Olá,
Arrumando ideias:
Esta é a essência que levou à abertura deste tópico. A palavra chave deste tópico é Prevenção
Logo, na minha opinião é muito adequado falar de todo e qualquer tipo de tratamentos preventivos.
Prevenção = higiene, limpeza, condições, alojamento, dieta/nutrição.
Eu já dei a minha opinião várias vezes sobre outras "prevenções". Cada um tem a sua opinião, quem quiser fazer faz e está no seu direito, seja com produtos naturais ou "sintéticos". Aliás a noção de "natural" tem muito que se lhe diga e alguns deles de natural só têm o facto de rótulo/embagaem ser em papel reciclado...
E desculpem lá se quando se começa a falar de medicamentos e doenças, a coisa se torna ainda mais séria. Dai que a junção dos termos "tratamento" e "produtos naturais" me faça alguma confusão.
Conheço vários casos de "planos de prevenção" com tudo e mais alguma coisa de pessoas que durante meses dão 10 coisas diferentes e no fim de semana a seguir vão à feira buscar a fêmea que lhes faltava...
Mais importante que falarmos de n produtos e marcas (cada um tem a sua opinião) seria falarmos das bases para os usar. Para que servem, como funcionam, qual a diferença, etc... Contam-se pelos dedos as perguntas sobre esse assunto. Ainda hoje vi uma pergunta tão simples e relevante e que não vejo muitas pessoas (iniciantes ou não) colocar.
O que é/representa a indicação de "cinza" numa análise a um alimento? Ou um bocadinho mais "avançado" o que influencia o valor calórico de um alimento? Mas depois as mesmas pessoas discutem dietas e fórmulas de misturas, papas e afins com grande conhecimento de causa.
Perceber o que é isso, o que é uma Proteina Bruta e quais as vantagens e limitações desses valores, de que forma isso "mexe" na dieta das aves ou não parece-me mais importante do que "qual o produto a usar".
Cumps.