caturreiro
Registado: domingo, 26/ago/2012, 16:38

[Ajuda] Diamante Gould - Fungos?

Boa tarde,

Comprei um casal de diamante gould à pouco tempo, o que se passa é que o sitio onde eles estavam era um viveiro com cerca de 500 pássaros e o dono não ligava muito à limpeza do espaço.
Os pássaros traziam muita porcaria seca agarrada ás patas, la andei com muito cuidado e consegui remover a porcaria.
Mas um dos pássaros numa pata começou a ficar com umas bolhas e bastante inchado, andei a tratar com betadin e melhorou, no entanto da-me impressão que já trazia algum tipo de fungo pois a pata esta muito mal tratada e já la vai uns dias e não tem melhora.
Hoje passei pela farmácia e comprei um antifungo Flotiran( Betametasona + Clotrimazol )
Pelas fotos alguém que já tenha tido o mesmo problema, e me possa explicar do que se trata e qual a sua solução

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
ashwinder
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: [Ajuda] Diamante Gould - Fungos?

Isso ta feio. Infelizmente nao te posso ajudar. Nunca tive problemas desses.
caturreiro

Pois não esta com bom aspecto.
Um dos dedos acho que já nem tem solução possível, e outros 2 já não tem unhas também..
Sinceramente não sei o que fazer, e estou com pena do pássaro estar assim e não poder fazer nada.
Vou continuar a aplicar o creme anti-fungo para ver se faz alguma coisa.
De qualquer forma aguardo ajuda de mais alguém que tenha solução para isto.
Joker
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Lamento imenso, realmente coitada da ave, isso e claramente por culpa do estado em que estavam anterioremente.
Bem se vires que nao melhora ou que começa a alastrar pela pata, o unico remedio vai ter que ser amputar o dedo
Lcrespo
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Contacto: Sítio web

Boas,
Essa parte negra tem de ser cortada senão vai infectar o resto da pata issso chegou a um ponto onde já não há outra solução.
caturreiro

Isso para cortar prefiro não fazer, já andei a ver e em lisboa e porto tem clínicas que tratam da passarada.
Infelizmente aqui na minha zona não tenho conhecimento de nada, senão já os tinha levado la.
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Isso se for devidamente tratado não deve precisar cortar, deve acontecer o que aconteceu com os outros dedos, caem!
Agora resta saber qual o problema da ave, se fungos ou ácaros e resolver.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruileote
Registado: terça, 06/mai/2014, 10:30

Boa tarde,
Nem me parece que algum deles seja fêmea. :D

Abracos
Lcrespo

borllock Escreveu:Isso se for devidamente tratado não deve precisar cortar, deve acontecer o que aconteceu com os outros dedos, caem!
Sabes qual a razão de estar completamente negro quer dizer que está podre. Pois acontece o que aconteceu aos outros dedos não cortou foi alastrando. Se não quer fazer você vá a um veterinario.
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Lcrespo Escreveu:
borllock Escreveu:Isso se for devidamente tratado não deve precisar cortar, deve acontecer o que aconteceu com os outros dedos, caem!
Sabes qual a razão de estar completamente negro quer dizer que está podre. Pois acontece o que aconteceu aos outros dedos não cortou foi alastrando. Se não quer fazer você vá a um veterinario.
A pessoa em questão já disse que não havia VET na sua zona, resta acreditar.
Simplesmente dei a minha opinião, que mantenho, se reparares não é a parte podre o problema, mas sim os ácaros/fungos que a ave tem, a podridão é um sintoma da doença e por isso tem que se tratar as 2 coisas, caso contrário vai voltar ao mesmo.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
caturreiro

Boa noite,

Desde já obrigado pela vossa colaboração.
O que eu disse foi que não havia nenhuma clínica veterinária especializada em Aves...como já vi nas grandes cidades.
De qualquer forma hoje ao tratar o pássaro que estava pior, a parte onde estava negra ficou pendurada.Agarrei neles e fui ao veterinário e ela cortou aquilo com o bisturi.
caturreiro

O que aconselham para fazer o tratamento então?
Eu todos os dias limpo as patas com agua oxigenada e depois meto o anti-fungo que já referi anteriormente.
Vou ver se me informo melhor como se desparasita por dentro e por fora pois ja vi que é importante tambem.
E pelo que andei a ver tenho de trocar a gaiola pois a madeira não é o mais indicado, e agora para desinfectar ainda pior.

Imagem
Lcrespo

caturreiro Escreveu:O que aconselham para fazer o tratamento então?
Eu todos os dias limpo as patas com agua oxigenada e depois meto o anti-fungo que já referi anteriormente.
Vou ver se me informo melhor como se desparasita por dentro e por fora pois ja vi que é importante tambem.
E pelo que andei a ver tenho de trocar a gaiola pois a madeira não é o mais indicado, e agora para desinfectar ainda pior.
boas,
Não use agua oxiegenada se quiser lavar a pata use soro fisiologico e ponha bepanthen nas feridas.
Quanto ao tratamento contra os fungos use FUNGISTOP da avizoon. Devia arranjar uma gaiola com grade no fundo para evitar contacto das aves com o chão.

Cumps,
Luis
minhos
Registado: domingo, 20/jul/2014, 18:30

Boa tarde,

De facto o companheiro Luis já disse o mais importante. Não usar a agua oxigenada mas sim betadine para a ferida. Agora não recomendo a aplicação do flotiran pois não se pode utilizar quando existe ferida exposta, que é o caso. Pode sim utilizar uma pomada para cicatrização de feridas mas se quer a minha opinião betadine é suficiente (opinião de farmacêutico). Depois essa gaiola de madeira não convem mesmo! E como já foi dito gaiola com rede no fundo para não haver contacto com as fezes. Desparasitação, e nesta altura seria bom reforçar o sistema imunitário da ave com um multivitamínico.

cumpts
minhos
Registado: domingo, 20/jul/2014, 18:30

E já agora não compre mais aves nesse criador porque para esse pobre animal ter as patas nesse estado a higiene não é nenhuma mesmo!

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”