boas,
nem sempre as coisas correm como gostaríamos, mas isso, apesar de nos deixar tristes, também faz parte da criação.
por isso aqui fica um resumo de como me está a correr a época
pyrrhuras molinae
casal 1 - macho normal/ opalino/ turquoise x fêmea opalina
a fêmea começou a pôr em janeiro e só parou ha cerca de uma semana. um total a rondar os 20 ovos, sendo que só os primeiros estavam galados. mandou-mos chocar a mim, mas desenrasquei-me e neste momento tenho uma cria com cerca de 15 dias
casal 2 - macho pineapple x fêmea pineapple
para já não se passa nada
casal 3 - macho normal/ opalino/ turquoise x fêmea/ turquoise
têm ovos, dos quais apenas 1 está galado. mas esta fêmea ia-me morrendo, e não faço ideia do motivo. encontrei-a de rastos, trouxe-a para a lareira, na manhã a seguir estava como se não tivesse acontecido nada, e voltou inclusivamente para o choco
casal 4 - macho normal x fêmea normal/ turquoise
têm ovos, dos quais 2 ou 3 estão galados.
nandayus nenday
casal 1 (e único)
têm ovos e aparentemente estão todos galados, chocaram inclusivamente o ovo da pyrrhura que esteve doente, enquanto não achei seguro voltar a colocar-lho.
red rumpeds
casal 1 - macho normal// palido x fêmea normal
passou agora o tempo do primeiro choco, e as crias estava tudo morto dentro do ovo.
casal 2 - macho opalino x fêmea opalina
nasceu hoje a primeira cria
casal 3 - macho normal/ pálido x fêmea pálida opalina
talvez por ser a primeira postura desta fêmea, que vai no 4º ovo, e um já o partiu... não sinto que vá correr bem.
parece-me demasiado nervosa e muito tempo fora do ninho. ainda é cedo, mas....
bourkes
único casal - macho normal/ fallow/ opalino x fêmea normal/ fallow
nasceram 3 crias, 1 normal, 1 fallow, e 1 fallow opalina. a fêmea abandonou-as quando estas já estavam granditas. quando dei por ela, estavam mortas, provavelmente ao frio... porque o papo estava bem cheio. excesso de confiança da minha parte que devia ter andado mais de olho.
papagaios do senegal
único casal
este casal foi formado em setembro e desde logo se deram bem. a fêmea pede e recebe comida do macho, este passa a vida a escavar no ninho, e inclusivamente dorme la. ela nunca a vi entrar no ninho, vá-se lá saber porquê.
continua.....