Canary
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Contacto: Sítio web

Re: Desparasitante e Prevenção - Salmonelas [opinião]

Boas!

Não vejo como ilógico, falar neste tópico, de tratamentos naturais. Quer em relação ao desparasitante, quer em matéria de prevenção. Além disso, quem abriu o tópico fala em "preparar o proximo ano"... Na minha opinião faz sentido falar em chá de salgueiro, em vinagre de cidra, alho, etc....etc.

E sobretudo incentivar, na minha opinião, a não usar antibióticos como preventivos, isso sim completamente errado!

Há remédios naturais! :) e mesmo muitos remédios sintetizados, têm como base plantas medicinais....

E para quem acha que o forum está cada vez mais fraco, também deveria contribuir ao máximo para contrariar a suposta tendencia, e em vez de criticarem sem mais, ajudarem a responder com elevação.

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
joao1961
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Á semelhança de outros topicos que aqui teem abordado , este teria pano para mangas , mas não exctamente a pergunta do forista que se preocupa com a suposta campanha que aí vem , mas sim essa do não achar Ilogico , mas a pergunta ja que se bate tanto com produtos naturais, ja exprementou dar cha de casca de salgueiro ?? e acaso viu alguma diferença se combate a coccidiose ou outra coisa qualquer ?? eu sei do que falo porque para alem de amante de pequenas aves tambem tenho pombos correios e a nivel de produtos estou a vontade para falar o meu conselho é muito simples fiem se no chá de casca de salgueiro ou nesses ditos produtos naturais e depois veeem , claro que quando tudo corre bem é tudo bom , é como ir ao medico e ele receitar um chazinho de limão e mel, para terminar as minhas respostas são sempre para elevar ao contrario da critica agora perguntas que ja estão desgastadas até demais poupem me
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Olá,

Se quiserem entender a minha opinião como critica, por mim tudo bem.

Eu não disse que era "ilógico" simplesmente não me parece adequado. E não me parece adequado porque cada vez mais se vê que basta ler meia dúzia de mensagens num fórum a dizer bem do vinagre, do azeite, da pimenta e restantes ervas aromáticas ou de um qualquer produto para rapidamente surgirem nas mensagens seguintes conselhos e recomendações de se usar isto ou aquilo porque "alguém disse".
Não disse que se deviam usar antibióticos como preventivos (aliás, há MUITOS anos que digo o mesmo embora só nos últimos comece a ser "aceitável" a ideia...).
Não tenho nada contra os produtos naturais, ou contra quem os usa, e sim, sei que muitos medicamentos têm "origem" num principio activo natural (por regra concentrado uns milhares de vezes, mas adiante...). Também não vou discutir neste tópico a questão dos alimentos funcionais.
Não está, portanto, em causa a utilidade deste ou daquele produto natural nem a discussão das suas possíveis propriedades de nutrientes, nutrimentos ou "medicamentos". Agora cada coisa no seu lugar e, na minha opinião, passar a ideia de que este tipo de produtos substitui medicamentos num tópico com este titulo (especificamente Salmonela, leia-se "bactérias do género Salmonella") não é correcto. É a minha opinião, vale o que vale e cada um faz como entende.

Continuo a achar que hoje em dia, a facilidade da internet tem de ser vista com conta, peso e medida... Cada vez mais falta o sentido critico naquilo que se lê, pesquisa e escreve. Com a melhor das boas vontades e com a melhor das intenções, certamente, mas também é preciso saber até onde se pode comentar de forma "acho que" ou "porque ouvi dizer".
Vinagre de cidra é, em primeiro lugar, um acidificante. Tem vitaminas, pode ser benéfico na digestão mas também não é tudo maravilhas. Em situações particulares de fungos pode não ajudar e até complicar. Em conjunto com alguns medicamentos ou nutrientes pode alterar a sua absorção, etc, etc...
Podiamos ficar aqui muito tempo a discutir estes temas e ir perdendo a maioria dos membros pelo caminho à medida que o assunto se tornasse "técnico". Goste-se ou não, o facto é que a grande maioria dos criadores quer que alguém lhes diga "faz assim". Seja com alimentação, chás, medicamentos ou cruzamentos. Não quer realmente saber como nem porquê. Talvez por isso as participações e respostas às mesmas perguntas de sempre vão diminuindo.

Resumindo, na minha opinião e no assunto concreto do tópico, Salmonella não se previne com "tratamentos". Sejam naturais ou antibióticos. Previne-se com medidas de isolamento, vigilância, quarentena, higiene, etc. Trata-se quando existe e é identificada. E nesse caso trata-se a sério.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
joao1961

Mais uma vez parabens Avilandia,ainda bem que alguem entende o que eu quiz dizer e, á sua maneira partilha do que eu disse e sim , comcordo com o amigo quando diz que quanto mais tecnica for a explicação menos querem saber, porque aqui até nem custa nada dizer o que não se sabe , dou comigo a ler aqui conselhos de alguns foristas que antes estavam as aranhas com um qualquer assunto basico e isso encomoda me porque se este forum é para partilhar conhecimentos e para ajudar , que seja assim mas escrevam apenas do que dominam porque alguns escrevem o que leram ao ouviram e continuam a dar sentido e continuação ao errado enduzindo em erro quem precisa ajuda com as suas duvidas
Canary

Boas!
mas gostaria de começar a preparar o proximo ano.
quero fazer algo como deve ser então decidi elaborar um plano de tratamentos.
mas gostaria de pedir a vossa ajuda, que marcas usar e que produtos
Esta é a essência que levou à abertura deste tópico. A palavra chave deste tópico é Prevenção

Logo, na minha opinião é muito adequado falar de todo e qualquer tipo de tratamentos preventivos.
Mais sentido faz falar de tratamentos naturais. Pois os antibióticos não são preventivos e só deverão ser usados em caso de doença manifesta, aliás como o Ricardo concorda.

Quanto ao resto estamos de acordo....

Cumps, e continuem a participar João e Ricardo e tenham mais paciência para com quem está a começar.

Imaginem uma sala de aulas com alunos do 12º ano e alunos da 1ª classe.
Os alunos da 1ª classe pensam que já sabem muito e que podem ajudar os colegas...é normal

O Amigo Armando Moreira tem insistido para a pedagogia de fazerem o uso da Pesquisa, pois já existe muita coisa.......e que perguntas básicas desencorajam os experientes a comentar.....mas como é mais fácil abrir um tópico..... :) e além disso cada vez há mais gente nova no avespt....por isso também sempre as mesmas perguntas...

JM
João Marques

Visite:
AvilandiaPT

Olá,

Arrumando ideias:
Esta é a essência que levou à abertura deste tópico. A palavra chave deste tópico é Prevenção
Logo, na minha opinião é muito adequado falar de todo e qualquer tipo de tratamentos preventivos.
Prevenção = higiene, limpeza, condições, alojamento, dieta/nutrição.

Eu já dei a minha opinião várias vezes sobre outras "prevenções". Cada um tem a sua opinião, quem quiser fazer faz e está no seu direito, seja com produtos naturais ou "sintéticos". Aliás a noção de "natural" tem muito que se lhe diga e alguns deles de natural só têm o facto de rótulo/embagaem ser em papel reciclado...
E desculpem lá se quando se começa a falar de medicamentos e doenças, a coisa se torna ainda mais séria. Dai que a junção dos termos "tratamento" e "produtos naturais" me faça alguma confusão.
Conheço vários casos de "planos de prevenção" com tudo e mais alguma coisa de pessoas que durante meses dão 10 coisas diferentes e no fim de semana a seguir vão à feira buscar a fêmea que lhes faltava...

Mais importante que falarmos de n produtos e marcas (cada um tem a sua opinião) seria falarmos das bases para os usar. Para que servem, como funcionam, qual a diferença, etc... Contam-se pelos dedos as perguntas sobre esse assunto. Ainda hoje vi uma pergunta tão simples e relevante e que não vejo muitas pessoas (iniciantes ou não) colocar.
O que é/representa a indicação de "cinza" numa análise a um alimento? Ou um bocadinho mais "avançado" o que influencia o valor calórico de um alimento? Mas depois as mesmas pessoas discutem dietas e fórmulas de misturas, papas e afins com grande conhecimento de causa.

Perceber o que é isso, o que é uma Proteina Bruta e quais as vantagens e limitações desses valores, de que forma isso "mexe" na dieta das aves ou não parece-me mais importante do que "qual o produto a usar".

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
joao1961

Boas , mais uma vez aqui o Avilandia , explica, mais situações concretas sobre quem alvitra aqui sem ter conhecimento sequer do que fala e dá bons exemplos como esses psicoticos que dão 10 produtos naturais preventivos durante meses e depois vão buscar mais uma ave á pressa nem se preocupando com a tal quarentena , gosto deste discurso é bom que haja quem não se encolha e escreva o que lhe vai na Alma mas com substancia obrigado mais uma vez Avilandia
Canary

Boas!

Estamos basicamente de acordo. Já agora, tenho uma pergunta!

Como usam o desparasitante interno? e porque é que o usam assim? Qual o elemento activo?
E até se usam, uma vez que já li que é muito difícil uma ave de gaiola ter vermes intestinais.
Já agora eu uso o vermizoo, mas o melhor só existe na versão pombos que associa a niclosamida e o levamisol, digo isto porque pesquiso e gosto de saber o porquê das coisas...embora saiba muito pouco.

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
joao1961

Boas Canary mas deixa me corrigir uma frase tua mas !!no bom sentido claro ( li que as aves em gaiola é muito dificil terem vermes intestinais ) ,o que é dificil é ter aves sem serem portadores ( hospedeiros) desses vermes , olha os criadores cuidadosos que desparazitam pelo menos duas vezes por ano sabem do que falo , eles só não se veem nas fezes porque são microscopicos ,mesmo com o desparazitante nem sempre se elimina na totalidade dá para manter um equilibrio no organismo da ave , para finalizar eu nos pombos desparatizo uma vez por mês e sim o principio activo levamisol que compoe muito destes desparazitantes é o melhor que conheço quase para tudo , só não dá para Tenias tambem uso o ( Ivomec) Ivermicina mas diluido em soro fisiologico
Canary

Boas joão!

Que eu li, li. Quem escreveu, encontrei o site, ter por obrigação falar com conhecimento de causa, uma vez que é veterinário. Ele explica bem no site, porque é que em aves de gaiola é difícil haver vermes intestinais (diferente de haver protozoários, entre eles o mais comum os coccideos, mas neste caso já não se combatem com "levamisol" ou "niclosamida")

E então porquê?

"Uma ave pode ter verme propriamente dito que se dividem em nematóide e trematóides (redondo ou chato). O ciclo evolutivo da maioria dos vermes intestinais das aves necessita de um hospedeiro intermediário no ciclo que será sempre um invertebrado (minhocas). Então já começamos com a nossa primeira revelação: uma ave de gaiola dificilmente terá verme."

E acrescenta:

"Esses hospedeiros são normalmente minhocas de vida livre. Ora ora.. então você concorda comigo que quem tem verme é ave de terreno"

Ou seja, galinhas, perus....etc...os Pombos (uma vez que também andam à solta) aqui a experiencia do João lhe diz que têm vermes....

É este o site:

http://www.niaas.com.br/news/coccidiose ... misterio-/

Não sei se agora também corrigiria a minha frase?

Abraço,

JM
João Marques

Visite:
joao1961

boas Canary bem acho que não podemos monopolizar este topico até porque nem é nosso , mas eu mantenho tudo o que disse , até porque alertas para o facto de que foste ler um artigo escrito pou um veterinario , como sabes 99% dos veterinarios sabe de cão e gato , aves o% claro que há veterinarios direcionados para aves nas grande explorações etc , existe uma categoria que se chamam tecnicos e dizem ser como os veterinarios, mas nem vamos por aí, eu não me regulo por artigos escritos assim , regulo-me pela minha experiencia , ela diz me que as aves devem ser desparazitadas pelo menos duas vezes por ano quanto , ás aves como não teem acesso as minhocas que são os hospedeiros segundo o que dizes há imensos caminhos para que , se não for Maomé á Montanha ir a Montanha ao seu encontro , mas como te digo é só a minha experiencia ´ a falar e os vermes existem tantas variedades que nem te passa pela cabeça por isso nem sei se te deva corrigir novamente o que achas ??rsrsrrsrs abração estamos aqui para trocar ideias e experiencias não para algo menos construtivo fica bem
AvilandiaPT

Olá,

Se falarmos de nemátodos e companhia (de uma forma muito genérica os parasitas "vermes intestinais") então não são realmente muito complicados em aves de gaiola, especialmente de mantidas no interior, com gaiolas de fundo de rede, etc... Os protozoários sim, são bastante mais comuns e criam problemas.
Isso não quer dizer que não existem, mas dificilmente vão criar problemas sérios. A questão é que quando não se sabe de onde vêm as aves é sempre possível que alguns ciclos se instalem. Há parasitas com ciclos mais complexos e outros mais simples. Claro que aves com acesso ao exterior ou contacto com aves silvestres estão mais sujeitas. De qualquer forma, a desparasitação se estamos a falar deste tipo de "vermes" não é nada de mais de se fazer de vez em quando. E de vez em quando é "de vez em quando" mas com regras, método e lógica! Mesmo que, em muitos casos, tenha um efeito mais psicológico que real.
Agora isso não tem nada a ver com Salmonella, dai que a aproximação em termos de "prevenção" seja bastante diferente.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”