joao.eduardo.24
Registado: quarta, 12/set/2007, 00:16

Ou tudo, ou nada!

Olá

Aqui à umas semanas estava eu a dizer que pensava que os meus mandarins não iriam criar tão cedo! depois, fiquei triste e tentei pedir explicação para o facto de terem posto o primeiro ovo fora do ninho (foi à 2 semanas)! Pois bem, desde esse primeiro ovo que têm posto sem parar e de momentos já lá vão 11 ovitos! foi hoje posto o 11º ovo!

Por isso me tenho questionado se hei-de ficar preocupado ou não! Será apenas um caso raro mas possível de acontecer??

No entanto o meu medo é que a fêmea fique fraca com tantos ovos postos!

Espero que destes 11 pelo menos estejam fertilizados alguns! Espero bem, espero :wink:

Abraço

João Eduardo
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Re: Ou tudo, ou nada!

10 ovos!!! Mas eles estão a chocar? De certesa que são um casal?
Pedro Ramalho
joao.eduardo.24

São exactamente 11!!! sim estão a chocar! sim, é um casal! fêmea normal, cinzenta com lágrima e o macho é de face preta com pintas nas penas!

Ambos estão a chocar os ovos, com bastante empenho!

Só que não sei se é um caso raro em que provavelmente irão nascer crias ou se é alguma anomalia??!

Abraço
NunoSantos
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45
Contacto: Sítio web

Boas, é um caso pouco fora do normal, mas o que pode ter acontecido foi ela ter feito duas posturas seguidas, podes esperar mais uns dias e com a ajuda de uma luz verificas quais os ovos que estão galados, e retiras os que não estejam galados... assim sempre garantes que cobrem todos os ovos, é que cobrir 11 ovos não é fácil :), pode ficar sempre um ou outro de fora e acaba por se estragar...
xef
Site Admin
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29

Boas,

Eu já tive um "casal" que pôs 7 ovos, nasceram 6 crias. Mas é um casal de um macho e duas fêmeas.

Um número tão grande de crias sobreviver é que já é outra conversa...

Cumprimentos,
joao.eduardo.24

Eu realmente pensei nessa hipotese de ela ter feito duas posturas seguidas, até porque inicialmente ela parecia não estar a ligar muito aos primeiros ovos! Mas depois da vinda mais ou menos do 6/7 ovo ela já começou a entrar no choco!

Esperarei mais uns dias então, para observar os ovos à luz e fazer então a tal "selecção"!

Obrigado

Abraço
SJR
Registado: quinta, 12/abr/2007, 13:28

Boa tarde,
Estive a ver o teu outro post acerca da postura desse casal de mandarins. E no dia 25 tinham posto o 4º ovo, ou seja,pelas minha contas tem posto ovo todos os dias....
E segundo eu sei, ou penso eu que sei , o organismo das aves (dependendo das espécies, claro...) necessita de algum tempo para gerar o ovo, por isso é que normalmente têm pelo menos 1 dia de intervalo entre a postura de cada ovo. No caso dos mandarins não sei ao certo, só tive mandarins há já muito tempo , há uns 6 ou 7 anos , e nunca tive muita sorte...
Digo-te já que não é nada normal, pelo contrário isto pode pôr em causa a saúde da ave!
Mas tambèm te digo outra coisa, se esse casal é novo, nunca te criaram filhos, o mais provável é realmente ser um casal de 2 fêmeas ( Não leves a mal a minha brincadeira )....
Por isso é que no início da postura te apareciam ovos no chão, elas deviam de andar a disputar o ninho e depois lá entraram em acordo....Digo eu.
Com o tempo irás descobrir!
Se tiveres oportunidade coloca aqui umas fotos, pode ser que o pessoal entendido nos exóticos te consiga dar uma ajuda!
Xau
Silvia Ribeiro
joao.eduardo.24

As diferenças são demasiado notórias para serem 2 fêmeas! A pessoa que me vendeu, é um criador bem especializado (digamos que lhe nasce um mandarim por dia)! Tenho eu a certeza que esse não deverá ser o "problema" se é que se trata mesmo de um problema! Então a diferença de cor do bico é bastante evidente! O macho tem o bico vermelho tipo tomate bem maduro! Enquanto que o da fêmea parece uma laranjinha!

A meu ver é de facto uma postura 2 em 1 ehehe! Os primeiros ovos não devem estar galados, enquanto que os últimos já me fazem uma certa interrogação!

Mas continuo a achar que as vossas sugestões são plausíveis!

Continuem, podem ter a certeza que me estão a ajudar!

Abraço, obrigado!

João Eduardo
joao.eduardo.24

Quanto ao intervalo de tempo de postura, segundo casos de amigos que já criaram mandarins, eles nem sempre têm dias de intervalo, podendo mesmo por de dia para dia! Embora que 11 pareça ser um número elevado!
xef
Site Admin

joao.eduardo.24 Escreveu:As diferenças são demasiado notórias para serem 2 fêmeas! A pessoa que me vendeu, é um criador bem especializado (digamos que lhe nasce um mandarim por dia)! Tenho eu a certeza que esse não deverá ser o "problema" se é que se trata mesmo de um problema! Então a diferença de cor do bico é bastante evidente! O macho tem o bico vermelho tipo tomate bem maduro! Enquanto que o da fêmea parece uma laranjinha!
Isso não é 100% garantido, tenho duas fêmeas com bico vermelho e um macho com bico laranja.

A mutação do "macho" é mesmo face preta ou bochecha preta? É que as fêmeas bochecha preta são fáceis de confundir com machos.
joao.eduardo.24

É um macho de bochecha preta! Mas aquele canta e tudo e eu sei que quem põe os ovos é o outro, porque esse macho nem sempre está dentro do ninho, enquanto que a fêmea está! Outra característica são as bolinhas brancas nas penas laterais!

Tentarei pôr umas fotos, mas não vai ser fácil!

Os comportamentos das duas aves faz mesmo pensar que é um casal! Tratam da higiene um do outro, penso até que o tal macho lhe tem dado de comer quando ela está no choco, enfim, uma data de coisas que me levam a pensar que é um casal!

Abraço
xef
Site Admin

Boas,

Quanto às bolinhas dos lados não sei dizer se é sinal 100% certo de ser macho, talvez seja. O facto de cantar é que parece mesmo garantir que é macho.

Quanto ao resto dos comportamentos de que falaste, nenhum serve para caracterizar o sexo. Tenho machos a fazer carinhos a machos, fêmeas a fêmeas, machos que passam o tempo todo a chocar em vez das fêmeas, etc...

Mas se o teu canta quase de certeza que é um macho.

Cumprimentos,
joao.eduardo.24

Pois realmente tens razão!

Mas hoje tenho novidades! Andei a investigar os ovitos (hoje não pos nenhum até) e mal olhei para dentro do ninho pareceu-me ver uma tonalidade mais escurita vinda de dentro de pelo menos 2 deles! e ao comparar à luz do dia com outro de tonalidade mais clara reparei que realmente havia um ligeiro tom mais escuro vindo de dentro desses 2 ovitos!
Será que quer dizer qualquer coisa ou pode ser apenas coincidência? Serão estes ovitos os primeiros que a fêmea pos e já estarão a fertilizar?

Abraço

João Eduardo
NunoSantos
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45

Boas, aos poucos dias de iniciar o choco dá para ver se os ovos estão galados, ficam raiados de sangue, os que tiverem estes raios de sangue é por que estão galados e o processo de geração de um novo ser já está em andamento :)

Na net existem sites onde mostram fotografias de ovos com vários de dias de geração das crias...
joao.eduardo.24

Obrigado Nuno, se puderes indicar um desses sites era bom pra mim!

De facto esses tais "raios" de sangue não consigo visualizar, apenas uma tonalidade mais escura, ou seja, o ovo é mais opaco que os outros! Pode não ter nada haver?

Abraço

João E.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”