Boas pessoal
Comecei recentemente a ter sucesso nos goulds e ja tenho algumas crias tiradas. Para mim goulds sao as aves mais bonitas e a curiosidade em ver a cor final dos filhotes é imensa.
Ja pesquisei por aqui e pelo google calculadoras geneticas mas nem tou a saber usa-las pois quando me pedem os dados falam em portadores eu nao sei como saber o que portam.
As minhas duvidas sao , qual o melhor site ou calculadora para eu me iniciar nos meus calculos?
O meu casal numero 1 (macho peito amarelo e roxo e cabeça vermelha) nao criam porque deduzo que a femea seja muito velha e nao coloque ovos.
O casal numero 2 - macho azul , peito roxo e branco e cabeça creme . Femea verde , peito amarelo e roxo e cabeça preta . Este casal ja tirou varias crias com amas.
Outras duvidas: As crias sao todas iguaizinhas , esverdeadas nas asas e peito creme, será que em adultos vao ser iguais ?
Devo trocar o macho azul com o do casal numero 1 visto ja ter 14 crias do casal numero 2 e aumentar assim a probabilidade de obter outras cores? Ou será que vou estragar alguma coisa?
Como sei o que portam , ja ouvi que era pelo bico mas por exemplo o macho azul nao tem qualquer cor de diferente no bico.