a minha curiosidade leva-me a perguntar o que acham disto. vantagens e desvantagens? e métodos de selecção de bons reprodutores (como progenitores)?
Moderador: borllock
è verdade que á uma evolução negativa sempre que se utiliza amas ou se faz criação á mão, já que não penalizamos os maus reprodutores, mas as características do Gould que o tornaram mais complexo de criar em cativeiro, nomeadamente a epoca de reprodução ser no inverno e eles aquecerem as crias durante pouco tempo mantem-se, ou seja estas características não foram pioradas com o uso dos bengaklins mas tambem não foram melhoradas, é perfeitamente possível criar Goulds com os pais e com taxas interessantes, mas exige uma abordagem diferente do que o uso de amas, especialmente na escolha do casal, nas dimensões da gaiola e no ninhoxef Escreveu:Boas,
A dificuldade na criação de goulds (ou parte dela) não virá também do facto de se ter usado amas durante muito tempo?
Durante gerações os goulds foram criados sem haver necessidade de eles próprios fazerem a criação. Isto leva a que aves que da forma natural não se podiam reproduzir tenham passado os seus genes, incluindo aqueles que o tornam um mau reprodutor.
A esse respeito devo dizer que eu sempre criei melhor Goulds (criados pelos pais) do que mandarins ou bengalins, alias eu sou um zero é esquerda em bengalins...joao.eduardo.24 Escreveu:Então seguindo essa linha em que vocês se estão a apoiar, digamos que será daqui por uns tempos, e após muita dedicação, muitas desilusões, mas sobretudo com muito trabalho, chegar quem sabe um dia a um nível em que os Goulds consigam ser tão bons criadores como Mandarins ou até mesmo Bengalins? Será isso possível?
Não duvides que sim, é possivel estabilizar uma linha em anos, realizar selecção e segregação de certos factores genéticos em algumas gerações, etc. O que conta é o intervalo geracional na verdade. A evolução nas aves é relativamente mais rápida que nos mamiferos porque podes ter perto de 1geração/ano e várias crias/geração. Isso acelera muito a selecção e os seus efeitos.quando falo de evoluções (no caso dos cães e canários), falo em tempos na ordem das centenas ou milhares de anos. Não sei se é possível durante a vida de algum de nós verem-se alterações significativas...
Sim, a evolução (ou melhor a selecção) funciona nos dois sentidos. O processo normal é que as aves que criam menos sejam retiradas da criação, ou o seu número diminua na população, acabando por reduzir a frequencia dessas caracteristicas. Quando se usam amas é isso que fazemos, mas sobre as amas, porque ficam os que criam melhor, mas isso não afecta os goulds que estas criam...Uma espécie de evolução, mas neste caso ao contrário, em que se perdem boas características.
A ligação de factores genéticos às capacidades paternais é discutivel, embora se acredite existir uma relação. Mas essa relação será mais ligada à parte fisiológica/anatómica do que comportamental e, no caso das aves, parece que a parte de aprendizagem é mais relevante. Ou seja, o uso de amas reduziria as possibilidades de as crias aprenderem o que fazer como reprodutores porque os comportamentos eram diferentes.Isto leva a que aves que da forma natural não se podiam reproduzir tenham passado os seus genes, incluindo aqueles que o tornam um mau reprodutor