava castanha escura.
En caso que esteja enganado alguem me corrija se faz favor.
Cumprimentos, Hugo Sousa
Criador de Catarinas, Caturras, Roseicollis e Periquito Inglês
Stam DQ 72
Socio 374 da Associação Ornitológica da Madeira
Sousa Funchal Escreveu:Se quer mesmo salvar essa ave va de imediatamente ao veterinario. e nao lhe garanto nada.
Isso nao parece nada bonito pois parece-me que os machos nao ponhem ovos. a ave que tem é um macho se fosse femea a cera do bico na altura das posturas estava castanha escura.
En caso que esteja enganado alguem me corrija se faz favor.
Pois... eu estou no trabalho n pude abrir a foto + de do que uns meros segudnos, mas tb fiquei com essa dúvida, será que aquilo é mesmo um ovo e será que é mesmo fêmea? :\
Normalmente é como diz, a cera fica castanha escura na altura da postura... não sei se é sempre assim, mas penso que sim.
Peço desculpa a quem respondeu e esperava uma resposta, sim mas infelizmente não resistiu, e era fêmea mesmo era um ovo mal formado, e ao por o ovo criou uma e
Hemorragia grave e por isso ter muito sangue, a cobrir o ovo, provavelmente era velhinha e nunca tinha feito postura(piriquito encontrados na praia(super doente, em que quando levada ao veterinario ele deu uma injeção e disse que com sorte ela resistiria, porque estava super magra, e muito fraca, nunca "cantou" mas era ativa, tinha já 6/7meses cá em casa, estava junta com 2 fêmeas que se davam muito bem.