canariomandarim
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Genética de aves (Mandarins) - como entender as mutações?

Boas Malta
Ando com uns macacos na cabeça sobre a genética das aves há muito tempo, de uma forma geral gostaria de saber como é que podemos olhar para um casal de aves e saber como vão sair os filhos, desculpem a ignorância, mas não percebo mesmo nada de genética e cruzamentos a efectuar para obter determinadas mutações.
Obrigado
Cumprimentos...
ashwinder
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Genética de aves-Ajuda

Tens de ser mais especifico na tua duvida. Existem calculadoras geneticas, depois tens de saber que mutaçao porta a ave etc
canariomandarim

Eu gostava de saber como desenvolver algumas mutações nos mandarins e gostaria de perceber o que são recessivos, dominantes, ligados ao sexo, Co-Dominantes,Recessivas autossómicas e esses termos que vou lendo mas não percebo.
Gostaria também de saber quais os que não posso juntar, etc
Cumprimentos...
ashwinder

canariomandarim Escreveu:Eu gostava de saber como desenvolver algumas mutações nos mandarins e gostaria de perceber o que são recessivos, dominantes, ligados ao sexo, Co-Dominantes,Recessivas autossómicas e esses termos que vou lendo mas não percebo.
Gostaria também de saber quais os que não posso juntar, etc
Nao sou a pessoa mais indicada para te explicar isso tudo, mas faz uma pesquisa pelo google que encontras isso facilmente.
canariomandarim

Desde já muito obrigado pela ajuda.
Ja fiz varias pesquisas no google mas não encontro nada detalhado e muito concreto. Gostava de encontrar um site em que tivesse informação detalhadamente para quem não percebe nada acerca do assunto, mas inflelizmente ainda não encontrei nenhum. Malta se souberem de um bom site digam pfv.
Cumprimentos...
ashwinder

canariomandarim

Re: Genética de aves (Mandarins) - como entender as mutações

Obrigado pelo site. Pelo que tenho lido já percebi que não se deve juntar uma mutação dominante com outra dominante, no fundo gostava de saber quais os fatores q não se devem juntar, por exemplo posso juntar um recessivo com um dominante ?
Cumprimentos...
CELEIROAZUL
Registado: quinta, 03/jul/2014, 10:20
Contacto: Sítio web

Sou adepto do fazer portadores usando bons clássicos com mutações. Respeita a regra de anotar, anilha e é marcar as aves para começares a mapear os genes do teu plantel e tirar conclusões. Passa pelos clubes e exposições e faz te à conversa com entendidos no assunto. Se vieres à feira do porto apresento dois ou três.
http://www.facebook.com/celeiro.azul
Loja de animais e e de agropecuária - Ribeirão - V. N. Famalicão e Feira das aves do Porto aos domingos de manhã.
CELEIROAZUL
Registado: quinta, 03/jul/2014, 10:20
Contacto: Sítio web

Procura no Google pelo jose Fernando
http://www.facebook.com/celeiro.azul
Loja de animais e e de agropecuária - Ribeirão - V. N. Famalicão e Feira das aves do Porto aos domingos de manhã.
canariomandarim

Combinado, obrigado pela ajuda :D
Cumprimentos...

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”