Boa noite a todos.
Por motivos de saúde que venho pouco há minha requintada poltrona situada à frente do meu PC e das poucas venho é mais para responder aos forenses do meu Fórum, hoje só para dar uma espreitadela neste Fórum deparei-me com um assunto que começou com o mesmo tema e no mesmo dia no Fórum dos exóticos,PREÇO DAS ANILHAS 2011 E O DITO CARTÃO.
Fiquei admirado e indgnado como 99,99% dos criadores de tais medidas, pois antigamente em que os meios de comunicação eram escassos, todos os sócios a morarem fora da localidade da sede do Clube recebiam muitas cartinhas durante um ano a darem conhecimento da actividade dos clubes, hoje, em que com um simples clique ainda mais poderiam informar os sócios é um cilencio absoluto que me faz pensar que se viraram para sociedades secretas, lá expliquei ao forense dos exóticos que é sócio de um clube F.O.P. a minha indiganção fazendo um resumo do motivo do aparecimento da extinta FOCIP, por este motivo andei a espreitar os clubes com Sitios na Internet e nada diziam sobre a matéria assim como o da FOP que se foi, será coincidência ! Por esse motivo e quente escrevi uma carta ao Excelentíssimo Presidente da FOP a que me respondeu, no fim meterei a carta resposta para que todos os criadores tenham conhecimento tando da FOP como da FONP.
Ricardo M. antecipaste-te

, por isso obrigado por esclareres aqueles que desconhecem ou fazem-se passar por algum interesse.
De igual modo quero agradecer a todos aqueles que aqui vieram expressar o seu descontentamento, só acrescento uma coisa que ninguém disse, o cartão não é NACIONAL como dizem uma vez que cada federação tem o seu, portanto para quem seja sócio de clubes das duas Federações e se quiser anilhas das ditas tem que pagar dois
CARTA ENVIADA POR MIM
Devido ao alerta de um sócio de um clube FOP sobre o aumento das anilhas e um cartão Federativo em época de crise no Fórum dos exóticos, escrevi o meu descontentamento no dito assim como explicar ao referido forense o motivo do aparecimento da FOP uma vez que pensava que o seu clube era membro da antiga FPO, face a isso comecei a investigar em todos os clubes que têm Sítios na Internet e nenhum explica os motivos tanto do aumento do preço e ainda menos do dito cartão a não ser e muito resumidamente um clube FONP, hoje há um outro forense que via msn perguntou-me se já tinha feito o pedido de anilhas mas com o intuito de me alertar para coisas que vós censuraram e que agora estão a fazer. Tornei novamente a espreitar os Sítios e só no clube COV está a chamada de atenção feita via msn.
Quer dizer, a extinta FOCIP foi criada por causa de mordomias que os dirigentes da extinta FPO criaram e agora vós os indignados depois de se apanharem no poder estão a fazer o mesmo com a agravante dos custos das mordomias serem de valor superior como esses €4.00.
RESPOSTA do Sr. Presidente da FOP.
Como sabe tudo na vida sofre naturalmente evoluções, a ornitologia não foge à regra, tudo faremos para tentar acompanhar o ritmo destas alterações.
A situação do Cartão de Criador Nacional (CCN) nada tem a haver com o cartão que existia anteriormente na FPO, o cartão actual custa € 5.00, tem a validade para 4 anos, e representa financeiramente para o criador € 1.25 por ano, “ pouco mais do que um café”.
Vantagens deste cartão: -Subsidiar o transporte de aves para Campeonatos Nacionais e Mundiais;
- Apoio Veterinário;
- Certificação no transporte de aves, no caso de interpelação das autoridades;
- Estamos a tentar negociar com Seguradora a possibilidade de seguro de transporte de aves,
quando na deslocação para exposições oficiais.
Desvantagens: Subtracção da mordomia de € 1.25 por ano no bolso de criador, que considero uma insignificância,” não sei até que ponto esta verba possa fazer diferença económica na vida de qualquer cidadão”.
Sobre as directrizes nacionais de conduta, pela qual se regem as duas federações nacionais existentes, quero informa-lo que são decididas inicialmente por ambas de forma equilibrada, com sentido de responsabilidade, tendo sempre como objectivo principal, o bem estar dos associados e a noção das implicações que estas possam ter na sua vida ornitológica.
Quero também informa-lo que este assunto fez parte da ordem de trabalhos na ultima assembleia-geral de clubes, tendo sido votada favoravelmente a aplicação por unanimidade, pelos clubes presentes.
Sobre informações ou esclarecimentos, deve o Sr. Ferreira interpelar o clube onde é sócio, evitando conversas de bastidores deturpadas que normalmente só servem para destabilizar, todos os clubes da FOP estão devidamente informados da mais valia do CCN.
Relativamente ao poder, quero informa-lo que a FOP é aquilo que os seus sócios queiram que seja, as coisas são apresentadas, analisadas e votadas democraticamente, prevalecendo sempre a vontade das maiorias.
Faltando apenas um ano para o final deste mandato, deixo-lhe um convite à discussão deste e outros assuntos em próximas assembleias-gerais da FOP.
Estranho a sua indignação, quando sentimos que estamos a trabalhar bem, não tivemos qualquer objecção da parte de algum clube, pelo contrário têm-nos dado os parabéns pela forma como a gerência da FOP tem sido efectuada, com a metodologia que implementamos neste novo método de trabalho, com esclarecimentos em devido tempo a todos os clubes.
Tudo faremos para trabalhar mais e melhor, de harmonia com o agrado de todos, sei que nem sempre é possível, mas quero informa-lo que pelo facto de aparecer alguém descontente vai prevalecer sempre as vontades das maiorias.
Tomei a liberdade de dar conhecimento aos restantes elementos da direcção da FOP.
Julgo o ter esclarecido em relação ao assunto em causa.
Um abraço a todos, Ferreira