"Vendo arlequins portugueses de2007: uma fêmea portadora com poupa escura, 2 fêmeas portadoras vermelhas mosaico e vários machos portadores tanto mosaicos como escuros, sem poupa (25 Euros cada)."
Algum forista com mais conhecimentos de genetica e arlequins que eu pode ajudar-me a perceber este anuncio e a genetica dos arlequins ?
E portadores do que exactamente, é que descontado as características físicas
o arlequim tem vários factores nomeadamente o arlequim, o factor vermelho e o mosaico, pelo anuncio tens varias situações diferentes mas só se assumires que o arlequim é recessivo, de qualquer modo não me parece uma boa opção
Primeira questão, mudei o titulo não para genética de arlequins, mas para portadores de arlequim, já que isto não é precisamente genética... A genética multifactorial de factores deste tipo tem muito que se lhe diga e está muito longe do tipo de genética que normalmente discutimos. Quando se mete portadores ao barulho neste tipo de situação, só vamos gerar confusão.
Eu até tentava ajudar, mas ainda estou à espera que alguém me explique o que é um portador de arlequim. Aceito que existam aves de linha arlequim, menos"tipicas" e que sejam úteis para criar arlequins, mas dai a serem portadores...
Aliás eu ainda continuo à espera que alguém entendido me explique várias coisas sobre a genética de canários, mas parece que o assunto ficou esquecido!!
Como diz o outro:
A genética de canários é complicada? Não, mas então complicamos? Sim! E assim percebemos melhor a coisa? Não! E o que é que acontece? Nada! Mas podia ser simples? Podia! E porque é que não é? Porque complicamos...
Aliás eu ainda continuo à espera que alguém entendido me explique várias coisas sobre a genética de canários, mas parece que o assunto ficou esquecido!!
pois é Ricardo, eu tenho estado na espectativa, ainda mais agora que estão cá no forum mais entendidos na matéria, mas que não se queiram meter em outros assuntos eu até compreendo, pois ao fim e ao cabo eu também penso assim, mas assuntos directamente ligados com Ornitologia e genética e ajudar os outros com os seus conhecimentos, que é para isso que cá andamos todos, também a mim me faz alguma estranheza neste tipo de comportamento, mas as pessoas são livres de pensar e de agir de acordo com as suas convicções...
Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
E eu escrevo :
Entao como è que ficamos , serà que nao existem criadores de arlequins prontos para desvendar este enigma da possibilidade ou nao de existirem portadores de arlequins.
Afinal existem ou nao portadores de arlequim ou isto nao passa de uma historia ?
Se existem ok tudo bem , que souber que explique que tipo de acasalamentos devem ser feitos para obter bons arlequins.
Se è benefica a utilizaçao de portadores , entao como tirar vantagens dos mesmos como em algumas classes de cor.
Ou entao se de facto nao existem esta historia como muitas ourtras que se lem por ai nao passa de uma perfeita vigariçe.
Sera que existem portadores especificos para a TERCEIRA , QUARTA OU QUINTA COR ...
PSF, a questão é simples, existem portadores de Gloster ou de Border? Claro que não! Não podem existir portadores de nenhuma raça de porte no sentido convencional do termo, o arlequim pelo standard é diferente de um canário de cor normal, logo não é possível existirem portadores de arlequim como raça. o que é possível é existirem aves que em termos de porte são arlequins mas em termos de cor são negros vermelhos mosaicos e serem portador do factor malhado(para não dizer arlequim) isto assumindo que o malhado é recessivo o que me parece questionável