Meus caros, aconteceu uma desgraça com o meu canário (tinha 1 ano) que não sei explicar, estou muito transtornado

porque gostava muito dele, e apesar de ser um pássaro de pequeno porte, sempre interagiu muito com a família lá em casa. Nunca tive problemas com roedores nem repteis em casa ou varanda, moro num 4º andar dentro de uma cidade (Massamá Norte) e como ele adorava, em dias bons deixava-o na varanda à sombra e com um pano a cobrir a parte superior da gaiola, tenho vários vizinhos que também têm pássaros nas varandas e não conheço nenhum relato destes, quando cheguei a casa estava morto dentro da gaiola, que animal mata um canário, arrancando literalmente a cabeça do animal??? Não encontrei rasto de sangue nem na gaiola ou na varanda!! Estou muito confuso e baralhado, e não encontro explicação lógica para o sucedido. Para me ajudar a mim e restante família a ultrapassar este trauma vou ter de comprar outro canário e não quero que volte a acontecer uma tragédia destas!!! Alguém me pode ajudar a encontrar um explicação para o que aconteceu ao meu querido canário?