Boa tarde caros foristas e não foristas! Mais um ano se inicia e já tenho algumas espécies com ovos... No meu plantel (de exóticos) conto com 12 casais de bengalins, 1 de Babetes, 1 de Sparrow, 1 de Bichenove, 1 de Gould, 1 de mandarim "normal", 1 de mandarim "gigante", 1 de pardais de java e 1 de rolas diamante. O status para já é: Babetes com ninho feito à espera de ovos (já se passaram 9 dias, é normal??), Sparrow a começar a fazer (1 palhinha por dia xD), Bichenoves puseram um ovo mas a postura foi interrompida pois a fêmea ficou com o 2º ovo preso, entretanto lá a "ajudei" e ela lá começou nova postura, tendo já um ovo, Goulds nem querem saber do ninho para já, Mandarins "gigantes" a chocar 4 ovos, e os "normais" com ninho feito, mas sem ovos para já... Os pardais de java puseram hoje o sétimo ovo e as rolas diamante hoje o 1º ovo. (Os bengalins é que já têm todos 6,7 ou mesmo 8 ovos... LOL). Gostaria que me indicassem uma coisa:
Geralmente, se as posturas dos Bichenove, Sparrow... estiverem sincronizadas com os bengalins, eu tiro os ovos dos bengalins e passo para lá o dos outros exóticos que quero criar, até aqui tudo bem, mas e se os bengalins já começaram o choco ( digámos há 3 ou 4 dias) e só depois é que eu passo para lá os ovos dos Sparrow ou de outros qualquer?? quanto tempo (em, média é claro) é que os bengalins estão a chocar, ou seja, sem abandonar os ovos?? Já agora, caso eu vire diariamente os ovos dos Sparrow ou dos outros, quantos dias aguentam antes de os passar para os bengalins??
Cumprimentos e boas criações para todos!!