Olá Ricardo,
Uma necrose intestinal pode ter várias causas, infecção, parasitas, as fezes com sangue indicam hemorrogia por algum motivo.
Pois, o que é estranho é que ela até uma segunda-feira estava muito bem, não houve sintomas nenhuns de que me apercebesse, e de repente, na terça-feira seguinte de manhã, quando chego à gaiola vejo gotas de sangue espalhadas por todo o lado, e ela no chão da gaiola!
Pensei que fosse algo externo, que se tivesse ferido por qualquer razão, mas depois de a observar cuidadosamente conclui que não era nada externo, portanto só podia ser interno. Ao longo do dia, observando-a, percebi que o sangue surgia ao defecar: aliás práticamente nem fezes havia, só mesmo sangue!
Bom, pensei então que tivesse engolido algum objecto estranho e pesquisei toda a gaiola a ver se faltava algum parafuso ou porca, mas nada!
Ainda assim retirei de lá um brinquedo consistindo em cubos de madeira ligados entre si por corda, porque ela gostava de roer aquilo e pensei que pudesse ter engolido uma lasca que lhe tivesse perfurado algum órgão.
Pela necrópsia, a médica concluiu que não havia nenhum corpo estranho no organismo portanto não terá sido por aí.
Mas também pode acontecer que a necrose surja depois da morte.
Como menciono acima ela começou súbitamente a defecar sangue numa terça-feira.
Mas quarta, quinta e sexta não voltou a fazê-lo, apenas fezes muito líquidas.
Sexta-feira estava tão fraca que ao fim do dia decidi dar-lhe papa de criação à seringa, mas já não resultou. Menos de dez minutos depois de a voltar a pôr na gaiola estava morta!
Aí uns dez minutos mais tarde meti-a numa caixa de cartão e pu-la no congelador, para a levar ao LNIV na segunda-feira seguinte, de modo que tendo em conta o que penso ser uma necrose parece-me pouco provável que tenha acontecido após a morte, não?
Ou seja existem basicamente duas formas de agir:
1- Não sei o que é, tentem descorbir
2- Suspeito ser isto, confirmem se é
Como suspeitava que pudesse ter engolido uma farpa do brinquedo de que falo acima, mencionei isso no LNIV, e foi por isso que depois da necrópsia a médica me disse logo que não havia corpos estranhos, madeira ou metal, no organismo.
Ela inclina-se para que fosse um problema de nascença, talvez cancro.
Vamos a ver se o resultado dos próximos exmes são conclusivos, espero bem que sim, porque se não forem e tiver de fazer ainda mais exames vai-me sair caro!
Cumprimentos,
Dolfo