ashwinder
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Goulds, genética, portadores (dúvidas)

Boas pessoal
Comecei recentemente a ter sucesso nos goulds e ja tenho algumas crias tiradas. Para mim goulds sao as aves mais bonitas e a curiosidade em ver a cor final dos filhotes é imensa.

Ja pesquisei por aqui e pelo google calculadoras geneticas mas nem tou a saber usa-las pois quando me pedem os dados falam em portadores eu nao sei como saber o que portam.

As minhas duvidas sao , qual o melhor site ou calculadora para eu me iniciar nos meus calculos?

O meu casal numero 1 (macho peito amarelo e roxo e cabeça vermelha) nao criam porque deduzo que a femea seja muito velha e nao coloque ovos.

O casal numero 2 - macho azul , peito roxo e branco e cabeça creme . Femea verde , peito amarelo e roxo e cabeça preta . Este casal ja tirou varias crias com amas.

Outras duvidas: As crias sao todas iguaizinhas , esverdeadas nas asas e peito creme, será que em adultos vao ser iguais ?

Devo trocar o macho azul com o do casal numero 1 visto ja ter 14 crias do casal numero 2 e aumentar assim a probabilidade de obter outras cores? Ou será que vou estragar alguma coisa?

Como sei o que portam , ja ouvi que era pelo bico mas por exemplo o macho azul nao tem qualquer cor de diferente no bico.
ruben10PT
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59

Re: Goulds, genética, portadores (dúvidas)

Viva e bom ano, vou tentar ajudar naquilo que posso.

Quanto as calculadoras, não conheço nenhuma, mas mesmo que soubesse, sem saber o que portam as aves não ia ajudar, isso influencia muito.
O meu casal numero 1 (macho peito amarelo e roxo e cabeça vermelha) nao criam porque deduzo que a femea seja muito velha e nao coloque ovos.
A fêmea não está anilhada?
Outras duvidas: As crias sao todas iguaizinhas , esverdeadas nas asas e peito creme, será que em adultos vao ser iguais ?
Em aves clássicas os juvenis costumam ser todos iguais, só vai notar diferença quando começarem a mudar a pena, mas dá para ver logo as diferenças de clássicos, pasteis ou azuis mal nascem pois têm um cor de pele relativamente diferente.
Devo trocar o macho azul com o do casal numero 1 visto ja ter 14 crias do casal numero 2 e aumentar assim a probabilidade de obter outras cores? Ou será que vou estragar alguma coisa?
Se esse casal se dá bem e faz posturas galadas, acho que não devia trocar, não é esse casal que está mal, mas sim a outra fêmea, se vier que a fêmea não vai lá, arranje outra.
Como sei o que portam , ja ouvi que era pelo bico mas por exemplo o macho azul nao tem qualquer cor de diferente no bico.
Sim, mas isso não é tão linear quanto isso, imagine que têm uma fêmea clássica, peito roxo, cabeça preta e com o bico vermelho(isto em perdido pré criaçao, pois quando entra neste ciclo ficam com o bico cor de chumbo) significa que a fêmea porta cabeça vermelha, mas não tem como saber se porta por exemplo peito branco, ou pastel..

Espero ter ajudado.
Abraço
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Calculadora genética:
http://www.gouldianfinches.eu/sk/geneti ... portugese/
Nunca utilizei, depois dêem feedback dela.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Contacto: Sítio web

Olá,

Para começar deves pesquisar e estudar algumas noções básicas de genética da cor para saberes quais as diferentes mutações e o comportamento genético de cada uma (dominante, recessivo, etc).
As calculadoras são úteis para "poupar" as contas de cabeça mas não permitem passar por cima de compreender as bases. Tens aqui no fórum e noutros sites em geral informação básica qb sobre o assunto.
O casal numero 2 - macho azul , peito roxo e branco e cabeça creme . Femea verde , peito amarelo e roxo e cabeça preta . Este casal ja tirou varias crias com amas.
Quando referes peito roxo e branco suponho que estejas a referir-te a peito roxo e abdómen "branco"?
A designação/descrição correcta seria (sem entrar em regras de ordem da nomenclatura): macho azul, peito roxo, cabeça vermelha (ou laranja) e fêmea peito roxo cabeça preta.
Saber mais sobre a genética dos reprodutores só conhecendo os pais ou esperando para tirar alguma conclusão através das crias que nasçam.
O que podes fazer deste casal é que em termos de crias serão pelo menos portadores de azul e os machos portadores de cabeça preta. Fora isso, não se pode adivinhar muito mais.
a fêmea porta cabeça vermelha
Ruben, as fêmeas não podem ser portadoras de CV (ou pastel) uma vez que são factores ligados ao sexo. Além disso o CV é dominante portanto não existem, obviamente, portadores.
A cor da ponta do bico só permite distinguir se as aves cabeça preta são ou não, geneticamente, cabeça laranja.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
ashwinder

A femea do meu casal numero 1 nao é anilhada , mas o macho é. Esse casal foi.me oferecido à 1 ano e tal, mas quem o adquiriu ja foi à 6 anos. Talvez tenha 6 ou 7 ou mais.

O casal numero 3 é novo . Femea classica com macho azul. As crias sao iguaizinhas todas elas. A percentagem de ovos galado é muito alta.

Ja li um pouco sobre a genetica e é muito complexo, mas eu podia simplificar a minha questao principal. Que é se desse casal femea classica com macho azul vou conseguir tirar mais de duas cores/combinacoes diferentes?

Quanto à troca do macho tou inclinado para o fazer assim que terminar a postura actual mas isso dependendo da possibilidade ou nao de obter machos classicos como está agora
ruben10PT

Boas,
Ricardo o que significa então uma fêmea clássica CP ter o bico e/ou penas da cabeça vermelhas?

Sempre pensei que significa-se ser portador de.. Mas pelos vistos fui induzido em erro.

Ajude-me se possível numa dúvida, tenho um casal de clássicos, macho CL ,Bico Laranja e PR x fêmea CP, BV, PB, já tirei deste casal crias cabeça vermelha, deduzi que fosse devido à fêmea, estava então enganado.

Isto da genetica tem muito que se lhe diga :)
AvilandiaPT

Olá,

As fêmeas cabeça vermelha têm muitas vezes fortes infiltrações de preto na cabeça e podem ser muito escuras até, mas continuam a ser cabeça vermelha. Só vendo as aves. As aves de cabeça preta têm uma cor uniforme e a própria estrutura da pena na cabeça é diferente, menos alongada e mais "redonda". Compara fêmeas cabeça preta e cabeça vermelha lado a lado, na mão, para perceberes essa diferença.
casal de clássicos, macho CL ,Bico Laranja e PR x fêmea CP, BV, PB, já tirei deste casal crias cabeça vermelha, deduzi que fosse devido à fêmea, estava então enganado.
Se o macho é cl então também é CV obrigatoriamente. O laranja (visual) só se manifesta em aves geneticamente CV mas "esconde" o vermelho. Portanto as crias CV são resultantes do macho e todas portadores de cl.
Como o macho é cl, a ponta do bico também não chega a ser vermelha e fica laranja/amarelado. Ou seja todos os cl têm a ponta do bico laranja (na linha verde obviamente).
A ponta do bico vermelho é típico dos goulds mas fica escondido nas fêmeas quando o bico escurece enquanto nos machos até se pode tornar mais evidente e vivo nessa fase.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
ashwinder

Boas
Obrigado por responderem, ja deu para perceber a complexidade. Tao complexo que ate tou com preguiça de começar a estudar.

Vou trocar o macho e depois da muda começo entao a ler e aprender aos poucos , comparando assim as crias de um pai e outro
ruben10PT

As fêmeas cabeça vermelha têm muitas vezes fortes infiltrações de preto na cabeça e podem ser muito escuras até, mas continuam a ser cabeça vermelha. Só vendo as aves. As aves de cabeça preta têm uma cor uniforme e a própria estrutura da pena na cabeça é diferente, menos alongada e mais "redonda". Compara fêmeas cabeça preta e cabeça vermelha lado a lado, na mão, para perceberes essa diferença.
Ou seja no caso da fêmea em questão mesmo só tendo meia dúzia de penas vermelhas, significa que é uma fêmea de cabeça vermelha e não preta, correto?
A que tenho não é como a da foto em baixo, aqui vê-se claramente que é uma fêmea de cabeça vermelha, a minha só tem mesmo meia dúzia de penas mal distribuidas (depois tento colocar foto, não vai ser fácil pois está nos últimos dias de choco) deduzi que significa-se ser CP portador de CV, mas afinal não passa de uma CV mal pintada :cry:
Oxalá que saiam ao pai :mrgreen:

Imagem

Abraço e obrigado. :wink:
AvilandiaPT

Olá,

A foto é cabeça laranja, não vermelha.
Normalmente não há grande confusão entre cp e CV, mesmo com muitas infiltrações, mas só vendo para perceber o que queres dizer.

Cumps
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
ruben10PT

Oh peço desculpa, enganei-me a colocar a foto só vi agora, essa é efetivamente cabeça laranja.

Imagem

Esta é CV certo? A minha é idêntica mas como menos vermelho ainda e PB.

Outra coisa reparei que no casal composto por esta fêmea e um macho pastel tinha uma cria como um tom de pele mais claro, deduzi que fosse por ser pastel, mas agora que já abrem os olhos reparei que tem os olhos vermelhos, o que acha que pode sair dali? Deixo aqui uma foto para poder ver mas não é muito boa.
Imagem

Desculpa estar a ser chato, mas apesar de ja ter lido montes informação deste tema, como diz o ditado "Ler e reler não significa compreender".

Obrigado,
Cumpts
AvilandiaPT

Olá,

Sim essa é CV, como vês percebe-se o vermelho mas é muito mais escuro do que seria no macho.

Os pastéis nascem mais claros, mas identificar crias nesta fase depende muito do "olho" do criador.
No caso dos olhos vermelhos em principio será temporário, mas não conhecendo as aves podem andar por ai outras coisas.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
ashwinder

Boas
Troquei o macho ja faz 13 dias.
O que aconteceu foi que a femea deixou de meter ovos. Será que nao vai aceitar o novo macho ou ainda é cedo para tirar conclusoes?

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”